TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_PROCESSOS_GERENCIAIS

Monografias: ATPS_PROCESSOS_GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  9.036 Palavras (37 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 37

Anhanguera – Educacional – Uniderp - Belém

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Processos gerenciais

A T P S

PROCESSO ADMINISTRATIVO:

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS - TEORIA E PRÁTICA

Desenvolver um projeto com possibilidade de execução futura com aplicação do conhecimento da disciplina, de forma à visar oportunidades de estruturar as premissas do Processo Administrativo, descobrindo como se pode Planejar, Organizar, Coordenar e Controlar (P.O.D.C.) as ações gerenciais.

Alunos:

Ana Cristina Vidal Almeida – RA 397278

Ana de Fátima Oliveira Vidal – RA 394497

Humberto Alves dos Reis – RA 394498

Érica da Costa Feitosa (PROUNI)

Antonio Reginaldo Sousa Mendes (PROUNI)

Professor EAD: Lincon Lopes.

Belém-PA

21 de setembro de 2012.

Atividade solicitada para fins de avaliação da 2º Série em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, componente curricular em Processos Gerenciais.

ÍNDICE

Introdução............................................................................................pág. 03

Etapa 1..................................................................................................pág. 04

Etapa 2..................................................................................................pág. 17

Etapa 3..................................................................................................pág. 22

Etapa 4..................................................................................................pág. 27

Conclusão.............................................................................................pág. 34

Bibliografia...........................................................................................pág. 35

INTRODUÇÃO

Os procedimentos gerenciais modernos partem da aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Esse tecnólogo analisa e avalia o mercado e define as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Com formação generalista, atua em todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Sua formação lhe permite, ainda, trabalhar como empreendedor, abrir e administrar o próprio negócio.

ETAPA 1

PASSOS 1 (INDIVIDUAL)

Estudar o conteúdo sobre “Planejamento” apresentado nos capítulos 7, 8 e 9 do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS.

HUMBERTO ALVES DOS REIS – RA 394498

Capitulo 7 Planejamento estratégico

O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Contudo este planejamento deve ser aplicado a longo prazo,quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos.Já em um local turbulento o longo prazo é de no maximo doze meses estando assim atualizações constantes .O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto. Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.

Capitulo 8 Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocáveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases, que consistem basicamente na identificação dos perigos reais e potenciais, na identificação dos fatores de risco, elaboração do diagnóstico, análise e após a classificação de risco, plano de ação, controle e avaliação.

Características Principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com