TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCAÇÃO-FORMAÇÃO

Projeto de pesquisa: AVALIAÇÃO DO PROCESSO EDUCAÇÃO-FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.504 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE AHNANGUERA-POLO PALMAS

CURSO DE PEDAGOGIA

Didática

Tutora Presencial Vânia Rezende Moraes

Atividade Prática Supervisionada

Belenise Alves Nogueira Dos Santos – RA: 411266

Fernanda Rodrigues Santos- RA: 410564

Joelina Cirqueira de Macêdo Santos- RA: 410610

Joelma Artheman Luiz de Almeida- RA: 434961

Mara Aparecida Carvalho Barbosa-RA: 434881

PALMAS-TO, 19 DE NOVEMBRO 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

PLANO DE AULA 04

OBJETIVOS EDUCACIONAIS 08

LEITURA E ESCRITA 10

PROCEDIMENTO DE ENSINO 12

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 14

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

A didática é entendida como técnicas e métodos de ensino. É uma área da pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e as formas da realização do ensino. Ela desenvolve a capacidade crítica do professor para que possa analisar de forma clara sua metodologia de ensino, articula o conhecimento adquirido sobre como ensinar, para quem ensinar, o que ensinar, e por que ensinar.

A didática é uma ciência teórico-prática, que procura através de pesquisas e formas de comportamentos adotados no processo de ensino visando à eficiência e êxito da ação educativa.

O planejamento deve fazer parte do cotidiano do educador, pois é através dele que podemos ter maior segurança para atingir os objetivos e verificar a qualidade do ensino que está sendo aplicado.

Planejar é analisar uma realidade e procurar formas e alternativas para superar as dificuldades alcançando os objetivos desejados.

Quando falamos em planejar o ensino, estamos falando em procedimento que o professor vai realizar seus objetivos educacionais estabelecidos.

Nesse trabalho elaboramos um plano de aula baseado em pesquisas feitas em sala de aula para detectar algumas dificuldades dos alunos procurando uma metodologia mais dinâmica para obter bons resultados.

PLANO DE AULA

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL CAROLINE CAMPELO

TURMA: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

TURNO: INTEGRAL

TEMPO DE DURAÇÃO: 07 DIAS, 01 HORA POR DIA.

TEMA DA AULA: TRABALHANDO LEITURA E ESCRITA

Descrição da turma

Turma do segundo ano do ensino fundamental I da Escola Municipal de Ensino Integral Caroline Campelo. Com 28 alunos com idade entre 7 e 8 anos. A turma é comportada, respeita os comandos da professora e desenvolvem os trabalhos proposto por ela. Realizam trabalhos em grupo devido a facilidade de interação entre eles.

A turma já está no começo no quarto bimestre e ainda tem alguns alunos com dificuldade na leitura. Segundo a professora esses alunos não tem o acompanhamento dos pais, segundo ela, os pais não comparece as reuniões, nem ajudam os filhos nas atividades que é enviada para casa, o que dificulta muito no desenvolvimento da aprendizagem.

A escola dispõe de um laboratório de informática, onde os alunos tem acesso para pesquisas, além de uma ampla e confortável biblioteca.

Plano de aula a ser preparada

Com base na pesquisa realizada, foi elaborado um plano de aula baseado na dificuldade dos alunos com a leitura, objetivo é ensinar de forma prática, simples e incentivar o hábito da leitura.

Serão explorados diversos gêneros textuais, após cada leitura discutir o tema, com opiniões , criticas, mostrando a eles a importância da leitura, desenvolvendo a imaginação e a criatividade. Trabalhar com os alunos as relações entre a grafia e o fonema, tornando a leitura mais divertida, decifrar pequenos textos , recontando, resumindo ou reescrevendo.

Justificativa.

A leitura é uma das mais importantes tarefas a ser ensinado pelas escolas, por isso o professor deve incentivar, ensinar e praticar o hábito da leitura.

Muitas vezes a escola procura ensinar a leitura trabalhando somente com textos literários o que caba tornando a leitura cansativa e desinteressante. A leitura deve ser prazerosa desenvolvendo e enriquecendo o vocabulário, mostrando aos alunos a importância da leitura para o processo de aprendizagem.

A leitura deve ser dinâmica e descontraída, pois irá fazer parte da vida dele por toda vida, por meio da leitura o aluno satisfaz suas necessidades, pois desenvolve o senso crítico e melhora a escrita.

Conteúdos: leitura e interpretação de texto. Trabalhar a leitura de maneira dinâmica afim de que o aluno tome gosto pela leitura, e que ela passe a fazer parte do seu dia-a-dia.

Objetivos específicos

Trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com