TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Trabalho Escolar: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  4.395 Palavras (18 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

2º SEMESTRE

PROCESSOS GERENCIAIS

TUTOR PRESENCIAL: WANER TORRES

TUTOR A DISTÂNCIA: ROBERTO DA SILVA NUNES JUNIOR

Brasília/DF

OUTUBRO-2013

SUMÁRIO

ETAPA 1 4

INTRODUÇÃO 4

1. PLANEJAMENTO 5

2.PESQUISA COMPARATIVA 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

ETAPA 2.............................................................................................. ......11

INTRODUÇÃO 11

1.DESENVOLVIMENTO 12

2 PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA 13

3.OBJETIVO 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

ETAPA 3 15

INTRODUÇÃO 15

1.DESENVOLVIMENTO 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 19

ETAPA 4 20

INTRODUÇÃO 20

1 OBJETIVO GERAL 21

2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 21

3.JUSTIFICATIVAS 21

3.MÉTODO 22

4.VIABILIDADE DO CONOGRAMA 23

5.IMPLICAÇÕES ETICAS 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27

Etapa 1

INTRODUÇÃO:

Nesta etapa descreveremos e aprofundaremos a ideia do planejamento na organização em prol do êxito. Veremos, a partir de diversos pontos e conceitos, a importância do planejamento, quais passos e tipos de planejamentos são necessários para que uma empresa, um administrador, um empreendedor obtenha sucesso.

PROCESSOS GERENCIAIS

RELATÓRIO:

1.Planejamento

1.1 O que é planejamento?

Planejamento é uma técnica para absorver a incertezas para o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. É também uma ferramenta que as empresas utilizam para perceber a realidade atual, avaliar os caminhos a serem seguidos e fazer um referencial para o futuro. O planejamento é o lado racional da ação.

1.2 Quais são os tipos de planejamento?

1.2.1Planejamento estratégico

É o mais amplo, aquele efetuado no nível institucional e que abrange a organização como um todo, é projetado em longo prazo, abrange a empresa numa totalidade, é definido pela alta administração, e busca a eficácia máxima da organização.

1.2.3Planejamento tático

Planejamento departamentalizado, mais detalhado e menos genérico de nível intermediário, envolve a gerência, cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento subordinado ao planejamento estratégico é voltado para coordenação e integração.

1.2.4 Planejamento operacional

É o planejamento que se relaciona a cada atividade ou tarefa em particular, envolve a supervisão é bastante detalhado e analítico, projetado para curto prazo e é voltado para eficiência compondo assim a chamada excelência operacional.

Passo1 :

PESQUISA COMPARATIVA

Segundo Chiavenato (1995) o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais as metas e objetivos devem ser alcançados sendo elaborado de meios diferentes nos vários níveis da organização. É um processo permanente e continuo, visa relacionar varias alternativas disponíveis, se preocupa com as condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir da realidade atual e futura. Para ele a elaboração do planejamento evita a probabilidade de ações imprevistas e casuais, reduzindo assim o nível de incertezas e aumentando a segurança em relação ao desempenho da empresa.

Há três níveis distintos de planejamento:

O planejamento estratégico: é o mais amplo, aquele efetuado no nível institucional e que abrange a organização como um todo, é projetado em longo prazo, abrange a empresa numa totalidade, é definido pela alta administração, e busca a eficácia máxima da organização.

O planejamento tático: planejamento departamentalizado, mais detalhado e menos genérico de nível intermediário, envolve a gerência, cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento subordinado ao planejamento estratégico é voltado para coordenação e integração.

O planejamento operacional: é o planejamento que se relaciona a cada atividade ou tarefa em particular, envolve a supervisão é bastante detalhado e analítico, projetado para curto prazo e é voltado para eficiência compondo assim a chamada excelência operacional.

Os conceitos das duas outras fontes escolhidas (Antonio Cesar Amauri Maximiano) e (Patrick Montana e Bruce H. Charnov) se assemelham bastante ao conceito de Chiavenato. Ambos usam o planejamento com uma ferramenta de decisões que de alguma forma irão influenciar no futuro organizacional, buscando a eficiência através dos processos inclusos no planejamento.

Para Antonio Cesar Amauri Maximiano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com