TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atpa Literatura Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Atpa Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Literatura infantil

Tutor presencial Claudia Margarido

Componentes do grupo

Givaldo

Emellen

Cristiane

Jucélia Rodrigues Silva 3829679752

Lidiane

Literatura Infantil

Introdução:

O presente trabalho discorre sobre as contribuições da contação de histórias na vida das crianças e o papel daquele que se dispõe a conta - la.Mostra a origem do surgimento da literatura infantil e o seu nascimento com o reconhecimento da infância que percebe a importância da educação. E com o decorrer de algum tempo a percepção da necessidade de apresentar uma literatura especifica para essas crianças.Nas abordagens das emoções apresenta descrição dos momentos de prazer e enfoca as contribuições importantes para o desenvolvimento cognitivo de quem as ouve. Apontará alguns aspectos em que a contação de história envolve os ouvintes e também procedimentos necessários que os contadores devem se apropriar referente a técnicas e a seriedade deste trabalho, pois terá grande influência em seus ouvintes.

Utilizar esse recurso pedagógico, é uma forma de admitir que a influência é o estimulo da imaginação tem no desenvolvimento humano,os contos e histórias uma forma de trabalhar tornando assim mais prazerosa e divertida essa ação e forma de trabalhar.A importância da reescrita que demonstra a visão de vários participantes, como também a necessidade de gravuras para representar as histórias e prender à atenção do aluno, afinal vivemos em momento mundial desenvolvido tecnologicamente o que faz com que seja um grande desafio fazer da escola um local de aprendizado lúdico e de qualidade.

O valor educacional das histórias

As histórias são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar e vários motivos existem para isso:

-- As crianças gostam muito

-- As variedades de temas é praticamente inesgotável

-- Pouca exigência de recursos materiais para sua aplicação

--Os vários aspectos educacionais que podem ser enfocados

A Literatura e seus Caminhos

Com a reformulação da Literatura Infantil voltada para a criança e agora respeitando suas especificidades e necessidades os contadores de histórias será importantes na disseminação dessas literaturas, pois irão apresentar as crianças com os mais diversos e adequados recursos para apresenta – las.

A aquisição de conhecimentos se faz necessário no desenvolvimento infantil, partindo dessa suposição analisamos que a literatura infantil se faz extremamente necessária para que isso ocorra,também sendo eficiente na aquisição do processo e aprendizado de leitura e escrita,como também na socialização,treino memorial e imaginário.

Bons livros poderão ser presentes e grandes de prazer e conhecimentos.

Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.

Salienta Abramovich (1991) que essa arte é utilizada em vários locais e que todas as pessoas se encantam com sua existência, pois exerce uma forte influência na formação da criança. Pensando nesta influencia na qual a contação de história tem, devemos citar que aquele que se propõe a contar deve ter intencionalidade e se preparar para que a história seja condizente ao seu público, sobre isso aponta Salem (1970) a respeito da história que quando bem planejada pode atingir as mais diversas emoções e sentimentos dos seus ouvintes.

Chegaram ao seu coração e à sua mente, na medida exata do seu entendimento, de sua capacidade emocional, porque continham esse elemento que a fascinava, despertava o seu interesse e curiosidade, isto é, o encantamento, o fantástico, o maravilhoso, o faz de conta. (p.37). A relação do contar histórias com a criança é forte, pois proporciona conhecimentos de largas abrangências permitindo que a criança tenha durante a história momentos agradáveis e de prazer.

Porque lemos:

Lemos por diferentes motivos,porque há uma importancia para nossos conhecimentos:

É também importante para nossa informação,nosso conhecimento,relaxar ,distrairmos e interagir entre outros.

Portanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com