TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acorde Para A Escola E Aprendizagem

Casos: Acorde Para A Escola E Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A maioria da população, desde muito cedo em sua idade já é solicitada a fazer uma opção de horário para o desempenho das suas atividades, de forma regular e contínua. Isso se aplica desde o horário em que os pais matriculam seus filhos na escola. E, não raramente, a escolha desses horários é feita de acordo com a conveniência dos horários dos pais, não com a predisposição da criança ou do jovem.

Além disso, muitos ambientes de trabalho exigem a formação de turnos, tal como acontece nas escolas na hora de distribuir as turmas das diferentes séries escolares. O conhecimento dos diferentes padrões de atividade do indivíduo em diferentes horários seja ele de que idade for, e seja em que atividade for, permite que a determinação do horário respeite o perfil cronobiológico. Seja do agente de saúde da instituição hospitalar, seja do profissional liberal, seja do operário da indústria e finalmente de interesse direto deste projeto, seja do aluno desde a educação infantil, passando pelos ensinos fundamental, médio até o superior.

Indisciplina, desrespeito e até agressões verbais e psicológicas, esses são apenas alguns dos constrangimentos pelos quais muitos professores têm passado nos últimos tempos. Muitos profissionais da área têm pedido afastamento em conseqüência de problemas de saúde, como estresse e depressão, associados a casos de violência e agressão nas salas de aula. Entre as diversas causas, há uma delas pouco conhecida, a sonolência. Na criança e no adolescente, manifesta-se na dificuldade em levantar no horário para a escola e no sono durante as aulas. Em muitas situações, contribui para a geração de conflitos com pais e professores e para diminuição da auto-estima. A privação de sono tem um efeito negativo sobre o controle do humor e o comportamento. Irritabilidade, mau humor e baixa tolerância à frustração são sintomas freqüentes de privação de sono em adolescentes. Em algumas situações podem aumentar a impulsividade e a sensação de tristeza. A sonolência em sala de aula diminui a atenção e o interesse e pode comprometer o desempenho escolar. A outra conseqüência também está relacionada com o aprendizado, mais especificamente com a memória. O sono é um processo fisiológico fundamental para a memória. É durante o sono que processamos as informações do dia-a-dia e as transformamos em memória. A escola não dá a importância que deveria ao sono, não levando em consideração sua importância para a aprendizagem.

ACORDAR PARA A ESCOLA E APRENDIZAGEM

(Relógio Biológico - DONIZETI G. OLIVEIRA - 2008)

Desde tempos mais remotos o homem tem convivido com os ciclos da natureza e os seus próprios. Este fato levou-o a uma descrição de ritmos em diversos organismos, sendo que umas vezes é chamada a atenção para a curiosidade do acontecimento, enquanto em outras a ênfase é posta na dificuldade em explicar o fenômeno.

Inclusivamente no Gênesis e no Eclesiastes se encontram relatos que descrevem a repetição e a alternância de acontecimentos na natureza.

Durante muito tempo a comunidade científica esteve, por ironia do destino, "adormecida" para a complexidade e dinâmica que envolvem o processo do sono. O sono é uma parte essencial de nossas vidas e consome aproximadamente um terço de nosso tempo. Porem a ciência ainda não tem uma boa explicação para a função do sono. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com