TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

Ensaios: ATPS PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo favorecer a aprendizagem estimulando o aluno a ampliar seus horizontes intelectuais e cognitivos buscando não somente a eficiência, como também a eficácia, promovendo o estudo, a convivência em grupo e trabalho em equipe em diferentes ambientes de aprendizagem.

Auxilia no desenvolvimento do raciocínio em relação às aplicações das teorias e conceitos, buscando a solução dos problemas práticos referentes à profissão, direcionando o aluno na busca de um raciocínio crítico de forma a expandir seu intelecto.

CONCEITO E TIPOS DE PLANEJAMENTO

O Planejamento organiza e coordena as ações a serem tomadas para a realização de uma atividade, visando solucionar problemas ou alcançar objetivos.

O Planejamento economiza tempo, dinheiro e ainda ajuda a indicar o modo como uma direção deverá ser tomada durante um percurso e nos dá uma ideia dos obstáculos que surgirão pela frente.

Os termos Planejamento, Plano e Projeto estão relacionados à organização das ações que deverão ser tomadas; são conceitos que se completam na medida em que são executados, porém, o Planejamento é mais complexo, pois a partir dele surge a necessidade de se elaborar um plano ou um projeto.

Existem três tipos de Planejamento:

• Planejamento Estratégico

• Planejamento Tático

• Planejamento Operacional

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No Planejamento Estratégico o processo gerencial é elaborado dentro da empresa por cargos mais altos hierarquicamente, como executivos, diretores, visando objetivos à longo prazo e possibilitando ao executivo estabelecer diretrizes a serem seguidas pela empresa em relação aos seus ambientes e essas decisões ou ações tomadas afetarão a empresa como um todo.

PLANEJAMENTO TÁTICO

O Planejamento Tático está relacionado com os objetivos à médio prazo na empresa e tem como parâmetro otimizar os resultados de determinadas áreas específicas e não a empresa como um todo, ou seja, no Planejamento Tático as ações afetam somente uma parte da empresa, por exemplo, os gerentes que trabalham com a decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O Planejamento Operacional atua como um desdobramento do Planejamento Tático com alto grau de certeza e regularidade na execução das tarefas.

O Planejamento Operacional pode ser considerado como uma formalização, principalmente através de documentos escritos dos métodos de desenvolvimento e implantações estabelecidas nas empresas tendo-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais com os procedimentos a serem adotados pelos auxiliares, produção, tendo os resultados finais esperados, os prazos estabelecidos e tendo os responsáveis pela execução e implantação das ações bem identificadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Planejamento Estratégico sozinho não é suficiente pois não basta estabelecer objetivos à longo prazo e tentar alcançá-los sem ações mais imediatas que possam pôr este planejamento em prática, podendo ser suprido com o desenvolvimento e implantação dos Planejamentos Táticos e Operacionais de forma integrada.

DISCUSSÃO DO GRUPO

Vimos a importância do planejamento e seus tipos e percebemos que o Planejamento deve ser usado como ferramenta para alcançar os objetivos não somente nas empresas mas também na vida pessoal de cada individuo.

O planejamento deve ser bem estruturado com o objetivo de cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, evitando a perda de clientes e tornando sólidos os fundamentos da empresa em um mercado muito amplo e competitivo evitando o desaparecimento da empresa do cenário atual.

O planejamento serve de base para a administração e exige organização, direção e controle. O planejamento estratégico nos revela onde estamos e onde queremos chegar em termos de futuro, já o planejamento tático é focado em cada departamento da empresa. O planejamento operacional deve ser adotado por grandes, médias e pequenas empresas ou por pessoas comuns para tornar o planejamento efetivo.

No planejamento vemos a importância da “visão”, que pode nos ajudar a evoluir, enxergando as oportunidades onde a maioria não pode enxergar. Uma pessoa de visão trabalha no presente almejando um ótimo resultado no futuro, com benefícios e gerando oportunidades.

O planejamento deve ser sempre uma necessidade do ser humano e as empresas dependem dele para sua sobrevivência no mercado. O planejamento nos faz enxergar antecipadamente os fatos, mas isso não significa que não teremos problemas e sim que os mesmos serão solucionados na medida em que aparecerem e com uma solução favorável se tomarmos medidas com um certo grau de preparo e planejamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O planejamento faz parte do ser humano e não apenas das empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Devemos fazer um planejamento de nossas vidas, finanças e outros para que as situações não nos surpreendam diante do desconhecido, o que dificultaria ainda mais a solução dos problemas que possam surgir.

ETAPA 2

PROJETO

Planejamento de um Projeto de extensão Universitária na Comunidade onde a Faculdade se encontra inserida.

INTRODUÇÃO

Projeto de orientação aos jovens e adolescentes relacionados aos fatores de riscos na sociedade como uso de drogas ilícitas, álcool, AIDS, DST, gravidez precoce, para que eles possam conhecer as informações, os perigos e se defenderem futuramente, evitando assim os problemas relacionados à esse tipo de problemas atualemnte muito comuns em nossa sociedade.

PLANEJAMENTO

OBJETIVO

Auxiliar os jovens e adolescentes da comunidade na prevenção do uso de drogas ilícitas e outros alertando sobre os perigos e as consequências desse problema na sociedade. Auxiliá-los no entendimento do problema que uma gravidez precoce pode trazer para si mesmos e para suas famílias e dar o apoio à família que estiver passando por essa situação. Orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com