TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processo Gerenciais

Casos: Atps Processo Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Quais são as principais habilidades necessárias para um Gestor de sucesso

Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações. No entanto, mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades que são essenciais para a gestão de uma grande companhia.

Ser esse profissional proativo, que ocupa um cargo estratégico na empresa, exige algumas habilidades essenciais:

* Adaptabilidade

É necessário que um bom gestor se adapte a qualquer empresa que ele possa vir a trabalhar. Um bom líder se adapta a qualquer realidade e sabe se comunicar com qualquer tipo de pessoa, seja o dono da empresa, seja o conselho administrativo ou um colega de trabalho.

* Interatividade

Uma das maiores habilidades de um gestor é se cercar de pessoas confiáveis e principalmente fazer com que elas se espelhem no chefe que têm. Mas, para isso, é preciso que ele saiba conduzir seus subordinados com sabedoria. Dar exemplo é essencial nesse momento, um bom líder põe a mão na massa junto com a equipe e, claro, incentiva e valoriza o trabalho de cada um.

* Delegação

É preciso delegar responsabilidades e, para isso, ele precisará acompanhar os resultados dos trabalhos. Mas, é necessário confiar no trabalho dos subordinados e deixá-los à vontade no momento da criação. Dar autonomia é o posicionamento mais indicado

"Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."

Chiavenato (2000, p. 3)

Conceito de Empresa, Empresário e Gestor.

Conceito de empresa

A empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

“[...] uma organização da produção na qual se combinam os preços dos diversos fatores da produção, trazidos por agentes distintos do proprietário da empresa, visando a vender um bem ou serviços no mercado, para obter a diferença entre os dois preços (preço do custo e preço de venda) o maior proveito monetário possível”.

Perroux (apud Guitton, 1961, p.50)

Conceito de empresário

Considera se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

“Empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma [...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços” (Código Civil, art. 966).

Fábio Ulhoa Coelho Coelho (2009, p. 11)

Conceito de gestor

O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controle ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, programa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controle ou verificação.

Sistema aberto

O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente. E essa interdependência não obedece às leis determinísticas da física.

Missão, visão e valores.

Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua empresa. O Conjunto formado pela missão visão e valores representa a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização.

É uma forma do empresário de motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial. Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Além disso, deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.

* Missão

A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com