TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Pessoas

Monografias: Atps Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  3.389 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

BRASÍLIA – DF

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

ETAPA 1 04

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS 04

RELATÓRIO ACERCA DO FILME TEMPOS MORDERNOS 05

ETAPA 2 06

QUESTIONÁRIO FEITO AO GESTOR DA ORGANIZAÇÃO 06

RELATÓRIO 08

ETAPA 3 09

INICIO DO PLANO DE AÇÃO 10

ETAPA 4 11

PLANO DE AÇÃO 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

O setor de Recursos Humanos deixou de ser, a algum tempo, um mero departamento de Pessoal e passou a exercer um papel de total relevância dentro das organizações, forjando-se em um agente de transformações, gerando assim mudanças e ofertando sustentação das mesmas.

A empresa que decide pela manutenção em Gestão de Pessoas obterá bônus a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, propiciando satisfação aos empregados e assim, garantindo a sobrevivência do empreendimento.

A Gestão de Pessoas é muito importante, e a  forma  com que  ela e  aplicada varia de acordo com a  situação de cada empresa, pois, cada empresa tem sua estrutura organizacional. A seguir, vamos mostrar como trabalhamos com tal ferramenta em uma organização para melhor entendimento e esclarecimento de todos.

 

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas por competências visa instrumentalizar o departamento de recursos humanos e os gestores das empresas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com foco, critério e clareza. As ferramentas de gestão são totalmente alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada organização.

A área de Gestão de Pessoas necessita conhecer bem a organização da sua empresa, seu ambiente de trabalho, suas crenças, seus valores, sua missão e visão e a cultura empresarial, para que possa gerenciar seus talentos e criar uma relação de “ganha-ganha” entre a empresa e seus colaboradores. Assim, as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos. Como crescer na vida ser bem sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações dependem dos colaboradores para operar e produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e a atingir seus objetivos estratégicos.

  O gerente ou líder tem como missão direcionar seus subordinados, dentro da gestão entende-se que nos dias de hoje assim como o funcionário precisa da empresa, a empresa também precisa e depende do funcionário para que todos tenham seus objetivos alcançados.

  A Gestão de Pessoas inclui seis processos dinâmicos interativos, são eles:

 

- Processo de agregar

 

-Aplicar

 

-Recompensar

 

-Desenvolver

 

-Manter

 

-Monitorar pessoas

Sobre as mudanças organizacionais, ao contrário do que e víamos tempos atrás, quando as empresas focavam e valorizavam apenas o capital econômico e o lucro, hoje temos uma grande valorização do capital humano.

  Este foi um dos pontos fundamentais sobre as mudanças nas organizações. Entende-se que se faz necessário a partir do momento em que algo não vai bem, ou quando estamos visando otimização no crescimento da empresa.

RELAÇÃO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Ao analisarmos o filme tempos modernos, observamos uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas". O filme ainda mostra que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia e ainda trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.

Através de uma maior intervenção sobre a economia, já que a crise era do modelo econômico liberal, o governo procurou estabelecer certo controle sobre a produção, com mecanismos como os "códigos de concorrência honrada", que estabeleciam quantidade a ser produzido, preço dos produtos e salários. A intenção era também evitar a manutenção de grandes excedentes agrícolas e industriais. Para combater o desemprego, foi reduzida a semana de trabalho e realizadas inúmeras obras públicas, que absorviam a mão-de-obra ociosa, recuperando paulatinamente os níveis de produção e consumo anteriores à crise.

A sociedade econômica atual tem a mesma visão que as empresas dos anos 30, com o proposito de ter lucros, porém, nos dias atuais, a preocupação com seus funcionários é muito maior, garantindo-lhe uma vida no mínimo digna com direitos a férias, FGTS, gratificações, transportes, adicionais de periculosidade entre outros. Hoje em dia o colaborador é valorizado e tem chances de crescer profissionalmente como não existia no tempo da revolução industrial onde os donos só queriam retornos com tempo de 15 minutos de almoço, sem nenhuma chance de crescimento e valorização dentro do seu ambiente de trabalho, também não tinha alguém que pudesse administrar a empresa, podendo trazer melhorias para o empregado e não tinha nenhuma vontade por parte do empregador que só pensava nos seus lucros.

Vivemos em um mundo capitalista. Isso não aconteceu somente nos anos 30 nos EUA, ainda estamos vivendo nesse estilo de sociedade. As empresas hoje usam de suas máquinas e tecnologias como um método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com