TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS

Casos: ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  6.091 Palavras (25 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

TECNÓLOGO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PARTICIPANTES:

INTRODUÇÃO

Com base nas informações sobre Planejamento, que é uma das principais funções do Administrador dentro processo administrativo, Para funcionar as organizações precisam de um planejamento a fim de atingir seus objetivos e metas. Para planejar o administrador de determinada organização precisa ter bem definido os objetivos organizacionais para somente assim conseguir direcionar as ações necessárias para desenvolvimento organizacional. Esse administrador precisa também trabalhar os pontos fortes e fracos da organização e consequentemente a motivação da equipe de trabalho também tem papel importante neste processo organizacional para conseguir chegar aos objetivos comuns da organização.

Quando se aborda o assunto planejar é importante fazer alguns questionamentos como: O que fazer? Com relação ao que fazer as organizações devem se questionar sobre aonde à organização quer chegar e de que maneira irão fazer para solucionar os problemas organizacionais. Como fazer? O como fazer esta relacionada com quais estratégias a organização irá utilizar para obter resultados. Quando fazer? A relação sobre “quando fazer” a empresa deve saber qual o momento é mais apropriado para colocar em prática as estratégias. Quanto vai custar? Esse aspecto diz respeito de quando a empresa gastará para implementação das estratégias. Quem executará? Neste aspecto a organização deve verificar quais pessoas e setores serão selecionados para execução das atividades. Para quem? Essa pergunta também é importante porque ela especifica para quem será feita as estratégias, ou seja, para quais clientes.

PLANEJAMENTO

A finalidade desse aprendizado é apresentar, comparar e confrontar conceitos de planejamento, além de demonstrar o que vem a ser e quais as principais formas e funções do planejamento.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na seqüencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.

Destacamos alguns conceitos de planejamento:

Segundo CHIAVENATO, o planejamento figura como a primeira função administrativa por se exatamente aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Tratados objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüencia.

Planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos ou estágios que se superpõe e se entrecruzam. É o processo de estabelecer metas e objetivos e conceber como atingi-los, de acordo com DUBRIN.

E para ROBBINS, planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).

Conclui-se, então, que os autores CHIAVENATO, DUBRIN e ROBBINS concordam que planejamento é um processo pelo qual transformamos aquilo que é teoria em prática, ou seja, através de estudos e análises podemos atingir objetivos e metas.

Através do estudo feito sobre o artigo “Veja o futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki, nos diz que para ser um bom empreendedor, que deseja ter sucesso independente da área (empresarial, profissional, pessoal)é de fundamental importância ter criatividade diante das situações e estar sempre inovando.Criar e acreditar em idéias nos mais variados cenários.Enxergar o “novo” onde ninguém mais vê, será o diferencial que levará ao caminho do sucesso. Roberto Shinyashiki também nos deixa claro que é preciso está sempre voltado para o futuro, pois sabe-se que o empreendimento, as decisões e tudo que fizer no presente será refletido no futuro.Dessa forma, o empreendedor de sucesso precisa ter a sensibilidade de criar, inovar e transformar uma idéia que está no presente e fazer dela o sucesso do futuro.

Referente ao estudo do segundo artigo “O Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, diz que, o grande desafio do administrador do futuro é a globalização, que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios. Isso faz com que o profissional se coloque em constante aperfeiçoamento, através de estudos constantes e aprendizado de habilidades. É preciso está sempre atualizado para acompanhar as constantes mudanças que cercam esse mundo globalizado dos negócios.

Vemos, então, que o bom administrador empreendedor precisar ter uma série de qualidades tanto individuais quanto profissionais para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Podemos aprofundar o estudo sobre planejamento, subdividindo-o em três níveis distintos:

 Planejamento Estratégico – é conceituado como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com