TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE PESSOAS

Artigo: ATPS GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Anhanguera Educacional

ATPS Tecnologias de Gestão

Angélica Alves de Souza RA: 6749369836

Bianca Martins da Silva RA: 6537261581

Marcela Cristina Vicente RA: 6957459572

Mirian Ap. Garrido de Lima Banhato RA: 8317771739

Rafaela Cristina Gustavo Agren RA: 6900439224

PROFESSOR TUTOR À DISTÂNCIA – Professor Renato Torres

Matão, 29 de novembro de 2013

Sumário

Paradigmas 3

Quebra de paradigmas 3

Descrição Empresarial 4

Conceitos de Gestão e os Papéis do Gestor Organizacional 4

Gestão da Qualidade Total 5

Terceirização 5

Principais tecnologias de gestão - Principais características, vantagens e aplicações. 5

Novas demandas e os ambientes para o gestor 9

Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho 9

Questionário – entrevista 9

Considerações Finais 10

Referências Bibliográficas 10

Introdução

As empresas e seus colaboradores estão em constantes mudanças, principalmente com a globalização, este ambiente de constantes mudanças acaba por influenciar e sendo influenciado e, portanto aprendendo e ensinando, então temos a chamada aprendizagem organizacional, onde envolve toda a organização e seus colaboradores. As crenças e valores das comunidades científicas estabeleceram paradigmas que com o passar do tempo e com a evolução das teorias de administração foram sendo mudados, revistos e ate mesmo houve a quebra de alguns destes paradigmas.

Também é muito importante que os gestores de uma empresa estejam sempre atualizados e prontos para tomarem a iniciativa de mudar algumas praticas que no passado funcionaram, mas para o futuro se tornaram obsoletas, essa flexibilidade faz com que as empresas consigam mudar seus métodos, técnicas, racionalizar processos e ajustar seus planejamentos: estratégico e operacional sempre que necessários.

Paradigmas

O termo paradigma serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar ás pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso (Maximiano, 2008, p. 19).

Os paradigmas são teorias dominantes num certo período, pois estabelecem critérios a serem seguidos estabelecendo o que é ou não possível, estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento oferecendo uma visão do mundo e de um conjunto de problemas a serem resolvidos, contudo, quando esses problemas já não são solucionados pelos paradigmas vigentes, se dá uma revolução, com isso se cria um novo .

Quebra de paradigmas

Graças à “quebra” de alguns paradigmas, conseguimos evoluir e melhorar, tornando as empresas mais flexíveis e abertas a novas tecnologias, com uma visão mais abrangente, se tornando muito mais competitivas, melhorando seus produtos pensando na satisfação de seus clientes, modificando e aperfeiçoando seus processos, se preocupando com ações sócias e sustentáveis com um olhar não só para dentro, mas sim voltada para fora.

Temos sempre que nos lembrar de que tudo no mundo muda o tempo todo, afinal, “Nada é permanente, exceto a mudança.” (Heráclito-Filósofo).

Descrição Empresarial

A organização aqui citada esta registrada com a razão social de Centro de Formação de Condutores Direção Certa S/S LTDA, tendo como nome fantasia, CFC Direção Certa. Nós optamos por trabalhar na prestação de serviço no ramo de Auto Escola com as atividades voltadas à formação, renovação e reciclagem de condutores. A organização conta com nove funcionários, afinal se trata de uma empresa de pequeno porte. O CFC Direção Certa está estrategicamente instalado a Rua Rui Barbosa, numeral 1100, bem no centro da cidade de Matão-SP.

O CFC Direção Certa conta com a direção de seus sócios proprietários sob o comando de Angélica Alves, Bianca Martins, Rafaela Agren, Marcela Vicente e Mirian Garrido, sendo todos participantes das atividades econômicas e administrativas da empresa e ainda somando mais 4 colaboradores.

As empresas são feitas de pessoas, então, tanto a empresa como as pessoas que as formam devem estar abertas a novas situações de mudanças, afinal todos estão em constante mutação, então todos devem estar alinhados as inovações e avanços tecnológicos e os novos conceitos, não ficando presos apenas a processos tradicionais de aprendizagem, mas, sim, compartilhando conhecimentos gerados pelos processos de aprendizagem do grupo, de forma dinâmica e ativa. As mudanças exigem comprometimento de todos da organização, então os objetivos devem ser estabelecidos de forma clara a todos os envolvidos no processo. O grupo precisa saber e conhecer onde está, para onde vai e quais os caminhos que deverão ser trilhados para que se possam atingir os objetivos.

Conceitos de Gestão e os Papéis do Gestor Organizacional

Gestão, segundo Drucker, é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas geram resultados positivos, seja para a vida pessoal quanto a empreendimentos.

Por sua vez, os gestores, ou administradores, ou também podem ser chamados de gerentes, é todo aquele que produz resultados para a empresa, não necessariamente que seja o patrão, ou ainda que existam subordinados trabalhando sob sua tutoria, mas que, mesmo sozinho ou auxiliado por um assistente consiga exercer grande influência na capacidade de gerar riquezas para a empresa.

O gestor é quem define como as pessoas envolvidas devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com