TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As bibliotecas e a formação da cultura medieval

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Dentro de seu texto o autor ressalta os diferentes períodos vívidos durante o milênio da idade média, que apesar de o senso comum retratar como "a idade das trevas", ocorreram notáveis processos de desenvolvimento na construção e organização de conhecimento. O destaque foi ao período inicial da alta idade média, época que historicamente não teve o devido reconhecimento cultural, e tem papel especial dentro da temática abordada por Riché das bibliotecas na construção da cultura medieval. Inicialmente o escritor aborda a importância da biblioteca de Cassiodoro na preservação da cultura antiga. Apesar de em muitos momentos algumas pessoas abordarem a cultura antiga como objeto de conhecimento totalmente destruído pelos bárbaros em suas invasões, o respectivo local instituído com considerável esforço do senador Cassiodoro, que buscou preservar uma espécie de "cultura cristã clássica". Apesar de uma parte deste legado ter sido destruída após invasão dos lombardos a Itália, uma parte ainda é preservada no Latrão, residência dos papas.

No seguinte período histórico até o final de toda a idade média, se percebe o estabelecimento de uma nova cultura cristã, no qual os monges com o objetivo de atingir a maior camada possível da população, utilizam-se da bíblia como leitura essencial e base cultural. Neste cenário cada mosteiro passa a ter uma pequena biblioteca, que tinha uma pequena base de livros, e aumentava conforme os escribas trabalhavam, e podiam enriquecer o leque de leituras. Os mosteiros poderiam ser consideradas verdadeiras editoras, visto que em dado momento passaram a reproduzir por meio dos escribas e conservar variados tipos de escritos. Com isso, ao mesmo tempo em que os monges se dedicavam a promover a cultura cristã, também enriqueciam seus níveis conhecimento tendo um privilegiado acesso à cultura letrada, em uma época no qual poucos tinham contato, se restringindo quase que exclusivamente aos aristocratas do período.

Riché encerra sua abordagem ao tema apontando o período como determinante para a fundação da cultura europeia e a disseminação de livros notadamente. Essa análise se opõe aos reducionismos históricos ligados ao conhecimento nesta época.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

RICHÉ, Pierre. As bibliotecas e a formação da cultura medieval. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian (Org.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. pt. 3, p. 246-256.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com