TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquaticas

Casos: Atividades Aquaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

JOÃO VALTER MESQUITA DIAS RA-1157241

Educação Física Bacharelado

HISTÓRIA, BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO

ALEX FABRICIO BORGES

Centro Universitário Claretiano

CUIÁBA

2014

1) Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?

Pascal afirma que a pressão do liquido é exercida sobre todas as áreas do corpo imerso em repouso em uma determinada profundidade, aumentando à profundidade a pressão aumenta proporcionalmente e à densidade do fluido. A força de arrasto que é o movimento que se opõe ao movimento realizado na água, dividido em duas categorias; frontal ou de superfície ou onda. É importante o nadador ou praticante de hidroginástica saber, pois o posicionamento para realizar o nado ou exercício, diminui ou aumenta a intensidade. A temperatura da água influencia quanto a perda de calor do corpo, para provas oficiais a água deve estar entre 25ºC e 28º C visto que o atleta pode ter um maior rendimento com menor gasto calórico. Para aulas de hidroginástica é recomendável estar a 27ºC e para aulas de relaxamento cerca de 32ºC, a temperatura ajuda na flexibilidade, oxigenação muscular e articular e propicia a vasodilatação.

2) Dentro da hidroginástica, quais cuidados precisam ser tomados pelo professor ao aplicar sua aula? Quais propriedades físicas da água interferem na realização dos exercícios de hidroginástica? Como é possível avaliar o nível de intensidade de uma aula de hidroginástica?

Instrutores de Hidroginástica devem ensinar a maioria de suas aulas do lado de fora da piscina, e estão sujeitos a gravidade. É preciso um bom par de tênis, utilizar exercícios de baixo-impacto, e demonstra exercícios assentado de uma cadeira ou qualquer outro objeto, a visualização dos exercícios pelos alunos é muito mais fácil, e os iniciantes aprende com mais estimulo visual e verbal. Em ambientes abertos deve ter cuidado com o calor, a desidratação, pois isso é bom um boné, ou chapéu e uma garrafinha de água.O maior problema encontrado por professores é a voz, pois deve fazer muito esforço pra driblar a musica, é sempre bom ter um microfone. Poderá também ensinar de dentro, mas a visualização dos exercícios vai ser debilitada pelos alunos, tem que ter mais estímulos verbais e comparações. Os alunos devem ser bem experientes para que você decida ensinar lá de dentro, tendo suas vantagens; O Professor divide o mesmo meio com os alunos. A ajuda dos próprios alunos pode ser bem-vinda para corrigir movimentos uns dos outros; É mais fácil e divertido para o Professor; os alunos se sentem mais motivados quando o Professor está exercitando junto deles. Acredito, que a única propriedade física da água que interferem a realização do exercício é a temperatura em que o meio se encontra, não recomendável ser abaixe de 27ºC. Com a escala de Borg que foi construída em relação a frequência cardíaca e o nível de VO2 do participante, ela varia de 6 a 20, com o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com