TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTROUNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI - UNIAN

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

                1ª SERIE

Grupo:        Carinna Romano                 R.A:1566235686

                Cleuson Ferreira                 R.A: 1596874403

Fabiana Gama                      R.A: 1588923901

Gilcelene do Nascimento  R.A: 1583985117

Glécia Almeida                 R.A: 2485711297

Jessica Araújo                 R.A: 1595841626

Jonathan de Salles           R.A: 1299112479

Mariana Oliveira                     R.A: 1586965701

                                                                                          Orientador: Bruno Barcellos.

NITERÓI

2015

TEORIAS

MC GREGOR - TEORIA X: Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. As necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores.

TEORIA Y: Nesta teoria os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. Acredita-se que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta teoria.

ABRAHAM MASLOW - Hierarquia de necessidades de Maslow, conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto realização, essa escala é defina por 5 necessidades as fisiológicas (básicas), necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de auto realização.

BIG FIVE – São os traços de personalidade, medidas de personalidade cientificamente mais aceitas e comumente mais utilizadas e têm sido extensivamente pesquisados.  Os cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística são Neuroticismo, Extroversão, Amabilidade, Escrupulosidade e Abertura para a experiência.

TAYLOR – ABORDAGEM CLASSICA:

Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente o processo mais eficiente. No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o chefe continuava a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior. M esmo assim, essas limitações e restrições não apagam o fato de que Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoria administrativa foi Taylor que implantou diversos conceitos que até hoje o utilizamos.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

Marketing de relacionamento significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto até o desenvolvimento de processos industriais e de vendas. Consiste também em atrair novos clientes e reter os já existentes, destacando o relacionamento em longo prazo com o mercado em detrimento das práticas de transações com objetivos de curto prazo, buscando a fidelização dos clientes. Ou seja, o marketing de relacionamento é um diferencial competitivo que as empresas e o setor financeiro estão buscando para liderar mercados. Dessa maneira, o principal objetivo é manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança, que deve ser transmitida pela organização, que também deve construir e relacionamentos contínuos. Conduzir o relacionamento com o cliente faz com que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque diante da concorrência.

ENDOMARKETING PESSOAL

Um dos grandes problemas encontrados nas empresas nos dias atuais é a tendência que existe dos executivos em limitarem as suas estratégias de negócios ao marketing, buscando com isso conquistar um alto nível competitivo no mercado e um número cada vez maior de clientes. Porém, acabam deixando de lado os seus clientes internos, que são as pessoas da organização. Neste sentido, o endormarketing torna-se fundamental, os funcionários poderão ter seus objetivos pessoais harmonizados com os objetivos da empresa, passando a ser vistos como aliados ao sucesso do negócio e não apenas como meio de conquistá-lo.

TEORIA ESCOLHIDA

Acreditamos que para o melhor desenvolvimento da campanha motivacional das Casas Ceará, a Teoria Abraham Maslow atingirá o melhor resultado que pretendemos obter. Pois segundo rege a teoria devemos atingir as necessidades básicas dos colaboradores, visualizando separadamente o desejo e satisfação de cada um, para assim ir “escalando” as pretensões.

Tornamos assim o ambiente mais feliz pois realizados, eles estarão mais dispostos a alcançar as metas exigidas. Unindo os colaboradores em um objetivo comum, recepcionando os clientes com sorrisos no rosto, e foco em atender ao desejo dos mesmos.  

CAMPANHA MOTIVACIONAL

O colaborador tem uma necessidade de ser valorizado. Trabalhar em um ambiente propício a um crescimento pessoal e profissional é a maior motivação. Muitas vezes isso se concretiza quando os gerentes e os diretores passam a ouvir um pouco mais os funcionários, mediante a isso, faremos uma caixa de sugestões onde sempre será realizado um feedback informativo, dizendo como a sugestão será conduzida, agradecendo a participação.

Criaremos um painel informativo, que ficará localizado no corredor entre a escada e o estoque para que todos os funcionários tenham acesso às informações, onde estarão expostas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (299.2 Kb)   docx (411.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com