TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Monografias: Atividades Aquaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a diferença entre Nadar, Natação e Atividades Aquáticas? Qual dessas citadas é a mais indicada para iniciar?

Nadar significa a ação participativa na água , se refere a qualquer ação motora que o indivíduo realiza intencionalmente para propulsionar-se através da água, refere-se a formas variadas e diversificadas de manifestação do sujeito na água, sem a intenção de resultados desportivos.

A natação carrega um caráter desportivo de busca, por meio de movimentos técnicos estabelecidos, visando elevados resultados rumo à vitória.

O termo atividades aquáticas inclui todos os tipos de atividades que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos, entre eles:

1) Âmbitoutilitário: envolve as escolas de natação para o aprendizado de crianças e adultos.

2) Âmbito educativo: natação para bebês, educação infantil, educação fundamental e média, ensino superior e centrosde educação especial.

3) Âmbito desportivo ou competitivo: natação com atletas, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, natação em águas abertas, maratonas aquáticas, entre outras.

4)Âmbito da saúde: aquaginástica, aquaeróbica, aquafitness, natação livre, deep runner (corrida aquática), hidrobike (spining na água), aqua ioga (ioga na água), hidro jump (minicama elástica para atividades dentro da água), hidroginástica, hidro power, hidro cárdio, hidro mix, aqua circuit, watsu, entre outras.

5) Âmbito terapêutico: recuperação de lesões, hidroterapia, natação terapêutica para portadores de deficiência respiratória ou alterações posturais e natação para gestantes.

6) Âmbito recreativo: banho livre e recreação

Assim, devemos entender que atividades aquáticas é toda manifestação esportiva, lúdica ou programa que se desenvolve dentro do meio aquático, por tanto desde o começo dos tempos onde o ser humano passa a desenvolver coisas do seu dia a dia envolvendo água (lazer, esporte, educação, etc..) é denominado atividades aquáticas.

Logo a mais indicada para iniciar seria uma atividade aquática.

2) Segundo CATTEAU E GAROFF, quais as correntes pedagógicas da natação? Comente sobre as mesmas.

A partir da realização de um estudo histórico-técnico, comparativo e geográfico, os métodos de aprendizagem da natação encontrados formam classificados em três correntes de ensino fundamentadas nas formas do pensamento humano: concepção global, concepção analítica e concepção moderna.

A concepção global é a mais primitiva das três citadas, porém até hoje a mesma continua presente em ambientes que estimulem a prática da natação. Essa concepção se explica pelo instinto, pelo inato, pelo espontâneo, ou seja, é uma atividade empírica e autodidata do indivíduo. Nela o indivíduo, voluntariamente, sem preocupação com o método ou organização passa a experimentar formas de movimento que o façam nadar (CATTEAU e GAROFF, 1990).

Já a concepção analítica se opõe a concepção global, tendo em vista primordialmente a preocupação com um método de aprendizagem. Desde o início, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com