TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Monografias: Atividades Aquaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

Desde os primórdios, os indivíduos já utilizavam com muita freqüência esse ambiente, seja para recolher um alimento, seja para fugir de um perigo, atirando-se na água e nela se deslocando. Podemos dizer que o meio aquático é quase o nosso habitat natural, afinal, também no ato da concepção da vida, os espermatozóides "nadam" até o óvulo para fecundá-lo e, desde a gestação, o ser humano está envolto pelo meio líquido.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito

da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

1 Os benefícios que são obtidos por meio da pratica da atividade física na água envolvem os aspectos: cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico), recreativo e os relacionados com a saúde.

1.1 Aspecto físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras (caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar).

1.2 Aspecto cognitivo: desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento.

1.3 Aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com outros colegas; contribui na construção da personalidade; auxilia em uma relação de empatia entre os colegas, evitando qualquer tipo de preconceito; melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade.

3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

As unidades de ensino dizem respeito às etapas escolhidas para o ensino da adaptação aquática. A sequência pedagógica do aprendizado da natação pode ser dividida em cinco unidades, desenvolvidas mediante exercícios e jogos: ambientação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com