TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades complementares presenciais

Por:   •  10/4/2024  •  Resenha  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: DAIANE CRISTINA FAVERO POLGA

COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I

PROFESSOR: FERNANDA OTESBELGUE PINTO

ATIVIDADE Nº: I

POLO: FRANCISCO BELTRÃO

LOCAL E DATA: DOIS VIZINHOS, 12 DE FEVEREIRO DE 2024


RESENHA

-Contextualização com o mercado e perfil profissional.

Em nosso cotidiano, poucas vezes paramos para analisar o que está em nossa volta e nos perguntar como aquilo é feito ou então quais processos são necessários para que tal coisa estivesse ao nosso alcance. Tudo o que consumimos seja alimentos, peças de vestuário ou até mesmo um carro do qual utilizamos para nos locomover tem seu processo para ser construído e chegar em perfeitas condições até nós consumidores. Mas alguma vez você já analisou o que ou quem está por trás disso tudo garantido a qualidade e eficiência dos produtos para os consumidores?

Esse profissional é um TÉCNICO DE QUALIDADE, ele visa a excelência dos produtos buscando um olhar mais conceituado da empresa perante seu público alvo, sendo assim, esse profissional atua no controle, inspeção, garantia e também gestão da qualidade.

-Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade.

O técnico de qualidade pode atuar em diversas áreas podendo citar aqui: setor automotivo e metalúrgico, setor alimentício em geral, setor da saúde, setor bancário e empresas  fornecedoras de serviços (hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, planos de saúde e educação), setor do comércio em geral. Os mesmos também podem ocupar cargos como auditor da qualidade, inspetor da qualidade, assistente da qualidade e processos. São diversas áreas e diversas também são as funções desempenhadas por esses profissionais para garantir a satisfação de você cliente e consumidor.

No ramo da indústria como exemplo, o técnico de qualidade pode desenvolver seu trabalho fazendo inspeção dos produtos de determinada linha de produção, ou então em uma empresa de prestação de serviços pode atuar na gestão da qualidade realizando auditorias e análises críticas de indicadores  junto com a diretoria.  O técnico de qualidade busca sempre a eficiência de seu produto para garantir a confiança de seus consumidores visando então a abrangência de sua marca.

-Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

Podemos  aqui exemplificar alguém que trabalha na área de inspeção da qualidade no ramo de vestuário, onde esse profissional irá atuar na manutenção de qualidade no processo dos produtos analisando as não conformidades encontradas e realizando treinamentos para os funcionários podendo também implantar sistemas de melhorias. Outro exemplo é o ramo de prestação de serviços no ramo da contabilidade, onde o profissional formado na qualidade auxilia na implementação de práticas de gestão para a melhoria de seus processos. As atividades realizadas por esses profissionais em todos os exemplos são semelhantes mas varia de acordo com o ramo de atuação da empresa, a expectativa sempre é agradar e atender as necessidades de seus clientes, resumindo, nós consumidores.

-O papel da qualidade e sua importância estratégicas nas organizações.

O setor da qualidade dentro de uma organização tem grandes atribuições como por exemplo: estabelecer padrões de produção, inspecionar o que está sendo realizado e corrigir falhas. Esse setor possibilita a redução de erros operacionais e o reaproveitamento de recursos estratégicos contribuindo para que se tenha um negócio mais competitivo.

Sabemos que dentro de uma empresa certificações são uma grande vantagem, pois as mesmas indicam que a organização atua com um alto padrão de precisão. Nesses termos novamente entra o setor da qualidade, pois ele avalia e implanta as mudanças necessárias para atender as exigências e consequentemente trazer a certificação desejada.

-Cases de sistemas da qualidade.

Para alcançar seus objetivos, as empresas precisam se utilizar de alguma case a qual traga retorno para o que almejam. Uma case de sucesso que aqui podemos citar é a ISO 9001, seu objetivo é assegurar qualidade na entrega dos produtos. Muitas das grandes empresas ao nosso redor utilizam esse meio como estratégia para os ganhos de suas organizações e nós consumidores nem imaginamos todo o processo que leva para que tantos produtos que consumimos possam chegar em boa qualidade até nós. Há vários casos de empresas que conseguiram implantar a ISO 9001 e obtiveram sucesso total, como exemplo uma empresa de móveis residenciais que implantaram esse referencial normativo em sua gestão da qualidade o logo de inicio já aumentaram seus ganhos pois conseguiram diminuir o desperdício de materiais, capacitaram seus funcionários e consequentemente com a boa qualidade seus produtos aumentaram seus clientes. Outro exemplo é uma empresa do ramo de usinagem, que após esse processo conseguiram disseminar as questões da qualidade e também exercer o papel de liderança por meio de capacitações e além de tudo aumentar a pontualidade nas entregas. E para terminar, aqui vai um caso na área de desenvolvimento de software, que conseguiram melhorar a qualidade de seus produtos que agora passam por um rigoroso processo para garantir a satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com