TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS

Dissertações: ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO ANHANGUERA DE CAXIAS-MA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSOS GERENCIAIS

TUTORA PRESENCIAL:

ATPS – PROCESSOS GERENCIAIS

RELATÓRIO

CAXIAS-MA

OUTUBRO/2013

INTRODUÇÃO

Falar sobre perspectivas profissionais na administração nos faz refletir sobre o papel que os administradores devem desempenhar e fazer com que as instituições as quais pertencem sejam bem administradas. Tendo uma visão positiva do futuro profissional.

O fato da globalização requer das organizações maior competitividade e objetivo do negócio buscando soluções próprias para as necessidades e problemas. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

O planejamento estratégico determina a postura futura da empresa de acordo com seus aspectos atuaiselaborados a partir de três atividades básicas: Análise ambiental - análise de todas as condições e oportunidades percebidas no contexto ambiental; Análise organizacional - análise de pontos fortes e fracos, de todos os recursos disponíveis e necessários, de sua capacidade, sua estrutura organizacional; e a Formulação de estratégias - planejamento de uma estratégia a longo prazo para tomada de decisões com efeitos futuros. Ele mostra como o plano será formulado e aplicado e a sequência das atividades que serão desenvolvidas para a gestão estratégica do negócio. Planejamento é a primeira e mais importante das funções. Esta serve de base para as outras funções administrativas. Neste tal é mostrado o objetivo que a empresa deve alcançar e o modo como isso irá acontecer. É chamado de modelo teórico. Porém, mesmo sendo um plano que foca para ações presentes. Antecipa os acontecimentos, preparando-se para reverter os possíveis problemas que ocorrerão. O planejamento serve para prever os acontecimentos, permitindo assim maior segurança aos colaboradores da empresa.

O trabalho está dividido em desenvolvimento e conclusão, tendo como objetivo apresentar em várias estruturas a definição e tipologia de planejamento além de também enfatizar sobre a importância do Planejamento nas atividades da Administração dentro das áreas empresarial e profissional.

PLANEJAMENTO

Existe dentro do planejamento a “paralisia pela análise” que se caracteriza pelo adiamento da tomada de decisões em casos que os administradores consideram extremamente incertos. Há ainda casos de problemas imediatos que surgem causando surpresa e por isso os administradores, sob pressão, são forçados a tomar decisões inadequadas. Decisões essas que podem prejudicar demasiadamente a vida organizacional. Esse fato é conhecido como “extensão pelo instinto”.

Por ser elaborado de diversas maneiras, o planejamento é dividido em níveis hierárquicos são eles: Planejamento estratégico – abrange a organização completa, envolvendo todos os colaboradores. É o plano para efeitos de muitos anos. Em longo prazo. Elaborado pelo nível institucional. Foca na eficácia da organização. Genérico e sintético; Planejamento tático – plano elaborado para atingir objetivos em médio prazo. Produzido por cada departamento organizacional no nível intermediário. Foca nas atividades internas. Detalhado; e o Planejamento operacional – trata-se do que necessita ser resolvido de imediato. Foca em metas especifica para cada colaborador. Analítico.

Dando continuidade a pesquisa sobre planejamento, apresentaremos um plano estratégico de um projeto de cunho social.

Projeto de extensão universitária, na comunidade onde a faculdade se encontra inserida.

Projeto Amor à vida

Planejamento

Objetivo: Orientar a comunidade ao entorno da faculdade de como ter uma vida mais saudável estimulando-a a praticar exercícios físicos e se alimentar de maneira mais saudável, com orientação dos profissionais da área em questão.

1° passo: Viabilizar com a faculdade o espaço e as datas disponíveis para o evento.

Com apoio da faculdade, vamos conseguir disponibilizar, salas de aula, slides show, e material para orientação dos participantes do evento.

2° passo: Selecionar os voluntários entre professores de educação física, nutricionistas e endocrinologistas e outros profissionais que possam ministrar palestras esclarecendo para a comunidade participante os benefícios dos exercícios físicos, da alimentação saudável para o corpo, além de prevenir muitas doenças, e ate mesmo ajudar no tratamento de algumas.

3º passo: Buscar parcerias com postos de saúde e academias da cidade. Esta parceria será importante para as atividades praticas. Onde os agentes de saúde podem realizar alguns exames simples nos participantes, como verificação da pressão arterial, da glicemia, entre outros. E as academias podem fornecer algumas máquinas de exercícios simples, como esteira e bicicleta ergométrica. Para mostrar na prática, as pessoas que costumam ter uma vida sedentária, como pode ser fácil cuidar da saúde, com hábitos simples.

4° passo: Divulgar a ação nas escolas e comunidades próximas ao local. A divulgação deve ser feita de modo a atrair um número de pessoas que o evento consiga atender.

Organização

Tipicamente a organização é o que segue o planejamento, o ato de tentar o plano. Organizar envolve a atribuição de autoridade das tarefas, o agrupamento dessas em departamento. Organização significa o ato de estruturar e integrar os recursos e órgãos envolvidos na administração, estabelecer relação entre eles e atribuições de cada um. Serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos, materiais e humanos, para atingir os objetivos pré-estabelecidos.

Ela auxilia a empresa na reunião e integração de todos os elementos e competências, também define a estrutura de órgãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com