TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: Atps De Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  5.009 Palavras (21 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 21

Atividade Pratica Supervisionada – Gestão de Pessoas

Faculdade Anhanguera – FAC 3

CAMPINAS

2014

Atividade Pratica Supervisionada – Faculdade Anhanguera

Ana Lucia Gonçalves Pereira - 9977019395

Eliene dos Santos Lopes - 9977019393

Daniela Silva de Freitas -7423674915

Jessica Maiara Alves - 7423675064

GESTAO DE PESSOAS

Atividade desenvolvida neste, é descrever o funcionamento da Gestão de Pessoas dentro da organização que é de extrema importância, sob a orientação do Professor Paulo Alexandre da Costa.

CAMPINAS

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTAO DE PESSOAS. AGREGANDO TALENTOS 5

Gestão Estratégica de Pessoas - Uma ferramenta poderosa. 5

Gestão de Pessoas como parceria principal para o sucesso. 6

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE RH 7

Análise do ambiente externo de rh 7

Análise do ambiente interno de rh 7

Necessidades organizacionais que envolvem rh 8

Características dos cargos 8

Inventário de rh 8

Plano de ação 9

Missão 9

Visão 9

Valores 10

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 10

Modelo de currículo 12

RECOMPENSANDO PESSOAS. DESENVOLVENDO PESSOAS 13

Respostas 14

Modelo de avaliação de desempenho 16

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE BENEFICIOS E INCENTIVOS 18

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA A EMPRESA 19

CONCLUSÃO 22

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 24

INTRODUÇÃO

Nesta atividade pratica supervisionada mostraremos qual é o papel da gestão de pessoas dentro das organizações, e qual é a sua importância. O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, tem como objetivo a valorização dos profissionais.

PALAVRA-CHAVE: GESTAO DE PESSOAS, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

1.1 – OS NOVOS DESAFIOS DA GESTAO DE PESSOAS. AGREGANDO TALENTOS

1.1 - Gestão Estratégica de Pessoas - Uma ferramenta poderosa.

O mundo esta em processo de globalização, isto é fato, principalmente nos planos econômico, tecnológico e das comunicações, o que tem ocasionado diversas mudanças na gestão administrativa das empresas. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.

Podemos afirmar que os seres humanos são a chave do sucesso ou insucesso das estratégias de uma organização. São eles que dão vida aos processos. Por isso, nas organizações de sucesso, o ser humano é visto como a única verdadeira vantagem competitiva sustentável. É importante lembrar que a gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano.

Quando falamos em administrar pessoas, falamos da convivência dos seres humanos que formam determinada empresa, é nelas que passam a maior parte de sua vida, prestando seus serviços. Pensando desta forma, podemos concluir que a produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Assim torna-se fundamental a realização de trabalho em grupos ou equipes.

As empresas são formadas por grupos de pessoas e dependem delas para atingir suas metas. Já para as pessoas, a empresa é o caminho para a conquista de vários objetivos pessoais. Deve-se procurar driblar particularidades que podem ser desmotivadoras para os colaboradores e transformar em estímulo para que se consiga trabalhar em harmonia e em busca da eficácia.

Atualmente o panorama é diferente, no lugar dos funcionários e chefes estão os colaboradores e os gestores. Para gerir pessoas não se pode mais ter uma visão mecanicista, metódica, é preciso discutir e entender as diferenças entre as técnicas obsoletas e as modernas juntamente com a gestão da inovação e do conhecimento. O grande desafio é conseguir incentivá-las, motivá-las e fazer como que os objetivos da organização sejam seus objetivos e que o trabalho, além de ser seu sustento, seja seu grande prazer. Quando realizada da forma correta, a gestão de pessoas torna-se uma excelente vantagem competitiva, pois a empresa que tem funcionários satisfeitos funciona inteiramente melhor.

É preciso também desenvolver ações com o objetivo de formar gerentes com postura participativa, com capacidade de estimular e orientar o desempenho dos colaboradores, possuírem mecanismos para avaliar o nível de satisfação do funcionário e os indicadores organizacionais.

Promover maior integração entre os diversos grupos da organização; Criar nas equipes de trabalho uma consciência profissional, proporcionando meios para o resgate da auto-estima; Intensificar o treinamento; Investir no desenvolvimento profissional e pessoal, mas também de inovações no sistema de trabalho. Reconhecer por meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com