TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Trazem Benefícios Para o ensino aprendizagem de alunos

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Aluna: Tamires dos Santos Teixeira

RGM: 23653531

Polo: Paulista

Tutor: Carlos Adriano Martins

Atividades práticas trazem benefícios para o ensino aprendizagem de alunos

Existe uma busca muito grande em buscar novas alternativas para diversificar o ensino de ciências. As atividades em laboratórios e de campo são um meio de contribuição, aliadas na apresentação de dado assunto, de forma mais significativa. Apesar dos desafios, elas fomentam nos alunos a curiosidade, capacidade de resolução de problemas e uma maior compreensão, sendo recursos de grande valia no ensino.

As aulas em laboratórios possuem alguns desafios, como, por exemplo falta de materiais e de tempo para preparação da aula, inseguranças por parte do docente em relação aos experimentos, de que maneira a turma vai reagir a esse novo modelo e sem falar na escassez de equipamentos, locais próprios e adequados para a atualização, seguindo as normas de segurança. Quando pensamos em aulas de campo, podemos citar dois desafios:  a segurança com as saídas, casos as aulas sejam fora do ambiente escolar e autorização dos pais para que todos os alunos possam participar.

Entretanto, as aulas que fogem do tradicional giz e lousa trazem inúmeros benefícios. Vamos começar com as aulas de laboratório: interesse, curiosidade, imaginação e raciocínio por parte dos alunos. Eles podem lidar com situações completamente novas, deixando-os instigados e mantendo a atenção. Com relação as aulas de campo, permitem que o aluno perceba interações que fazem parte do seu dia-a-dia, trazendo para a aula questões que ele já conhece, o levando a reflexão, de forma a também desenvolver outras disciplinas em conjunto.

Um apontamento importante, é que mesmo com a escassez de recursos, é possível realizar uma aula prática. Dito isso, como exemplificação: estudo de fungos, a partir de 3 exemplos: bolor nos alimentos, liquens e orelha-de-pau. Diferentes tipos de fungos, mostrando de forma simples que os ensinamentos da escola, são aplicáveis no dia-a-dia. Podemos citar também um experimento super simples, mostrando de forma prática o que é a densidade, tão presente no cotidiano, utilizando um recipiente com água e objetos diferentes que os próprios alunos podem trazer.

Muito importante lembrar que um bom planejamento por parte do docente é imprescindível para a condução e sucesso da aula prática, levando em consideração os aspectos de escolha do conteúdo, tempo da aula, os objetivos, conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo que será abordado, etc. Os conteúdos que podem ser abordados em ciências, podem variar entre as disciplinas de biologia, química ou mesmo física.

Dessa maneira, as aulas práticas, sejam em laboratórios ou em campo, são grande aliadas no processo de ensino aprendizagem, contribuem favorecendo a fixação de conhecimento, qualidade no aprendizado, melhora no desempenho escolar, melhora na motivação e interesse por parte dos alunos e que mesmo sem um laboratório e recursos, é possível realizar atividades práticas visando sempre a diversificação e qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com