TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. PLANEJAMENTO 3

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4

2.2 PLANEJAMENTO TÁTICO 4

2.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL 5

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 5 4. DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO 8

5. CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL 9

PRODUÇÃO OU OPERAÇÃO 10

MARKETING 10

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO 11

FINANÇAS 12

RECURSOS HUMANOS 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

IMPLICAÇÕES ÉTICAS 14

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

O planejamento é fundamental para a realização das tarefas de um administrador, sendo necessário escolher seu destino, ter tomada de decisão, elaborar objetivos e metas.

Fazendo necessário entender o conceito de planejamento no ambiente das organizações.

Não é difícil perceber que as organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização. Foi graças a elas que o homem conseguiu concretizar ideias que sozinho não seria capaz de realizar. Na evolução de sua história o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações chegando ao ponto de que entendê-las, como melhor por seus recursos para uma melhor eficiência e eficácia de seus objetivos, passou a ser fundamental para a sua sobrevivência.

Essa atividade e fundamental para entender o controle com uma função administrativa garantida na realização do planejamento e potencial orientador para revisão do planejamento.

. O trabalho do administrador tem tanto valor para a pequena empresa, com para a grande empresa, porque o envolvimento pode-se tornar uma grande empresa Os gerentes das pequenas empresas são os empreendedores e os operadores que tem como principal meta dar bem uso suas habilidades de forma a ganhar a vida, ou seja, lutar e alcançar os seus méritos e objetivos. Pois, o ponto principal do trabalho do administrador é a competição entre as empresas. O principal ponto, ou seja, a principal meta das empresas é com o talento e competência para fazer a empresa se desenvolver e evoluir cada vez mais e ser a melhor do setor reconhecida pelo Brasil.

2. PLANEJAMENTO

Por definição, planejamento significa lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.

O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.

Segundo, Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração, Rio de Janeiro: v.1, op.cit.;p.223. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros – uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas.

Aliás, o planejamento também traz algumas incertezas sobre o futuro, fazendo algumas tomadas de decisões serem adiadas. Por outro lado, o administrador pode ser levado á preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização.

Segundo Don Hellriegel e John W. Slocum Jr. Management: A Contingency Approach. Reading, Mass. Addison- Wesley Publ, 1974, p.211. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto tiver lidando com a mudança ou criando a mudança.

Concluímos que são inúmeros conceitos sobre planejamento e que todos concordam que é um processo de controle, organização e direção.

Após estudo feito sobre os artigos “Veja o futuro antes dos outros”- De Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro”- De Paulo Barreto dos Santos, Concluo que,

O primeiro artigo “Veja o Futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki, diz que, o empreendedor tem uma ampla visão, que vai além do horizonte que cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.

O empreendedor é criativo, inovador não se acomoda com o sucesso de hoje, mas fica sempre alerta nas oportunidades enxergando como o futuro será.

Já o segundo “O Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, diz que, o grande desafio do administrador do futuro é a globalização, pois no mundo dos negócios é necessário estar atualizado.

Pois as mudanças no mundo dos negócios são constantes e acompanha-las é essencial.

O fato é que quando se compara o papel e função do administrador com o do empreendedor vemos muita semelhança entre ambos, isto é, o empreendedor é um administrador mais com alguns pontos convergentes em relação a média dos gerentes ou executivos, pois os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes comuns.

O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. O planejamento ele é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos, tendo três níveis distintos de planejamento.

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização com um sistema único e aberto. Suas principais características são:

- É projetado para o longo prazo: seus efeitos e consequências estendem por vários anos.

- Envolve a empresa com uma totalidade: abrange todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com