TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Juazeiro – BA

Abril/2013

ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividade prática supervisionada apresentada ao CST em gestão hospitalar da Universidade Anhanguera Como requisito para a avaliação da disciplina Comportamento Organizacional.

Juazeiro – BA

Abril/2013

1. INTRODUÇÃO

Hoje se observa que muitas organizações estão falindo ou juntando-se a outras organizações, pois não conseguem atingir suas metas e assim não mantém firme no mercado. Tanto as organizações como as pessoas precisam uma da outra e se ajudar mutuamente para esse objetivo ser alcançado.

Como manter-se firme no mercado? Como manter boas relações entre os funcionários e lideres? Como fazer a organização progredir? E dar lucro?

Estas e outras indagações iram ser discutidas no decorrer deste trabalho através dos conceitos de comportamento, das mudanças ocorridas, da importância dos lideres, da compreensão sobre eficiência e eficácia, e da importância da comunicação dentro de uma organização.

Vamos tentar expor de forma clara e objetiva ao leitor o conhecimento adquiridos ao decorrer da pesquisa, mostrando o que deve ser feito para dar bons resultados.

CAPÍTULO 1

2.1. Comportamento Organizacional (CO)

Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Em outras palavras, o CO se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho nas organizações.

Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

No livro de John A. Wagner e John R. Hollenback, o comportamento organizacional é definido em três, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais. O Comportamento Micro organizacional, que foca no comportamento das pessoas ao trabalhar sozinho; o Comportamento Meso organizacional, que foca no comportamento das pessoas que trabalham em grupos e equipes; e o Comportamento Macro organizacional que tem seu foco no comportamento e compreensão de empresas inteiras, como a estrutura, poderem, conflito, status, influência cultural, etc. Estes autores definem Comportamento Organizacional num estudo para explicar, prever, entender e modificar o comportamento das pessoas nas empresas.

No livro de Stephen P. Robbins, a definição de Comportamento Organizacional é bem parecida com os outros autores. A autora define que é um campo que estuda o impacto das pessoas, grupos e a estrutura sobre o comportamento nas empresas, com finalidade de usar este conhecimento para promover a melhoria organizacional, melhorando a produtividade, administração, rotatividade e desempenho humano.

Sistemas Abertos: Sistemas Fechados:

São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas. Os sistemas abertos têm dois mecanismos: o feedback negativo, que rejeita qualquer informação que ponha em risco seu equilíbrio, e o feedback positivo, que controla o sistema, levando de um estado de equilíbrio à outro, fazendo com que seja capaz da mudança de uma empresa. Uma empresa responde de acordo com o seu ambiente, adaptando-se para sempre crescerem, mudando seus mercados, produtos, qualidade e estrutura. Ao contrário dos sistemas abertos, os sistemas fechados não apresentam intercâmbio com o meio, ou seja, não há entradas saídas e não sofre qualquer alteração influenciada do meio ambiente e também não a influência. Uma empresa pode ser identificada com sistema fechado através das máquinas, da substituição da ação do homem em relação ás máquinas e seus superiores. Para entender melhor os sistemas fechados, um exemplo bom é a matemática: a matemática não pode ser mudada, não é influenciada e não influência nada. Seus resultados serão sempre os mesmos, ao contrário do que acontece com os sistemas abertos, que mantém uma oscilação de mudanças, uma dinâmica com seus concorrentes, fornecedores, colaboradores e clientes.

CAPÍTULO 2

3.2. Conceito de inovação segundo pesquisa de opinião

• Charles Junior, 18 anos – Novidade e renovação. No mundo competitivo de hoje é preciso inovar.

• Rafaedna Britto, 19 anos – Começar do zero.

• Victória Ferreira, 17 anos – Uma evolução de algo.

• Diego Cavalcanti, 16 anos – Fazer algo novo, único, a partir de algo já existente.

• Elisama Alves, 21 anos – Uma ideia, método ou objeto novo a ser criado.

• Karla Bastos, 31 anos – Fazer coisas diferentes sempre.

• João Santiago, 14 anos – Algo não visto antes, algo novo.

• Fátima Lopes, 47 anos – Utilizar novas tecnologias acompanhando a forma de ver das gerações atuais. Mudar na forma de atitudes.

• Jisla Neres, 30 anos – Transformação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com