TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares Presenciais

Por:   •  22/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

SENAC RIO GRANDE DO SUL

CURSO TÉCNICO EM QUALIDADE

MARIA FERNANDA RIBEIRO FERNANDES ALVES

RESENHA DO VÍDEO I

Resenha apresentada ao Curso Técnico em Qualidade do SENAC como requisito para obtenção de nota parcial na Disciplina Atividades Complementares Presenciais I sob orientação da tutora Rita de Cássia da S. Basílio.

SALVADOR

2023

  1. INTRODUÇÃO

 

Embora o conceito de qualidade como a conhecemos seja algo relativamente novo surgido a partir de três acontecimentos históricos, a Revolução Industrial e as duas Grandes Guerras, a ideia de qualidade já havia sido trazida por Platão no contexto da sua Teoria das formas e por Aristóteles, em 350 a.C., que estudou as qualidades em seu livro Categorias (WIKIPEDIA).

Segundo a norma ABNT NBR ISO 9000, 2015:

“Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes” (ABNT NBR ISO 9000, 2015).

Vários conceitos de Qualidade são trazidos por autores da área, tornando, assim, o conceito de qualidade algo muito subjetivo. Justamente neste contexto o papel do técnico de qualidade se mostra extremamente importante, uma vez que ele é o profissional indicado para aplicar, além dos conceitos, as ferramentas de gestão da qualidade que visam à melhoria contínua dos processos através de técnicas diversas para atingimento de metas.

Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de elucidar os seguintes tópicos:

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional;
  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de Qualidade;
  • Atuação e atividades do técnico em Qualidade em diversos segmentos;
  • O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações;
  • Cases de sistemas da Qualidade;
  • Metodologias e histórico da Qualidade.
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO COM O MERCADO E PERFIL PROFISSIONAL

O vídeo apresentado para basear esta resenha mostra Carlos, funcionário do hotel Bem Estar e estudante do curso técnico em qualidade. O referido hotel está em busca da certificação em qualidade e convidou o Carlos para fazer parte do processo. O funcionário relata que tem dúvidas inerentes ao processo e à profissão em si, o que é comum entre funcionários e até estudantes pois as empresas geralmente só buscam a qualidade quando necessitam de certificação e consequentemente vão passar por auditorias, não focando na qualidade de seus produtos ou serviços, como é o caso do hotel. Na maioria das vezes o papel do técnico de qualidade é exercido por um outro profissional, o que gera ainda mais dúvidas e dificuldades.

  1. MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO DA ÁREA DE QUALIDADE

O mercado de trabalho para o profissional da área de qualidade é bastante amplo, como mostra o vídeo, podendo atuar em diversos setores como automotivos e metalúrgicos, alimentícios em geral, inclusive em empresas que envasam bebidas, setores de saúde como hospitais, clínicas e laboratórios, bancos, hotéis, energia, educação, comércio em geral, etc. A busca pela qualidade dos processos e serviços é vista em todos os setores da sociedade e é de extrema importância a atuação de uma pessoa qualificada na área pois, embora a qualidade seja multidisciplinar, um técnico em qualidade exerce papel fundamental na gestão da qualidade.

  1. ATUAÇÃO E ATIVIDADES DO TÉCNICO EM QUALIDADE EM DIVERSOS SEGMENTOS

Como já mencionado, o técnico em qualidade tem papel fundamental na gestão da qualidade dentro das empresas e pode atuar em diversos setores. A qualidade só funciona se todos os setores da empresa participarem, é necessário dialogar com todos os departamentos da empresa para que haja otimização do processo e/ou da prestação de serviço. O vídeo traz como exemplo alguns cargos que podem ser exercidos pelo profissional de qualidade como auditor da qualidade, participando de auditorias externas e internas, inspetor de qualidade, realizando inspeção dos produtos e processos, assistente da qualidade, assistente de processos, dentre outros, exercendo diversas atividades como elaboração e realização de manuais e procedimentos da qualidade, acompanhamento, realização e avaliação dos processos de melhoria, gerenciamento de indicadores, etc.  Certamente na rotina diária dentro das organizações esse quadro poderá ser bem maior, haja vista a multidisciplinaridade da qualidade, que abrange muitos fatores.

  1. O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

O vídeo mostra o quão importante é a qualidade dentro das organizações no que diz respeito à eficiência estratégica, pois o mercado está cada vez mais competitivo e estar vinculado à padrões de qualidade, a exemplo da ISO 9001 pode trazer muitos benefícios à empresa, podendo abrir portas para novos clientes que estão a cada dia mais exigentes com relação à qualidade não apenas do produto, mas sim de todo o processo, desde a qualidade da matéria prima até a maneira de descarte e logística reversa do produto após uso, por exemplo e também novos parceiros de negócios, fornecedores e todos os stakeholders. A qualidade em si é vista como uma estratégia dentro das organizações como forma de captação de novos clientes. A sociedade está em busca de melhorias, onde a redução e reaproveitamento de resíduos, uso racional de recursos naturais e empresariais, etc. são valores importantes para todos e a qualidade é uma maneira de garantir esses valores.

  1. CASES DE SISTEMAS DA QUALIDADE

O vídeo apresenta três cases de sistema de qualidade. São eles:

  • Fábrica de Móveis: A empresa fabrica móveis residenciais e comerciais, atendendo também o setor hoteleiro. A partir da certificação da ISO 9001, que ocorreu há dois anos, eles conseguiram aplicar o referencial normativo ao sistema de qualidade da empresa gerando ganhos significativos, tanto com relação ao atendimento de requisitos dos clientes, controle dos desenhos, capacitação de pessoal, quanto a implementação de indicadores de qualidade, resultando na satisfação do cliente.
  • Usinagem: Atende indústrias da região do polo industrial e por exigência dos clientes, aderiram à norma ISSO TS 16949. Foi relatado pelo Sr. Júlio, representante da empresa Usinagem Vértice, que houve resistência por parte dos funcionários da empresa com relação às mudanças nos processos e à rotina. Ao implementar o programa 5 S, foram observados benefícios. Foram gerados manuais da qualidade e procedimentos. Com a implementação da ISO 9001foi possível organizar os documentos e desenhos válidos na empresa até os dias atuais. Ele desta ainda, ganhos como a disseminação das questões relacionadas à qualidade, o exercício da liderança devido às capacitações realizadas. Após a certificação as especificações técnicas e pontualidade na entrega foram conquistadas.
  • Desenvolvimento de Software: A empresa Vector Software desenvolve softwares para os setores imobiliário, financeiro e contábil. A Vector é certificada há três anos e ao longo desse tempo foi possível ver os ganhos. O CEO da empresa, o Sr. Francisco destaca como ganhos, dentre outros, o mapeamento do processo que até então era desconhecido pela maioria dos funcionários e o rigoroso controle de qualidade documentado. Ele traz um fator muito importante que é o fato de a norma ISO 9001 ser genérica e isso facilitou a adaptação da norma à realidade da empresa, que agora busca a certificação CMM.
  1. METODOLOGIAS E HISTÓRICO DA QUALIDADE

A partir da Revolução Industrial e do pós guerra foi possível a implementação das Ferramentas da Qualidade, onde, neste período, dois profissionais se destacaram, Deming e Juran.

A contribuição de Deming para a área de qualidade tem relação com o controle estatístico do processo, isso na década de 1950. O autor criou o chamado “Ciclo de Deming”, também chamado de ciclo PDCA que é largamente utilizado atualmente. Ele defendia a ideia de que a adoção do controle de qualidade e a participação no processo de produção tinha que ser de toda a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (211.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com