TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas administração de pessoal

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Professora EAD Carla Fregni

Gestão de Pessoas

Técnicas de Administração de Pessoal

Projeto Interdisciplinar aplicado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos II (PROINTER II), como requisito para a avaliação da Disciplina de Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal, para atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sumário

Considerações Iniciais 4

Implantação do Setor de Recursos Humanos na empresa 5

Cronograma 9

Considerações Finais 12

Referências Bibliográficas 13

Considerações Iniciais

O objetivo do trabalho é a implantação do Setor de Recursos Humanos em uma empresa privada. Esta empresa irá demonstrar a viabilidade da implantação e estruturação do Setor de RH, que será o planejamento estratégico realizado pelos diretores, que através desse buscam definir diretrizes para que a empresa consiga atingir os seus objetivos. As empresas que já dispõem de um setor destes, agregam valor e demonstram confiança para seu cliente.

No caso da empresa proposta, consideramos que a necessidade de implantar um setor de Recursos Humanos surgiu a partir do momento em que houve insatisfação dos funcionários diante da empresa, que apontaram vários fatores que necessitam ser melhorados para que possa atender todos os interesses dos funcionários.

Implantação de um Setor de Recursos Humanos na Empresa

(Relatório Parcial)

A empresa é constituída por funcionários que buscam uma proposta, na qual o objetivo é alcançar a satisfação dos clientes e colaboradores, destacando os benefícios para cada funcionário, e ao mesmo tempo para os diretores da empresa, sempre pensando na satisfação de ambos.

Inicialmente, a empresa surgiu através de dois irmãos, que se lançaram a frente de abrir seu próprio negócio, que foi necessário a contratação de funcionários, e com isso, a implantação de um Setor de Recursos Humanos.

Foi proposto a criação de um portal corporativo, com o intuito de facilitar a comunicação com os colaboradores. Dentro do portal, o funcionário pode visualizar informações e noticias da empresa, além de tirar dúvidas referentes à CLT e outras questões.

A proposta da empresa é oferecer programas de informática aos clientes com preços mais acessíveis, e deixar tanto nossos clientes como nossos funcionários satisfeitos com o que é oferecido nessa empresa. Para os clientes, a proposta é prestar um atendimento eficaz, com funcionários prestativos ao atendimento. Já para os funcionários, além de um salário que nenhum deles está de acordo, oferecemos um plano de benefícios, com convênios nas áreas médica e odontológica.

A elaboração de um Plano de Carreira é vista como uma etapa essencial para o desenvolvimento dos colaboradores em uma empresa. É a estratégia mais eficiente para que, tanto a organização quanto seus funcionários possam ter uma visão de curto, médio e longo prazo a respeito das possibilidades de crescimento de ambos.

Um plano estratégico interfere desde a motivação da equipe até a redução da rotatividade, com isso aumentando a produtividade.

O principal objetivo de um plano de carreira é reter talentos presentes nas corporações. O planejamento de carreira possibilita o trabalho do auto desenvolvimento de cada colaborador, oferecendo espaços. Além de delimitar as possibilidades frente ao crescimento e amadurecimento profissional, preparando seus sucessores, principalmente, para as posições estratégicas, otimizando sua competitividade e capacidade de atuação no mercado.

Aqueles que possuem este planejamento se tornam mais focados em seus objetivos, agem mais rápido, são mais dedicados, buscam maior conhecimento e trabalham melhor e equipe.

Por fim, o Setor de Recursos Humanos, se reúne periodicamente para debater assuntos voltados a empresa, clientes e funcionários. Portanto, são abertas oportunidades para que cada funcionário exponham suas idéias, sobre qual a melhor maneira para atender cada um, dentro das possibilidades da empresa, buscando a satisfação para eles.

A falta de treinamento pode causar alguns problemas dentro da empresa, intrigas entre colaboradores e até mesmo entre líderes e subordinados. A falta do treinamento traz atrasos no processo do objetivo proposto pela empresa que nesse caso é o crescimento entre empresas do ramo.

O planejamento estratégico de Gestão de Pessoas inclui o treinamento de funcionários, mantendo o sistema equilibrado dentro da empresa. Em longo prazo esse planejamento evita desligamento dos funcionários dentro da empresa devido a falta de produtividade, por não saber qual é sua real função, feedback são tão importantes quanto o treinamento trazem confiança ao funcionário independente do grau do cargo, além do suporte que acompanha para os gestores.

Problema que podem ser causados pela desmotivação do colaborador pode ser resolvido com benefícios, ex. cesta básica, auxilio berçário, benefícios específicos, folga pelo feriado trabalhado além do valor definido na Lei n°605/49, art. 7º. (Aristeu de Oliveira – Cálculos Trabalhistas). Todos os benefícios podem ser fornecidos aos colaboradores sobre uma cláusula no contrato de trabalho do funcionário mantendo claro que todo o colaborador que tenha mais de um número de faltas por mês, perderá seus benefícios por um determinado tempo.

Uma idéia para Planejamento Estratégico, é conversar com os colaboradores e descobrir o que o deixa insatisfeito no serviço e trabalhar com o lado sentimental e emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com