TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Contabilidade Internacional

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

       FATS- Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, 07 de Abril de 2015.

Contabilidade Internacional – Mestre: Adriano

Sumário

Introdução        

Etapa 1 – Estrutura Conceitual        

1.1-        Normas brasileiras de contabilidade - NBC T1        

1.2 – Diagnóstico da Convergência às Normas Internacionais IAS 1        

1.4 – Análise das Demonstrações Financeiras da Excelsior        

Etapa 2 – IAS2 – Estoques, IAS7 – Fluxo de Caixa, IAS12 – Lucro, IFRS8 – Relatório por Seguimento, IAS24 – Divulgação das Partes Relacionadas e IAS33 – Resultados por Ação.        

2.1 - Pronunciamentos Técnico CPC 16        

2.2 - IAS 12 – Imposto Sobre a Renda        

Conclusão        

Bibliografia        

Introdução

O objetivo deste trabalho é abordar os principais conceitos sobre a “Estrutura Conceitual”, e apresentar as principais demonstrações contábeis com o objetivo de fornecer informações ute para tomadas de decisões e avaliação por parte dos usuários como um todo. Essas demonstrações contábeis são preparadas com a finalidade de satisfazer as necessidades comuns da maioria de seus usuários, ou seja, para que todos possam ter acesso a essas demonstrações para todo e qualquer tipo de tomada de decisões econômicas. Os usuários destas informações são de todos os ramos seja comercial, industrial, setores públicos e/ou privados todas as entidades podem repostar as suas demonstrações de acordo com sua necessidade de informação.

Etapa 1 – Estrutura Conceitual

  1. Normas brasileiras de contabilidade - NBC T1

As demonstrações contábeis têm como objetivo fornecer informações, tanto para usuários, governo internos: da própria entidade, como para usuários externos em geral: governos, órgãos reguladores, dando informações e auxiliando os mesmos nas tomadas de decisões econômicas.

Alguns exemplos:

  • Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento;
  • Avaliar a capacidade de pagamento aos funcionários;
  • Determinar a distribuição de lucros.

Demonstrações contábeis

Finalidade: revisar as normas já existentes e auxiliar na criação de outras, ajudar auditores independentes a formarem opiniões de acordo com as demonstrações contábeis e apoiar os usuários no entendimento das mesmas. Esta estrutura conceitual é revisada de tempos em tempos e não define normas para questões particulares.

Alcance: essas demonstrações são preparadas a cada ano, com objetivo de fornecer informações, muitos usuários têm de confiar nas demonstrações como principal fonte de informações financeiras.

As demonstrações contábeis apresentadas por qualquer entidade (publica, privada, industrial, comercial), incluem o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, as notas explicativas, fluxo de caixa, mutação do patrimônio liquido, relatórios do presidente da entidade, comentários e analises gerencial.

As demonstrações contábeis informações para diversos tipos de usuários: clientes; empregados, investidores, governos, credores públicos, cada um com suas necessidades de informação particulares. Embora nem todas as necessidades possam ser satisfeitas, essas demonstrações objetivam também observar como a administração da entidade está atuando, conforme as metas que lhes foram confiadas.

O balanço patrimonial de uma empresa é afetado diretamente pelos seus próprios recursos.

Como:

Liquidez: que avalia disponibilidade de caixa em um futuro próximo, considerando os compromissos financeiros do respectivo período.

Solvência: que avalia a disponibilidade de caixa no longo prazo e sua capacidade de pagamento no vencimento.

Essas informações são importantes para avaliar a capacidade da empresa em gerar fluxo de caixa atualmente de acordo como seus recursos, e também observar com que eficácia a entidade poderia usar esses recursos adicionais.

Notas explicativas e demonstrações suplementares

Nas demonstrações contábeis também estão incluídas: notas explicativas, quadros suplementares e outras informações, para esclarecer alguns dados que não estão explicito nas demonstrações, informações sobre segmentos industriais ou geográfico e o efeito de mudanças de preços sobre a entidade, também podem ser fornecidas sob forma de informações suplementares.

Pressupostos básicos

Regime de competência: os efeitos, transações e outros eventos são reconhecidos no momento em que ocorrem, independente de quando foram pagos ou recebidos.

Continuidade: as demonstrações contábeis são preparadas, pressupondo que a entidade não terá um fim.

Características qualitativas das demonstrações contábeis  

São dados que tornam as demonstrações úteis para os usuários

Compreensibilidade: as demonstrações contábeis são preparadas de modo a serem compreendidas pelos seus usuários.

Relevância: as informações para serem relevantes, precisam ser úteis e auxiliar os usuários nas tomadas de decisões.

Materialidade: uma informação é material se sua omissão ou distorção puder influenciar nas decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis.

Confiabilidade: as demonstrações devem ser confiáveis, livres de erros, e apresentar aquilo se propõe a apresentar.

Primazia da essência sobre a forma

As informações devem ser apresentadas de acordo com a sua substancia e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.

Neutralidade: as informações contidas nas demonstrações contábeis devem ser neutras.

Prudência: sempre que ocorrer algum evento que altere o patrimônio liquida, os administradores devem determinar o menor valor para o a ativo e maior valor para o passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com