TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Processos Gerenciais

Dissertações: ATPS- Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS– Processos Gerenciais

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP 2013

JULIANA CARDOSO BATISTA - RA1299317842

MARIA IZABEL GONÇALVES SCATOLIN - RA6574244165

APARECIDO MÁRCIO BATISTA CERQUEIRA - RA6953491963

DÁRIO DUARTE DA SILVA - RA6944446847

LEANDRO JESUS DOS SANTOS - RA6577314094

Professor tutor presencial/ á distância: Isabel Cristina Rodrigues Toloni

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Processo Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Processos Gerenciais para a obtenção de nota, sob orientação do Tutor presencial Isabel Cristina Rodrigues Toloni.

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP 2013

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................4

Etapa 1 – Definições de planejamento.....................................................5

Etapa 2 – Propósito e dimensões da Organização..................................6

Etapa 3 – Direção como função do Administrador...................................7

Etapa 4 – Controle como Função Administrativa....................................10

Considerações Finais..............................................................................13

Referências Bibliográficas.......................................................................14

“Desenvolvimento de um Projeto de Extensão Universitária ”

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de extensão Universitária baseado em estudos na sala de aula e pesquisas realizadas sobre o tema planejamento no qual veremos seus tipos de conceitos. Todo conteúdo desenvolvido através de pesquisa de campo com os alunos da Faculdade através de cada integrante do grupo. As pesquisas via sistema e em livros foram realizadas através dos livros texto PLT encontrado no polo presencial da faculdade nos artigos da internet escritos pelos autores SHINYASHIKI e PAULO BARRETOS DOS SANTOS.

O projeto de extensão universitária foi desenvolvido voltado para a liberação de estacionamentos nas ruas em torno da faculdade e convenio com e os estacionamentos particulares, baseado no conhecimento adquirido através de estudos e pesquisas com objetivo de proporcionar melhores condições para os alunos que utilizam seu próprio meio de transporte para estudar.

ETAPA 1 – DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO

O que é Planejamento

O planejamento é uma técnica administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Seja no âmbito profissional, pessoal, acadêmico ou de quaisquer outras atividades que estejamos desenvolvemos na vida. O planejamento lida com o futuro. Trata-se, de um modelo teórico para ações futuras. O planejamento, portanto, começa com a determinação dos objetivos e posteriormente detalha os planos necessários para atingi-los da melhor forma possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. De acordo com seu grau de amplitude, o planejamento pode ser categorizado em três níveis distintos: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

Para o autor Carlos Alberto de Faria; Planejamento é o ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento. são roteiros e métodos determinados nas elaborações de etapas com bases técnicas (especialmente no campo sócio-econômico), de planos e programas com objetivos definidos.

Existem três tipos de planejamento:

• Estratégico: elaborado pela diretoria ou presidência para abranger toda a estrutura da organização.

• Tático: criado, desenvolvido pela gerência, supervisão ou cargos de médio poder de decisão para serem aplicados a departamentos específicos.

• Operacional: é a parte formalizada por documentos, metodologias, ordens de serviço para desenvolvimento e implantação do que ficou estabelecido, geralmente os baixos níveis de gerencia e seus subordinados (demais integrantes da equipe) são quem os desenvolve.

Pesquisa comparativa:

O perfil do líder é visto como um agente de mudanças, acreditar nas pessoas, ser humano e serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. Recorre-se a vários especialistas para se ter um bom planejamento: homens de negócios, headhunters, psicólogos, acadêmicos. Bem como, fazer pesquisas de mercado, artigos, livros e estar antenados às reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, praticam esportes, é consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupação dos executivos atuais é que querem e precisam de tudo ao mesmo tempo, imediatistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com