TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Por:   •  11/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Disciplina: Atividades Rítmicas e Expressivas

Tarefa: Atividade do ciclo 1.

Nome: Mary Gusmão Guarato Belline

RA: 8019883

Turma: DGEFL1602BARA2O

Parecer do Tutor:

O conceito de que o simples fato de se movimentar já se considera uma evidência de ginástica. Foi na Grécia antiga que surgiu o primeiro conceito de ginástica, que era a arte de exercitar-se com o corpo nu. Naquela época, a ginástica era a principal função de atividades para a formação do indivíduo e estava relacionada com a concepção física, dos conhecimentos do corpo, com as músicas e as suas filosofias. A ginástica na Grécia antiga tinha por objetivo o desenvolvimento da saúde, valores morais e estéticos. Era praticada em ginásios e somente os cidadãos gregos podiam praticar, ficando excluídos os escravos, as mulheres e forasteiros.

Os métodos ginásticos que foram surgindo, que influenciaram e até os dias de hoje influenciam a Ginástica mundial foram do método Alemão, do método Sueco, do método Inglês, do método Francês, do método Dinamarquês e do método Calistenia.

No método Alemão tinha como o principal objetivo criar um espírito nacionalista para defender a pátria e atingir o corpo saudável tornando-o forte, robusto e ágil.

No método Sueco tinha como objetivo que a ginástica e atividades físicas fossem para todo o público e era dividida em aquecimento, parte fundamental e relaxamento. Também dividida como ginástica militar, ginástica médica, ginástica estética e ginástica educativa.

No método Inglês, a educação era promovida unicamente a elaboração de jogos e a atividade atlética e que se tornou conhecidos nos principais esportes da atualidade.

No método Francês tem como objetivo focar nos exercícios para moldar o corpo em busca do corpo belo. As atividades realizadas são os exercícios de ordem, ginástica com os aparelhos, exercícios militares e outros.

No método Dinamarquês tem como objetivo movimentos suaves e naturais e os exercícios eram classificados com o uso de aparelhos que forneciam resistências, atividades que melhoravam a habilidade, a velocidade e a coragem e atividades que ajudavam a terem mais mobilidade e estabilidade às articulações.

Por fim, no método Calistenia utilizavam atividades que desenvolvem agilidade física, flexibilidade e força para atingir a máxima contração muscular.

Com o passar do tempo até no século 20, a ginástica e exercícios físicos serviu para fins militares com o termo “ginástica higiênica”, no período Renascentista com descoberta de valores gregos, e por fim, expressão corporal e exército militar. Mas no geral, tinham a mesma finalidade, que é para promover a saúde e bem estar, formar as pessoas para servir a pátria, regenerar a raça e desenvolver a moral de todos os cidadãos.

No fim do século 20 a definição de ginástica começa a ter modificações devido ao movimento em prol da saúde que foi preconizado no mundo, principalmente na Europa que foi denominado “Sport For All” conhecido e traduzido no Brasil como a Campanha do Mexa-se.  A ginástica foi evoluindo com a educação física e tem passado por várias transformações, principalmente nas décadas de 1980 e 1990 que sofreu uma grande influência na área pedagógica.

A Confederação Brasileira de Ginástica foi conquistada por vários brasileiros, entre eles os técnicos, ginastas, dirigentes e árbitros. Diz à história que teve o começo no Estado do Rio Grande do Sul pela colonização de alemães que foi se espalhando pelo País. Foi em 1951 que o esporte no Brasil começou e teve a oficialização da ginástica olímpica e mudanças, uma delas foi o primeiro campeonato brasileiro em São Paulo, onde se filiou a FIG, Federação Internacional de Ginástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (167.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com