TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Por:   •  5/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 3

NOME        

GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

São José dos Campos

2017

 Ginastica Geral

A Ginástica Geral tem como seu berço a Europa, local onde ela é mais difundida e desenvolvida, a Ginástica atual nasceu em 1800, e conta com grande número de adeptos nesse continente. A ginástica geral é proposta e difundida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), especialmente por meio das Ginastradas mundiais, e compreende e esfera da Ginástica orientada para o lazer (FIG, 1993, p.3). Sem a finalidade competitiva.

Segundo a FIG a Ginástica Geral engloba ainda a dança, jogos e expressões folclóricas nacionais. Considerada fator sócio cultural contribui para o desempenho físico e psicológico, integração social.

A Ginástica Geral não determina limites como idade, sexo, condições físicas ou técnica, possibilitando uma ampla participação. A GG tem como alvo o ser humano, estimula a socialização.

Em 1980 passou a ter mais atenção no Brasil devido a empenho dos professores Carlos Alcântara de Rezende (MG) e Fernando Brochado (SP), desde então iniciou-se o processo de expansão.

 A prática do Exercício Físico tem origem na Pré-História, a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, principalmente pela necessidade vital de atacar e defender-se. As práticas eram passadas através de gerações, os exercícios aparecem na forma de luta, natação, remo, hipismo, arte de atirar com arco, nos jogos, rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira geral.

A partir de 1800 surgiram escolas e movimentos ginásticos como uma conotação mais ligada a prática de exercício físico. Vários métodos foram sendo desenvolvidos, principalmente nos países europeus, que influenciaram e influenciam até hoje a ginástica mundial e em partículas a Brasileira. Dentre as que tiveram maior penetração no Brasil, estão as escolas alemã, sueca e francesa.

Métodos Ginásticos

 Calistenia

 A calistenia representa uma série de exercícios localizados, com fim corretivos, fisiológicos e pedagógicos, dada sua mobilidade e simplicidade, adapta-se a qualquer tipo humano, podendo ser considerada uma ginástica eclética.

É uma série de exercícios físicos realizados sem aparelhos, com a finalidade de produzir saúde, força, elegância e bem estar geral. Os exercícios afetam as grandes massas musculares, que colaboram para a manutenção ereta do tronco, e facilitam as atividades dos órgão vegetativos.

Escola Alemã

  • Teve início no século 19
  • Defesa da pátria, espirito nacionalista
  • Desenvolvimento do corpo saudável
  • Movimento ginástico na Alemanha: nacionalista, ultranacionalista, socialista e racista. Indivíduo=soldado.
  • Brasil: influência de imigrantes alemães. De 1860 a 1912 foi método oficial na escola Militar. Foi combatido por Rui Barbosa que preferia o Método Sueco.

Escola Sueca

Perh Henrik Ling (Pedro Enrique Ling), poeta e educador, nome inconfundível na atividade física sueca, contrariou as ideias dominante das época, estabeleceu novos rumos à prática de exercícios físicos, com o objetivo de regenerar o povo sueco, arruinado pela tuberculose, raquitismo e alcoolismo.

  • Ginástica pedagógica ou educativa, para atender a todas as pessoas. Desenvolver o indivíduo, normal e harmoniosamente, saúde vícios, enfermidades, postura.
  • Ginastica Militar: preparar o guerreiro/soldado. Tiro, esgrima.
  • Ginástica Médica e ortopédica: curar certas enfermidades.
  • Ginástica Estética: beleza e graça ao corpo.

No Brasil, Rui Barbosa e Fernando de Azevedo, defensores da ginástica sueca de Pedro Enrique Ling

Escola Francesa

  • Primeira metade do século 19
  • Educação voltada para o desenvolvimento social- homem completo e universal. Todo cidadão tem direito a Educação.
  • Baseado nas ideias doa alemães Jahne Guts Muths.
  • Visão de corpo anatomofisiológico, forte traço moral e patriótico.

Classificação Geral da Ginástica

 

A Ginástica envolve modalidades competitivas e não competitivas, envolve a prática de uma séria de movimentos, que exigem força, flexibilidade, coordenação motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com