TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 22

 [pic 1]                                               Universidade Anhanguera      [pic 2]

        Uniderp Centro de Educação a Distância

                                                                         

                                                       

[pic 3]

[pic 4]                                                   [pic 5]

        

FAC II Campinas – Abril de 2013

[pic 6]                          Curso Superior Tecnologia em Logística[pic 7]

                                                 

Disciplina: Comportamento Organizacional

Professora EAD: Yaeko Osaki

Professora Presencial: Andrea Fabiano

                                                     Integrantes do Grupo:

Thayron Pfeifer –

Alessandro -

Alexandre Santos -

André Pereira de Souza - 1299548016

                                                                                 [pic 8]

FAC II Campinas – Abril de 2013

SUMÁRIO

1. Introdução___________________________________________________4

2. Conceito Comportamento Organizacional___________________________5

3. Etapa 1______________________________________________________6

4. Etapa 2______________________________________________________9

5. Conclusão___________________________________________________11

6. Referências Bibliográficas______________________________________ 12

Introdução

Com a globalização onde empresas precisam cada vez mais investir em mudanças para acompanhar o mercado, a trilha do sucesso vincula-se de forma relevante ao comportamento humano e organizacional, à gestão de pessoas e a uma liderança de excelência. Tanto no meio empresarial ou profissional, o trabalho em equipe é a maneira de ser conquistar os resultados esperados de forma rápida e eficaz. Hoje em dia, não basta ser uma empresa tecnologicamente moderna, é preciso que seus colaboradores sejam capazes de compreenderem que a ascensão da empresa e, conseqüentemente a delas, envolve sincronismo.

A liderança surge como pano de fundo, é ela o ponto de partida e quem vai motivar as inspirações dos colaboradores, gerando o sentimentos de compartilhar e inovar o ambiente em que vivem.

Trabalho em equipe é o caminho da vitória!


Conceito Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. Comportamento Organizacional é um dos campos de estuda e investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento nas organizações, com o intuito de utilizar esse conhecimento para promover melhorias nas mesmas.
O comportamento organizacional investiga três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, para que essas sejam mais eficientes. De  forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, essa área foca nos comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administrativo.

Em toda parte e a qualquer hora cruzamos com pessoas, quando vamos comprar, comer, enfim quando adiquirimos qualquer serviço ou produto nos depararmos com um mau atendimento, despreparo profissional, ou falta de informações, seja ela em uma loja, no supermercado, ou no posto de gasolina e é ai que entra o Comportamento Organizacional, que busca solucionar os problemas de cada setor de um organização e da sociedade como um todo. Sendo assim o comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia em outras disciplinas comportamentais como as ciências políticas, psicologia, a psicologia social, a antropologia e a sociologia.

O autor Eduardo Soto defende que o comportamento organizacional está ligado às atitudes e aos atos das pessoas dentro de uma organização. As organizações entendem que incessantemente se torna importante o estudo e a compreensão das atitudes e necessidades dos indivíduos dentro de uma organização, principalmente neste século, em que os administradores estão enfrentando os desafios da competitividade global.
 Já o autor Robbins afirma que o comportamento organizacional é o campo de estudo que investiga o impacto que os grupos, o indivíduo, e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações.

Conceito do sistemas abeto e do sistema fechado

Sistema Fechado


Sistema fechado é o sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria, desta forma não recebe qualquer influência ambiental. Assim o sistema fechado se caracteriza pelo fato de visualizar somente aquilo que acontece dentro de uma organização, sem levar em conta o meio ambiente em que ela está situada.

Sistema Aberto


Já o sistema aberto é o contrário do fechado, nele apresenta se relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, assim está sempre se adaptando ao mesmo. O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e sinergia contínua com o ambiente. A organização reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver mudando seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. Assim sistema aberto tem maior capacidade de crescimento, mudança, adaptando se ao ambiente sempre que necessário. As principais características do sistema aberto são: ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos; interdependência e responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (217.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com