TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 6

GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Atividade de Portfólio 10ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

Uberlândia

2017

Com base em todo o conteúdo apresentado até agora, responda às questões a seguir:

1)      Conceitue ginástica.

Com a evolução dos povos o conceito de ginástica foi mudando nesse percurso, de acordo com as historias o primeiro conceito de ginástica surgiu na Grécia por volta 400 a.c. que para eles era (gymnastiké-salicet téchue) significava  a arte de exercitar-se com o corpo nu, se tratavam de jogos, como corridas em que envolviam cavalos ou não, praticas de lutas entre outros,para eles envolviam muito mais que simples jogos, fazia parte dos seu valores morais e também da sua cultura,  sendo que somente os cidadãos homens participavam, para muitos esse conceito não é valido, pós se tratavam de valores étnicos e morais somente dos gregos. Outros conceito vão surgindo de acordo com a evolução, na Europa a ginástica teve mas como práticas de atividade físicas, lutas,formações de soldados, surgindo também  nas escolas, ela também foi ligada com questão da saúde, com isso sendo reconhecida no mundo. No final do século XX surgiu um movimento no mundo que se chamava ( Sport For All ) que no Brasil era Mexa-se esse movimento foi criado em prol da saúde, sendo que a ginástica foi ligada a ele e levada para dentro das academias, como uma forma de prevenção de doenças e condicionamento esportivo.

Segundo o mestre TOLEDO: 

A definição científica diz-nos que a ginástica é a exercitação metódica dos órgãos no seu conjunto (relacionada ao movimento e à atitude), por intermédio de exercícios corporais, de "forma" precisamente determinada e ordenados sistematicamente, de modo a solicitar não só todas as partes do corpo, como as grandes funções orgânicas vitais e sistemas anatômicos, nomeadamente: o respiratório, o cárdio-circulatório, o de nutrição (assimilação).

A ginástica então com essa evolução teve um grande peso na área pedagógica, sendo essencial na escolas com matéria a ser desenvolvida entre os alunos. Por fim toda a historia do conceito de ginástica, mas atualmente o mais usado é que todos exercício é considerado ginástica, por meio de exercícios especializados, visa fortificar e dar maior elasticidade ao corpo.     

2)      Comente os objetivos dos exercícios físicos ao longo da história do homem.

Durante a pré -historia a atividade humana dependia essencialmente do movimento que seria o ato físico, o homem usava sua força, velocidade e sua resistência, para caçar e se defender. Para sobreviver ele tinha as vezes que fazer grandes caminhadas e com isso eram obrigados a lutar,correr, saltar e nadar,  com isso a historia da educação evoluiu de acordo com o processo de evolução da sociedade, assim, estas habilidades motoras passaram a serem utilizadas com finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional.

3)      Como são classificadas as modalidades de ginástica atualmente, e quais são os campos de atuação?

Atualmente a ginástica é dividida em 5 campos:

 1° Condicionamento físico que engloba as atividades de que tem como objetivo de adquirir ou manter a condição física de um praticante.

2°  Competitivas reúne todas as modalidades de competição e também elas são abarcadas pela Federação Internacional.

3° Fisioterapêuticas são as praticas usadas no processo de prevenção ou tratamento de doenças, e também na reabilitação de acidentes.

4° Demonstração representa a Ginástica Geral, cuja principal característica é a não-competitividade, tendo como função principal a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social.

5° Conscientização essa modalidade focam-se em utilizar novas propostas de abordagem do corpo na buscar da solução de problemas físicos e posturais  

4)      Quais são as modalidades competitivas?

As modalidade competitivas são as que fazem parte da FIG (Federação Internacional de Ginástica ), que são elas  ginástica artística, rítmica,Trampolim acrobático, ginástica acrobática e ginásticas aeróbica.

5)      Descreva as características de três modalidades de ginástica não competitiva que você pretende utilizar como recurso pedagógico em sua prática profissional.

      Primeiramente a ginástica laboral que utilizada no ambiente de trabalho que é voltada para os funcionários, durante a jornada de trabalho, assim evitando lesões de esforço repetitivos, depois a ginástica de condicionamento físico que são os exercícios feitos em academias que ajudam no condicionamento e fortalecimento muscular e por fim a hidroginástica que com ela é possível melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória.

6)      Conceitue ginástica laboral.

A ginástica laboral é a realização de exercí- cios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e com isso evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Além dos exercícios físicos, consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.

7)      Como modalidade demonstrativa, qual o conceito de ginástica geral apresentado? 

A Ginástica Geral objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico e social aos que praticam, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, ao sexo, à idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar, neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (471 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com