TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Ensaios: Atividades Aquaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos

•Refletir sobre os elementos semelhantes e diferentes no desenvolvimento histórico nas modalidades Basquetebol e Voleibol.

•Compreender como a criação e o desenvolvimento histórico dos esportes coletivos possuem raízes políticas, econômicas e sociais.

•Elaborar uma tabela apresentando as semelhanças e diferenças no processo de criação e desenvolvimento dos esportes Voleibol e Basquetebol.

Descrição da atividade

Após leitura atenta dos materiais indicados, elabore uma tabela apresentando elementos acerca da história do Basquetebol e do Voleibol que sejam semelhantes e diferentes, explicitando os argumentos que fizeram você chegar a tal compreensão. A tabela deve ser divida em duas partes: 1)elementos semelhantes; 2)elementos diferentes.

TABELA

Elementos semelhantes:

_Mudança do tamanho da quadra; em ambos os esportes a quadra começou com a medida menor do que a medida da atualidade.

_Popularização das duas modalidades esportivas durante as guerras mundiais; soldados americanos praticavam as duas modalidades em momentos oportunos com outros soldados.

_Mudança na quantidade de participantes em cada time; no basquete cada time possuía nove jogadores, no vôlei a quantidade era ilimitada, porém a quantidade de jogadores teria que ser igual em cada equipe.

_Ambos os esportes foram criados para atender interesses específicos na época; o basquete para atender ao pedido do diretor do colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), devido à intensidade dos invernos americanos, e o vôlei para atender a necessidade de uma modalidade menos cansativa e impactante que o basquete, voltada para praticantes com faixa etária entre 40 e 50 anos de classe econômica privilegiada.

_Ambos os esportes foram criados no mesmo país e estado, o Estados Unidos Da

America em Massachusetts; o basquete por James Naismith e o vôlei por Willian Morgan.

Elementos diferentes:

_O vôlei possui um método de iniciação; o minivoleibol criado em 1975 pela FIBV em um Congresso na Suécia, é um método simples e adaptado às capacidades e às necessidades das crianças de 08 a 14 anos.

_O Basquete se popularizou mais rápido nas universidades estadunidenses; foi criado um órgão para regulamentar o esporte universitário, a atual National Collegiate Athletic Association (NCAA), que é responsável pela maior liga universitária de basquete do mundo.

_O basquete foi desenvolvido de maneira mais rápida como esporte de rendimento com caráter competitivo; ele foi apresentado nos Jogos Olímpicos de Verão de 1904, realizados em Saint Louis (Estados Unidos), e sua estréia oficial aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, realizados em Berlim (Alemanha).

_O vôlei se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com