TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE PESSOAS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  4.409 Palavras (18 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 18

ENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

ATPS DE GESTÃO DE PESSOAS: Etapa 1 e 2.

SÃO PAULO

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

Trabalho a ser entregue à disciplina de Gestão de Pessoas, destinado ao curso: Recursos Humanos, Centro Universitário Anhanguera de São Paulo.

Orientado pela professora Valdete.

SÃO PAULO

2014

Sumário

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostra o quanto tudo esta mudando e evoluindo na área de Gestão de Recursos Humanos, mostra também que cada dia que passa fica mais provado a importância de um departamento de gestão de pessoas em sua organização. Podemos perceber a diferência de como os funcionários e chefes eram pra como eles estão agora, como as pessoas estão, o quanto as empresas estão mudando e ganhando com essas mudanças, pois com essas diferença as pessoas estão se tornando mais profissionais, antes falavamos de funcionários e chefes agora gestores e colaboradores isso esta fazendo muita diferência porque as empresas estão fazendo com que os colaboradores fiquem mais felizes com o seu trabalho e satisfeitos, e tudo fazendo com amor é feito bem a onde o público só tende aumentar.

RETOLÁTÓRIO DOS ARTIGOS

LIMA, Renata Fernandes de Oliveira – Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.

Podese dizer que está sendo grande a mudança na área de Recursos Humanos, antes a visão do empregado prevalecia a obediência e execução de suas tarefas e ao chefe o poder era centralizado.

Atualmente os panoramas estão diferentes, antes tinham funcionários e chefes, hoje temos colaboradores e gestores. Para gerir pessoas não podemos ter uma visão antiga, é preciso discutir e entender as diferencia e juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento que vai ser feita a diferencia.

O papel de um gestor em uma organização não é fácil, pois é ele que esta sempre gerenciando pessoas. O grande desafio de um gestor é conseguir incentivar, motivar e fazer com que o objetivo de sua organização seja o objetivo de seus colaboradores, fazendo com que o colaborador além de levar o trabalho como o seu sustendo ter prazer em fazer seu trabalho, até porque tudo que fazemos com prazer sai bem feito. Fazendo com que os colaboradores trabalhem com prazer as organizações ganham na qualidade seus serviços.

Vivemos na sociedade do conhecimento na qual o talento humano e seus requisitos são vistos como requisitos competitivos no mercado de trabalho, porem diferente do que acontece, pois os requisitos devem ser vistos por olhos de colaboradores e não de concorrentes. Precisa–se fazer com que os colaboradores resgatem o papel do ser humano na sua organização fazendo com que se tornem competentes para atuar emsuas funções. Fazendo dessa forma as organizações verão que o capital humano será seu grande diferencial competitivo.

Quando realizada de forma correta a gestão de pessoas se torna uma excelente vantagem competitiva, pois a empresa que possui funcionários satisfeitos com certeza funciona melhor. Não adianta ter uma empresa com um grande nome, um belo prédio com produto útil se o colaborador que faz parte não estiver contente, porque é bem provável que a empresa sofrerá consequências.

Além disso, a organização deve ser preocupar em manter o ambiente e clima do trabalho sempre propício ao bem estar, motivação e satisfação se seus colaboradores. Pois são os colaboradores que fazem contato direto com o público e são eles que refletem o clima para os clientes.

DALLA VALLE, Cátia ET. AL. Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional.

A mudança ocorrida nas organizações deu-se a partir do momento em que o talento humano e suas capacidades produtivas ganharam um novo reconhecimento, que foi o de principal fator competitivo no mundo globalizado. Assim surgiu um novo conceito de gestão de pessoas, onde o reconhecimento teve espaço a partir do momento em que o homem soube se valorizar dentro da organização.

Com a rápida globalização, houve uma revolução tecnológica ambiciosa e muitas mudanças nas relações de trabalho. Esses fatores tornaram a economia mundial emuma capitalização instantânea e acelerada, fazendo com que as organizações tivessem maior agilidade e flexibilidade com seus produtos e com a própria gestão começando assim uma nova era da Gestão de Pessoas.

A gestão de pessoas de hoje tem como principal papel relacionar os interesses individuais com o dos colaboradores, pensando sempre no alcance da produtividade. A gestão não é exercida por todas as organizações, existem aquelas que estão atreladas a Era Industrial considerando seus funcionários como recursos ou ate mesmo produtos, mas as empresas que estabelecem um planejamento estratégico e tem visão de mercado sabendo valorizar seus funcionários.

O interesse reflete-se na vida cotidiana, as empresas passam a entender que o investimento dedicado as pessoas que fazem parte do quadro estrutural, aquelas que criam, produzem, aprimoram produtos, são as mesmas que atendem e servem os clientes, e por isso ao invés de chamar de pessoas tornaram-se colaboradores. Sendo assim hoje se fala em Gestão de Pessoas e não mais em Recursos Humanos não somente por ser um sistema de gestão mais eficaz, o que se nota é que a globalização enxerga o capital humano como sendo parceiros mais ativos e participativos no sucesso organizacional.

Com a transformação mundial, veio também um forte impacto na qualidade e na produtividade nas organizações, que acabou ocasionando a reconfiguração dos aspectosconceituais e intangíveis do capital intelectual, que fez com que as organizações fossem buscar novas formas de gestão com o intuito de aperfeiçoar o desempenho, alcançar os resultados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com