TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Básicas

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Nome

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

cidade

ano

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Nome

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Trabalho final de conclusão do curso:  Competências Básicas, No âmbito do Programa Formação Pela Escola.

Cachoeiro de Itapemirim

2016

INTRODUÇÃO

Neste trabalho procurei aproveitar a oportunidade em participar do curso para conhecer sobre o assunto. Procurei descrever um pouco do conhecimento que adquiri e que com certeza será de grande valia.  Ao iniciarmos o curso não fazia idéia do quanto iria aprender e entender sobre os programas do FNDE. A escola e os profissionais  têm papel fundamental para a mudança em favor de uma sociedade mais justa, onde os cidadãos possam exercer e fazer valer seus deveres e direitos. Fala-se muito em educação de qualidade, inclusão, mas para isso é preciso que todos os envolvidos com a educação participem de estudos, seminários, etc.

ENTENDENDO MELHOR

Vivemos num momento único e novo em nossa história. São muitas as maneiras de perceber o mundo a nossa volta, cada um com sua originalidade, com seu jeito único de ser e um grande desafio pela frente: como se comportar perante a uma geração tão diferente das tradicionais. Podemos continuar pensando e ensinando de forma antiga e ultrapassada? O correto seria se qualificar e aperfeiçoar a cada dia para acompanhar os avanços que surgem diariamente.

Vejo que existe um problema que dificulta a aplicação de uma política educacional de qualidade: a falta de qualificação dos profissionais envolvidos e o que considero ainda pior a falta de interesse em se atualizar.

Todas as mudanças que vemos, exerce uma pressão muito grande sobre nossas escolas, os profissionais envolvidos e também a educação de um modo geral. Sendo assim exige-se também uma postura nova e diferente perante tanta novidade. Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade!

Hoje, mais do que nunca sabemos que, somente através da Educação será possível minimizar as desigualdades sociais, o que sugere que a escola, com seus professores e demais profissionais, sejam vistas como um conjunto de ações que precisam estar em sintonia e não atuando de forma isolada, para que o resultado seja sempre a valorização e crescimento do cidadão em todas as etapas de sua trajetória.

O presente trabalho tem como foco a formação, a especialização, a capacitação e formação continuada dos profissionais envolvidos na educação. Pois com as constantes mudanças descritas anteriormente acredito ser esta a forma de estar preparado para enfrentar os desafios. É preciso rever, reformular, acrescentar aos seus saberes e pra isso surge o trabalho do FNDE, que tem como visão de futuro ser referência na implementação de políticas públicas.

O FNDE é uma instituição que tem como valores o compromisso com a educação; ética e transparência, excelência na gestão, acessibilidade e inclusão social, cidadania e controle social, responsabilidade ambiental, inovação e empreendedorismo. O FNDE foi criado pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968. Trata-se de uma Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é: “Prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos”.

O FNDE atua nas redes de ensino publicas nos municípios, estados e Distrito Federal, e abrange todas as escolas sejam de ensino regular, EJA, educação especial, ensino profissionalizante.

Gostaria de destacar aqui o Programa Formação Pela Escola.

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Atualmente, o programa oferta os seguintes Cursos: Formação de Tutores; Competências Básicas; PDDE; PTE; PLi; Pnae; Fundeb; Controle Social; Siope; Ações de Infraestrutura Escolar (em construção).

Vejo que este programa pode contribuir e muito para o bom funcionamento e desenvolvimento da educação em nosso município como em todo o país.

Em busca de solução para a falta de capacitação e atualização podemos sugerir algumas medidas que poderiam surtir efeito, tais como:

• Habilitar os docentes atuantes nos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) por meio de ensino a      distância (EAD), certificando

    • Promover debates, ao menos, no final de cada semestre com professores do município, onde possam discutir temas voltados à prática nas escolas municipais, bem como o andamento da alfabetização ou a avaliação escolar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com