TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Na Escola

Ensaios: Aprendizagem Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Estima-se que, no Brasil cerca de milhões de pessoas tem algum tipo de necessidade especial. As necessidades podem ser diversos tipos: Mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas.

Deste universo acredita-se que pelo menos 90% das crianças na Educação básica sofrem por alguns tipo de deficiência de aprendizagem relacionado a linguagem: Dislexia, disgrafia e disortografia.Entre elas,a dislexia é a maior incidência e merece toda a atenção por parte dos gestores de política Educacional, especialmente de Educação especial. A dislexia é a incapacidade parcial de criança em compreendendo o que se lê, apesar da inteligência normal, audição ou visões normais. Encontramos disléxicos em famílias pobres e ricas, enquanto isso a família rica leva seu filho a um psicólogo, neurologista ou psicopedagogo, uma criança em família podre estudando em escola publica tende a asseverar dificuldade persistir com o transtorno de linguagem na fase adulta.

Talvez por essa razão, isto é uma questão de classe social, a dislexia seja uma doença de classe media, exatamente porque temporão os pais consegue diagnosticar a dificuldade e a partir para intervenções medicas e psicopedagógicas. Dislexia, antes de qualquer definição é um jeito ser e de aprender,reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e ate genial,mas que aprende de maneira diferente......

A dislexia é uma especifica dificuldade de aprendizagem da linguagem: Em leitura, soletração, escrita, em linguagem ou receptiva, em razão e calculo matemático,como na linguagem corporal e social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada a ver com a acuidade visual ou auditiva como causa primaria. Dificuldade na aprendizagem da leitura, em diferentes graus, é característica em cerca de 80% dos disléxicos.

A dislexia é um distúrbio da aprendizagem, mas comuns encontrados nas escolas. Muitas vezes por falta de informações por parte do professores ou a não existência de materiais adequados para trabalhar, com a criança disléxica é chamada preguiçosa, pouca inteligente e indisciplinada. O problema, entretanto nem sempre esta na criança e sim nos processos educacionais sob a responsabilidade paterna ou nos processos de aprendizagem sob o encargo da escola. Cabe aos pais procurar a escola e juntamente com os professores trabalhar de maneira adequada o conteúdo escolar para não desmotivar a criança que possui dislexia. Faz-se necessário dar muita atenção para que a mesma valorizada e estimulada para aprendizagem.

2. DISLEXIA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Define-se como uma dificuldade na leitura e na escrita. Desde a pré- escola, é preciso que o professor presta atenção em alguns sintomas que a criança pode apresentar como: Falta de atenção não é capaz de brincar com outras crianças,tem atraso de desenvolvimento de fala e da escrita e no desenvolvimento visual,falta de coordenação motora,dificuldade de aprender contas,falta de interesse em materiais expressos entre outras. A Associação Brasileira de dislexia tem registrado de 10 a15% da população mundial tem dificuldade na aprendizagem, que a maior incidência desta em nossas sala de aula não se deve a ma alfabetização, desatenção, condição socioeconômico, ruim ou baixa inteligência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com