TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aquatica

Monografias: Atividade Aquatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

A relação entre o homem e o meio liquido, acontece desde o início de sua existência. Passando pelo simples fato de concepção da vida, os espermatozoides “nadam” para fecundar o óvulo, e a partir daí durante toda a gestação mantém seu primeiro contato com o meio líquido no ventre materno, envolto pela bolsa amniótica.

As primeiras civilizações, tiveram que adaptar-se ao meio líquido, considerando principalmente o fato de que nosso planeta é mais de 70% coberto por água, e que também por conta da maior facilidade de se conseguir alimentos, as civilizações procuravam se estabelecer próximos a locais como lagos, rios, etc..., portanto, por condições de sobrevivência, como a necessidade de se alimentar e também para se refugiar, os indivíduos foram obrigados a enfrentar o meio liquido, e nessa condição tentar se movimentar dando início ao ato de nadar para obter mais alimentos, ou para fugir de predadores terrestres.

A integração do homem com o meio líquido como decorrência de um processo de adaptação e, ao mesmo tempo, de transformação da natureza e evolução da espécie, tem-nos levados a criar constantemente novas formas de locomoção na água, como por exemplo a NATAÇÃO.

Não se sabe ao certo a data em que o homem começou a dedicar-se a natação. Estudos indicam sua prática existe desde a entiguidade, passando períodos: Clássicos (500-338 a. C.), Queda do Império Romano( século 5 d. C.), Renascença (séculos 15 e 16) até sua evolução nos dias de hoje. Catteau & Garoff (1990) afirmam que a origem se confunde com a da própria humanidade, referindo-se à prática para subsistência e sobrevivência da espécie.

Questão 2:

A natação e a hidroginastica representam inúmeros benefícios para a saúde não apenas fisiológica, como também à qualidade de vida. Com a comodidade da modernização, crianças e adolescentes vem se tornando cada vez mais sedentários, e ociosos em seu tempo livre dando maior importância a dispositivos eletrônicos, com a evolução da sociedade, essas crianças e adolescentes tendem a desenvolver-se com limitações em realização de esforços físicos. É de suma importância que as novas gerações sejam incentivadas a prática constante de atividades físicas, para a prevenção de doenças crônicas em sua vida adulta.

Os benefícios das atividades praticadas em meio líquido, refletem não só em aspectos físicos ao realizar movimentos com baixo impacto aos tensões e articulações, auxílio em melhora do sistema respiratório, estimulação e tonificação de musculos,prevenção de acúmulo de gordura corporal, impedimento de variações cardiovasculares como hipertensão e também a recuperação de doenças como: bronquites e asmas.

Também devem ser destacados os aspectos motores/ cognitivo/ sociais e afetivos, estes que respectivamente beneficiam tratando de recuperação e melhora no equilíbrio e coordenação motora, flexibilidade e força dor membros/ desenvolvimento intelectual como: memória, alerta situacional, decisão e entendimento/ as atividades podendo ser executadas individual ou coletivamente, auxiliam a interação entre participantes, trabalha o relacionamento interpessoal, afasta preconceitos e inclui pessoas de diferentes condições físicas ou sociais, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com