TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Administração Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Com o intuito de terem um negócio diferenciado, quatro jovens farmacêuticos decidiram montar uma farmácia homeopática, exercendo assim a assistência farmacêutica. Sendo fundada em Bonsucesso no ano de 1986 a primeira Quintessência, sendo esse nome dado em alusão a Aristóteles.

Os jovens recém-formados com idades em torno de 25 anos, possuíam muitos objetivos para esse negócio; exerciam todas as funções da farmácia desde a área da limpeza até a visitação a seus clientes. Já no ano de 1988 abriram uma nova filial, vindo logo após em 1993 e 1997 outras filiais, contratando dessa maneira funcionários para divisão do trabalho.

Com a necessidade de melhor capacitação de seus colaboradores, aconteceu a criação de um centro de treinamento (CTQ) e de serviço de atendimento ao cliente quintessência (SAC-Q); desenvolvendo alguns anos depois também um laboratório de manipulação alopática.

A mais recente loja foi inaugurada em 2007, totalizando cinco lojas; possuem cerca de 100 funcionários, essas conquistas deve-se a um planejamento estratégico; com os objetivos traçados na empresa colocaram em prática a missão, a visão e os valores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

Com o planejamento e a formulação de objetivos, ocorre um maior respeito ao consumidor; pois acontece a relação entre missão, visão e valores, fazendo com que o planejamento possa prevê o futuro da empresa ao longo prazo.

Sendo que a missão visa uma melhor qualidade de vida desenvolvido com ética; a visão tem como intuito transformar a farmácia Quintessência em líder na cidade do Rio de Janeiro e os valores têm como foco atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade, excelência na gestão, direcionamento para o cliente, exigência de rigor nos processos, foco em resultados, valorização das pessoas.

Através desses aspectos os objetivos são resultados quantitativos e/ ou qualitativos que a empresa pretende alcançar num determinado espaço de tempo, que devem ser desdobrados a partir da visão da empresa e funcionar como condutores do caminho da visão.

A Quintessência trabalha levando em consideração ao planejamento estratégico e também atento à preservação do meio ambiente; possuindo programa de tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, projetos; parceria e apoio a ONGs.

O Brasil passou por uma estagnação no setor de farmácias de manipulação; voltando a ter expressão, pois, houve a formação de farmacêuticos que se interessaram na área, sendo que de acordo com dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), o Brasil é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação.

Em 2007, foi publicado um novo regulamento RDC67, sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinas para uso humano em farmácias, revogando assim as resoluções RDC33 e RDC214; oferecendo assim produto com qualidade certificada.

A Quintessência possui uma diferenciação na qualidade do atendimento; e com certeza essa deve ser a principal característica do gerente da Quintessência, mantendo um controle de cálculo de custo e despesas e sempre estando atenta à procura de alternativas para ter um gasto menor, a eficiência e qualidade conquistada irá fazer a diferença. O público alvo de Quintessência é dividido em três perfis: profissionais de saúde; consumidores individuais e empresas conveniadas. 80% dos clientes da farmácia são do sexo feminino; esse resultado foi obtido através de uma pesquisa realizada pelo ESPM Jr (Escola Superior de Propaganda e Marketing unidade Rio de Janeiro).

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Com certeza a Quintessência trabalha com ações essenciais para que a empresa seja responsável socialmente como ter o compromisso pelo comportamento ético, à contribuição ao desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e da comunidade; porém a prática de responsabilidade social vai além da postura legal da empresa, significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão com foco na qualidade das relações e na geração de valores para todos; em relação ao público interno, deve haver uma prática de interlocução transparente.

A farmácia apresentava um modelo tradicional para as atividades relacionadas aos recursos humano, sendo que as informações dos funcionários não eram informatizadas, então foi desenvolvida uma gestão de RH informatizada. É através do atendimento dos funcionários que a empresa ganha vantagem; com um treinamento para determinada função, os clientes passam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com