TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
CURSO DE TÉCNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª MARCIA MENQUIQUE


CAMILA DA SILVA NORONHA – RA 1578137675
LUCAS BRUNO DE O. DE JESUS – RA 1581106112
MAISA LIMA S. CASTRO – RA 9916265998
STHEFANI SILVA DE MORAIS – RA 9930028335
TAMY DOS SANTOS WANDERLEY – RA 1578116143
THAMIRIS SILVA SANTANTA – RA 1581106090
VAGNER DA SILVA ARAUJO – RA 1299111657







SANTO ANDRÉ

01/04/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................3;

DESAFIO..................................................................................................................................4;

ETAPA 1, LIDERANÇA E MAIÊUTICA ..........................................................................5;

VISÃO SISTÊMICA E 4º PASSO.........................................................................................6;

4º PASSO..................................................................................................................................7;

CONCLUSÃO.........................................................................................................................8;

REFERÊNCIAS......................................................................................................................9.

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho vamos falar um pouco sobre o Comportamento Organizacional solucionando o desafio que nos foi dado, sobre o dia-a-dia do trabalho em uma empresa onde seus funcionários não conseguem trabalhar com qualidade pois não sabem a importância que cada um tem em seu determinado departamento, citando o significado de Liderança, Maiêutica e Visão Sistêmica, de acordo com nossas fontes que serão citadas no decorrer do trabalho, e afins.

DESAFIO


        O gerente Sr. Luís da loja “Casa Ceará” sentiu que funcionários de diversos setores estavam descontentes, e que não havia realização profissional. Com isso, esses setores não entendiam a importância de cada um para o bom funcionamento da loja de seu modo geral,  não conseguindo assim atender as demandas de seus clientes.
        Por isso procuraram ajuda, contratando a New Time Consultoria Empresarial para solucionar este problema e desenvolver projetos que recuperassem o sorriso no rosto de seus funcionários.

        A New Time começou a desenvolver então alguns projetos que servirão como formas de incentivo para que os funcionários desempenhem cada qual o seu papel, da melhor forma possível dentro da empresa. Sendo eles:

  • Treinamento “Qualidade no Atendimento” dado a todos os vendedores e atendentes para que possam aprender a melhor forma de se tratar o cliente no dia-a-dia da loja.
  • Treinamento “Qualidade de Serviço” dado a todos os funcionários das diversas áreas na empresa para que possam aprender a fazer com que o ambiente de trabalho seja mais agradável.
  • Bônus por resultado com premiações aos melhores vendedores (Ex: O primeiro melhor vendedor ganharia uma viagem com acompanhante e tudo pago, o segundo ganharia um jantar com acompanhante e o terceiro ganharia de uma a duas folgas a mais).
  • Banca de elogios, onde o cliente poderia dar elogios ou sugestões para a melhora no atendimento e o mais elogiado ganharia um Troféu Simpatia e um prêmio em dinheiro.
  • Auditoria semanal com premiação para os melhores funcionários no final de cada mês.
  • Participação nos lucros da empresa e implantação de Plano de Carreira para os melhores profissionais de cada área.
  • Implantação de campanhas diferenciadas por período onde seriam dados determinados pontos para o funcionário gastar no próprio estabelecimento.

Com todos esses projetos será visível a melhora de desempenho de todos os funcionários da “Casa Ceará”, fazendo com que a empresa produza bastante, acelerando assim o crescimento da mesma.

ETAPA 1


1° Passo
        Nome da empresa que foi criada para realizar o desafio: New Time Consultoria Empresarial

2º Passo

 Liderança:

         Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Segundo Mueller e Mayer (2012) “Liderar vem do inglês, to lead, que significa, cujo significado estabelece, “conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear,atravessar”. Seu registro esta datado em 825 d.C.” Conforme o Dicionário Aurélio (Ferreira, 1999, p. 1211) o verbete liderança é compreendido como a “forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos”. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Maiêutica:

 Método utilizado por Sócrates (470 ou 469 a.C), grande filósofo do período clássico da Grécia Antiga. De acordo Aranha e Martins (2009) A maiêutica do grego “parto” foi assim denominada em homenagem a sua mãe, que era parteira. Segundo Sócrates enquanto ela fazia parto de corpos ele “dava à luz” idéias novas. Após destruir o saber meramente opinativo, em dialogo com seu interlocutor, dava inicio à procura da definição do conceito, de modo que o conhecimento saísse “de dentro” de cada um. Este processo está bem ilustrado nos diálogos de Platão, como por exemplo, naobra “O Banquete” sobre o amor. Porém é bom lembrar que nem sempre se chegava a uma conclusão definitiva.
Disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução a Filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009. p. 152-153.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com