TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Trabalho Escolar: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 7

Capitulo 7 Planejamento estratégico

O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Contudo este planejamento deve ser aplicado a longo prazo,quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos.Já em um local turbulento o longo prazo é de no maximo doze meses estando assim atualizações constantes .O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto. Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.

Capitulo 8 Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocáveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases, que consistem basicamente na identificação dos perigos reais e potenciais, na identificação dos fatores de risco, elaboração do diagnóstico, análise e após a classificação de risco, plano de ação, controle e avaliação.

Capitulo 9 O Planejamento Operacional

O Planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” focalizando sempre a otimização e a maximização de resultados, também possibilita aos administradores visualizar e determinar ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.O planejamento operacional e composto de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa, eles podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos; orçamentos; programas ou programações e regulamentos.Procedimentos é um sistema de passos ou técnicas seqüenciais que descreve como uma determinada tarefa ou atividade deve ser feita, em geral são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxograma.Orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo que costumam ser de um ano correspondendo ao exercício fiscal da empresa, sendo assim sua dimensão local e sua temporalidade limitada.Programas ou programações consistem basicamente em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas. A programação seja simples ou complexa é uma importante ferramenta de planejamento no nível operacional das empresas. O programa mais simples é o cronograma, um gráfico de dupla entrada no qual as linhas configuram as tarefas ou atividades e as colunas definem os períodos de tempo, geralmente dias ou meses.Regras e regulamentos especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. Salientam o que as pessoas devem ou não fazer, visando substituir o processo decisório individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão. O planejamento operacional preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e maximização de resultados, seu problema básico é a eficiência, e se baseia em planos operacionais que de proliferam nas diversas áreas da empresa no nível operacional

• Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. Esta aqui um momento oportuno para se estabelecer os KPI´s de médio prazo. Como é nesta fase onde os recursos começam a ser detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.

Nas minhas experiências, gerar um documento onde se possa registrar a contribuição dos gestores de forma organizada e divulgada, mostrou-se um instrumento poderoso para que não se perdesse o rumo em momento de turbulência, e também para a correção deste rumo quando necessário, olhando as premissas que o nortearam o plano.

Planejamento Operacional / Orçamento

O Planejamento Operacional ou Orçamento estuda as receitas, custos e despesas, indicando os valores que são necessários para manter o empreendimento no momento e no futuro, considerando tendências e objetivos estratégicos definidos. Não somente as questões de valores, que são de suma importância, mas também toda a estrutura das Operações necessárias para a geração dos componentes valorados.

Faz-se necessário um adendo do Orçamento no que tange ao “Zero Base Budget”. O Orçamento Base Zero ou Zero Base Budget é o processo de elaboração do Orçamento onde é construído a partir da base da pirâmide, que permite a participação responsável no desenvolvimento do Orçamento, dos responsáveis pelas atividades da organização e gerando com consequência o comprometimento pela sua realização. Também permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com