TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  7/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera- Uniderp

Centro de educação à distância

Polo-Luziânia-Go

Integrantes:

Marcelo Peres Mattos. RA – 1273333627

José Guilherme da Silva. RA – 3289420116

Wesley Santos De Oliveira Roza. RA – 1281356024

Irene Solange Pereira dos Santos. RA – 2633125199       

DESAFIO PROFISSIONAL

.

Tutora Presencial: Emilena Muniz

Tutora EAD: Professora Ma. Mariciane Mores Nunes

Luziânia – GO

2016

Universidade Anhanguera- Uniderp

Centro de educação à distância

Polo-Luziânia-Go

Curso: Serviço Social 2º Semestre

Disciplinas: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I; Formação Social, Econômica e Política do Brasil; Responsabilidade Social e Meio Ambiente; Filosofia Aplicada ao Serviço Social e Sociologia

Integrantes:

Marcelo Peres Mattos. RA – 1273333627

José Guilherme da Silva. RA – 3289420116

Wesley Santos De Oliveira Roza. RA – 1281356024

Irene Solange Pereira dos Santos. RA – 2633125199       


Luziânia – GO

 2016.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        ...............04

2- DIAGNÓSTICO DA REALIDADE SOCIAL.............................................................05

3- EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL”....        ........................06

4- INFLUÊNCIAS SOCIOLÓGICAS E FILOSÓFICAS E O SERVIÇO SOCIAL......        .07

5- ATUAÇÃO E PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS ASSISTENTES SOCIAIS........08

6- CONIDERAÇÔES FINAIS        09       

7- REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS        10


1. Introdução

O objetivo dessa pesquisa é conhecer e refletir sobre o exercício profissional do assistente social frente às novas conjunturas sócio-econômicas da população brasileira, neste trabalho também será analisada a gênese do Serviço Social enquanto profissão com estruturação metodológica e teórica em nosso país, já que anteriormente era utilizada como simples ajuda ao pobre e carente pelos mais ricos. A pesquisa foi realizada através de artigos e sites da internet, é um tema de muita importância para o estudante de Serviço Social, compreender que as questões sociais passaram por diversas transformações ate os dias atuais.

2. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE SOCIAL

         O Serviço Social teve origem na Igreja Católica, que tinha por objetivo principal recristianizar a sociedade que estava tão distante dos acontecimentos e realidade que circundava o Brasil naquela época. Com o crescimento da população urbana que ocorreu devido ao êxodo rural, que por sua vez, gerava mão de obra barata e desqualificada para a situação industrial da época. Como o país estava em grande progresso industrial era necessários a construção de rodovias, estradas, prédios e outros empreendimentos que iriam servir a indústria, assim foi de suma importância à criação de uma “ação social” que surge em primeira mão para conter a massa operaria que por sua vez já via os erros ocorridos em relação à classe operaria, e com isso estavam reivindicando melhores condições de vida e de trabalho.          O Brasil da década de 1930 sofreu e sofri até hoje as conseqüências do processo de industrialização despreparada, mesmo por que, os operários não tinham nenhum preparo para tais maquinários, assim iniciou o desemprego no Brasil.          Com a demanda de “necessitados” sempre aumentando veio a importância de uma profissionalização do serviço social, pois ai o Estado viu que deveria fazer mais e com melhor estrutura, agindo com melhor estratégia seria mais fácil controlar as classes mais pobres. O Serviço Social surge nesse contexto como mediador entre as classes dominantes e a classe subalterna.

         Convivemos muito de perto com a experiência trágica de pertencer às classes subalternizadas em nossa sociedade; conhecemos esse universo caracterizado por trajetórias de exploração, pobreza, opressão e resistência, observaram o crescimento da violência, da droga, e de outros códigos que sinalizam a condição subalterna: o desconforto da moradia precária e as estratégias de sobrevivência frente ao desemprego, a debilidade da saúde, a ignorância, a fadiga, a resignação, a crença na felicidade das gerações futuras, o sofrimento expresso nas falas, nos silêncios, nas expressões corporais, nas linguagens além dos discursos.

          Cada vez mais, é preciso considerar a impossibilidade de alcançar a realidade das classes subalternas sendo estranhos à sua cultura, à sua linguagem, a seu saber do mundo.

 3. EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

         A questão social nos faz pensar sempre, sobre a forma de organização da sociedade e as diversas maneiras utilizadas para que as mazelas que atingem os menos favorecidos sejam reduzidas, mesmo o país tendo melhorado no aspecto social nas últimas décadas ainda há muitos males que assolam a sociedade.

         A questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade, isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma crítica na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população, aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las, é entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com