TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

A proposta desta pesquisa e abordar de forma simples e clara, os conceitos da Administração na semiótica dos Processos Gerenciais numa perspectiva do administrador frente à organização, bem como os campos de atuação desta ciência e suas expectativas em um mundo globalizado.

Num segundo momento, a administração focará o assunto: Organização, Direção e Controle e responsabilidade social nas empresas, seus conceitos, definições e aplicações no universo organizacional.

Uma abordagem explicará as implicações éticas bem como a implementação de um projeto para discussão sobre os Processos Gerenciais voltados para a educação ambiental.

E finalmente este trabalho exporá como se relaciona a organização com o administrador e suas funções no planejamento estratégico da organização.

2 . Planejamento

Este trabalho tem como objetivo em desenvolver um Projeto de Extensão Universitária, nesta oportunidade ampliará os nossos conhecimentos em processos administrativos e aprenderemos como planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais, perceber a atuação do administrador na organização durante o exercício profissional, além de desenvolver a criatividade para projetos sociais, e as competências profissionais para tomar decisões, atuar como consultor, pensar criticamente, ter visão global do papel do administrador e seus impactos no ser humano na organização e na sociedade. Despertar a cidadania que já existe interiormente em cada um de nos.

Planejar, gerenciar requer muito mais que teorias é necessário ver além do real, do palpável, do presente, de acordo com Roberto Shinyashiki “enxergar os problemas e as dificuldades e ameaças, se precaver antes que aconteça algo indesejável, evitar danos maiores ou irreparáveis. Isso é planejar em meio às ameaças. Ter visão, estar sempre alerta é formular os objetivos para a seleção de ação e para a execução, é definir a relação entre organização e o ambiente interno e externo”.

Planejamento é processo dinâmico, através do qual são definidos os caminhos que a organização devera trilhar por meio de comportamento pró-ativo levando em conta a analise de seu ambiente, em consonância com sua razão de existir, a fim de construir o seu futuro desejado.

2.1 Os Tipos De Planejamentos

Segundo Idalberto Chiavenato planejamento significa visão de futuro, portanto planejar é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor forma possível. O planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa que antecipa a relação aos eventos futuros.

Para Adalberto Chiavenato, o planejamento estratégico equivale ao planejamento institucional, sendo um projeto de longo prazo, genérico que exige a participação do nível intermediário nos planos táticos e operacionais da empresa. No planejamento estratégico exige sete etapas: determinação dos objetivos, análise ambiental externa, análise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, implementação e execução e avaliação dos resultados. O planejamento operacional envolve os esquemas de tarefas e operações, tem caráter imediatista abrangência estritamente local, baseia-se em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa no nível operacional.

Para, Roberto Shinyashiki o planejamento estratégico é necessário para direcionamento a ser seguido pela empresa para alcançar seus objetivos definir, missão visão e valores e a partir deste ponto, possam ser traçados os objetivos a serem alcançados. Com uma visão de criatividade onde vê oportunidade em pequenas coisas, observar a tudo em tudo, e saber aproveitar os pequenos pontos e transformá-los montanhas. Missão é aquilo que a empresa é com a definição permanente sobre o que pretende fazer e ser, a área onde pretende atuar. Identificado à clientela fica mais fácil determinar sua visão, seu alvo, prático e alcançável, a imagem que fará transparecer o que é sua empresa, aonde quer chegar, definindo seus valores, os princípios que vão balizar as suas ações enquanto pratica a Missão, em busca de manter e atingir sua visão. O planejamento estratégico é um plano que será compartilhado entre todos os responsáveis pela gestão da empresa como forma de planejar um melhor caminho para alcançar melhores resultados no crescimento da mesma. Fazer uma avaliação estratégica, definir as prioridades, por onde começar, sempre potenciar os pontos fortes da empresa e minimizar ou somar os pontos fracos.

Para Paulo Barretos dos Santos, a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios imprevisível e irresistível, o profissional do futuro para se tornar competitivo neste contexto e ter uma carreira brilhante de sucesso deve-se buscar nos estudos. Quem ambiciona uma carreira de sucesso deve manter os livros abertos e as mentes inquisitivas e criativas, é através dos estudos que a nossa mente deve supera os limites, enriquecermos humanamente sobre o mundo e sobre nos mesmo. Como dizia Catão no senado Romano, “sem aprendizado continuo, a vida é apenas uma imagem da morte”.

Concluímos que entre os autores citados cada um tem sua forma de ver o planejamento, e que isso não difere na arte de administrar, já que os que os objetivos são os mesmo que é conquistar o campo dos negócios. O importante é estarem atentos as oportunidades e planejar.

3. Organização da ação empresarial

3.1. Plano Estratégico

Após estudo sobre planejamento fizemos o Planejamento Ambiental do Projeto de Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Uberlândia/MG, para conscientização das crianças e os jovens sobre o futuro do planeta, incentivando-os a recuperar o ambiente e que vivem. Formar novos conceitos de como conviver com a natureza em perfeita harmonia, incentivar a usar tudo que a natureza pode nos oferecer sem destruir. Mostrar a importância de formar éreas de lazer para sociedade e recuperação da nossa flora com uma grande variedade espécies nativas e frutíferas nas margens do Rio Uberabinha.

3.2. Projeto: Projeto de Educação Ambiental: Conscientização Ambiental nas Escolas Municipais de Uberlândia/MG

Introdução

A Educação Ambiental no ensino voltado para produção e transmissão do conhecimento, com o objetivo de um processo constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com