TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE PESSOAS

Trabalho Universitário: ATPS GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  5.116 Palavras (21 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 21

Etapa 1

Definição de Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Alguns conceitos de Gestão de Pessoas de diferentes autores:

• Administração de recursos humanos é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.

• ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.

• ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

• ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

A Gestão de Pessoas é uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologia da organização. Ela baseia-se em três aspectos fundamentais, que é as pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e as pessoas como parceiras da organização. Seus objetivos são variados, sendo o principal deles, contribuir para a eficácia da organização, proporcionando competitividade à organização, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

A moderna gestão de pessoas consiste em várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem-estar, etc.

A função da ARH é ajudar o administrador a desempenhar suas atividades através da sua equipe, que é essencial para alcançar os objetivos.

As políticas e práticas da ARH podem ser resumidas em seis processos básicos que são bastante relacionados entre si, que tendem a favorecer ou prejudicar um ao outro quando bem ou mal utilizados, sendo fundamental o equilíbrio na condução dos mesmos através de um balanced scorecard para integrar todos eles: Processo de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e processo de monitorar pessoas.

Paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

Considerado um marco na história do cinema, filme Tempos Modernos focalizava a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30 após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e milhares de pessoas à fome. A produção industrial foi reduzida pela metade e a falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. Foi o último filme mudo de Chaplin, onde a figura central é Carlitos, que é trabalhador de uma grande fábrica caracterizada pelo sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. O filme também representa o modelo de industrialização, cujo operário é muito perseguido e atua sobre a pressão do poder capitalista.

Apesar de ser um filme antigo, Tempos Modernos trata de um tema muito atual para a época do filme, pois retrata os problemas causados pela pressão que cada pessoa sofre nas organizações, tendo como prova disso, uma cena marcante onde o operário prefere ficar preso na cadeia do que ter sua liberdade e voltar ao mundo exterior.

Devido à crise nos Estados Unidos, muitas pessoas procuravam emprego, estando sujeitas a qualquer oportunidade e condição. Sendo totalmente diferente da Moderna Gestão de Pessoas, onde os trabalhadores já são vistos como colaboradores e cooperadores da empresa, tendo seus benefícios fundamentais assegurados por lei com apoio dos sindicatos, fazendo com que os trabalhadores executem suas tarefas de forma adequada sem prejudicar sua saúde ou tendo prejuízos indiretos com a família.

Fica clara também as grandes desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, mostrando que a sociedade capitalista explora a classe menos favorecida, alimentando seu conforto, sendo ilustradas nas cenas em que o operário (Carlitos) conversa com uma menina órfã e também a cena em que ele e sua namorada encontram-se numa loja de departamentos. No filme, o funcionário é despedido e logo em seguida, internado em um hospital pela loucura que o trabalho provocou. Após ficar algum tempo internado, saiu de lá recuperado, mas com a eterna ameaça que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria. Mediante toda esta situação a empresa não lhe deu nenhum apoio financeiro ou emocional para poder seguir em sua caminhada. Havia uma grande dificuldade de adaptação em um novo trabalho, pois o stress o acompanhava constantemente.

Já na Gestão Moderna de Pessoas, o apoio ao colaborador é intensivo, pois sobre qualquer problema existem pessoas para orientar, ajudar financeiramente e dar um apoio psicológico e ainda é assegurado pela lei com alguns benefícios, oferecendo ao colaborador mais segurança para executar suas obrigações no emprego. Assim aumenta a produtividade da empresa com qualidade no serviço, sendo a empresa e o colaborador beneficiados com os resultados positivos. Podemos dizer também que no filme o foco é na produtividade; trabalhadores são vistos como números; sem perspectiva de vida ou planos de carreira e a empresa visa somente o lucro, totalmente diferente da versão atual da Gestão de Pessoas, onde existe o respeito e a valorização ao trabalhador, as condições são satisfatórias e as organizações tendem a humanizar todo o ambiente organizacional, assim como o processo em si.

Etapa 2

No contexto atual da globalização, rumos econômicos do capitalismo e outras características sociais que afetam o nosso país enquanto nação subdesenvolvida, o psicólogo se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com