TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Processos Gerenciais

Monografias: ATPS De Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  10.323 Palavras (42 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 42

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º SEMESTRE

PROCESSOS GERENCIAIS

TUTOR EAD: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE

TUTOR PRESENCIAL: MÔNICA DA SILVA CHAVES

EQUIPE:

BENEDITA NYNA BRITO SABOIA- RA: 416815

MARCIA EVANGELISTA DAVI - RA: 442859

ISRAELA DE PONTES MARQUES- RA: 417601

EVANICE SOUSA SOARES- RA: 416518

MARISA FELIX DE OLIVEIRA- RA: 447282

FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA-RA: 447281

ITAPIPOCA

OUTUBRO/2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades capazes de compreender as tecnologias associadas aos instrumentos, técnicos e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações de maneira ampla e abrangente pedida pela atividade pratica supervisionada, ATPS mostrando a importância do planejamento nas organizações e na vida.

No entanto podendo explicar e conceituar a importância da compreensão do planejamento como uma das principais funções do administrador dentro dos processos administrativo durante a busca do bom desempenho e também ajudar nós acadêmicos nas tomadas de decisões atuando no mundo globalizado e na sociedade de modo geral.

DESENVOLVIMENTO

Diante do que vimos, o planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos com três níveis distintos de planejamentos. Com base nesse estudo, é através do planejamento que o administrador começa seu processo administrativo, é mais do que uma simples sequência ou ciclo repetitivo de funções, planejamento, organização, direção e controle que constituem o chamado processo administrativo que quando considerados separadamente, constituem funções administrativas, e quando tomadas em conjuntos na sua abordagem global para o alcance de objetivos formam todo esse processo que significa qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação com continuidade no tempo ou sequência.

O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações entre eles sejam dinâmicas, em evolução sempre em mudança, não é coisa imóvel, parada, estática, mais móvel não tendo começo nem fim nem uma sequência fixa de eventos.

Com base em estudos, vimos que planejamento é organização, pois, tudo que fazemos e queremos que o resultado seja agradável devemos ser e ter organização para tudo, todo trabalho que você faz tem que ter uma organização. O planejamento é visto como um formalismo, uma atividade para manter o espaço organizado, pode se considerar como um elemento comprometedor de seu sentido e força passando a ser uma ação formal uma atividade desprovida de sentido, um burocratismo gerando um desgaste na ideia de planejar. Vimos que planejamento é organização e serve para tudo o que fazemos no trabalho e na vida em geral, planejamos e organizamos, para atingir resultados mais agradáveis produzindo um ambiente mais entendível.

O QUE É PLANEJAMENTO?

O Planejamento é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. Podemos observar que o grau de interação entre o ambiente e a organização, pode ser positivo ou negativo e o neutro. O positivo seria o que favorece a organização, e o negativo aquele que traria elementos nocivos à organização além destes dois tem o neutro que não trás nem benefícios e nem prejuízo, e uma variável que fica na dependência de qual comportamento estratégico que a organização assumiu.

Sendo assim, o planejamento estratégico vai prever o futuro da empresa e vai direcionar os elementos de crescimento a uma evolução para o negócio.

Segundo Mintzberg é uma “forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”. É um processo de selecionar oportunidades e obtêm-se vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e construir o futuro. (PASCALE).

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas ás implicações futuras de decisões presentes. (DRUCKER).

QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO?

• Planejamento Estratégico: É o carro-chefe do planejamento da organização. Determina os aspectos internos e externos, determina a direção a ser seguida pela empresa, gerenciamento e alocação de recursos. A responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa.

• Planejamento Tático: O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, sua principal finalidade é o uso eficiente dos recursos fixados anteriormente no plano estratégico. Trabalha com os objetivos, estratégicas e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico.

• Planejamento Operacional: É a fase final do processo de planejamento tem por finalidade formalizar o plano pretendido por meio de criação de metodologias de desenvolvimento. Obedece ao cronograma, elabora o plano de ação que será aplicado no dia-dia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com