TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciais

Trabalho Escolar: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas

-teoria e prática

Disciplina: Processos Gerenciais

Profº. Lincon Lopes

Tecnologia em logística

Tutor à distância: Vanessa Neves de Oliveira

Abílio Bruno Sanabria Gualharte RA- 389597

Danielle Cortes Morais RA- 382250

David Roger Spinola Costa da Silva RA- 389792

DeusdeetLemes de Macedo RA-388814

Elias Peres Batista RA-396417

Campo Grande/MS

2012

Etapa 1: passo 1

Introdução

O objetivo de o trabalho a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novo conhecimento sobre o tema planejamento veremos seus tipos e conceitos, nosquais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada integrante do grupo colaborou para obtenção destes dados. Processo administrativo consiste em dar toda uma estrutura a cada um de nós. Essa disciplina da ao acadêmico o processo do desenvolvimento profissional tornando mais crítico em suas decisões absorvendo e executando idéias novas tendo uma visão sistêmica no meio profissional e pessoal sendo ético consigo mesmo.

Planejamento

A definição de planejamento e seus tipos.

Planejamento e o ato de traçar planos param se alcançar um objetivo, a fim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dos obstáculos que virão pela frente. Para se tiver um bom planejamento você deve ter um ponto inicial, e um ponto final, que é o objetivo, com a experiência da equipe vai se traçar uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo também.

Planejamento estratégico é elaborado por cargos mais altos dentro da empresa, e visa objetivo em longo prazo, onde a empresa quer estar daqui a 10 anos, como serão os passos para alcançar esses objetivos, através de políticas internas, da seleção de funcionários proativos e dispostos a colaborar para o alcance dos objetivos, pessoas que entendam que a empresa crescendo eles também vai crescer.

Planejamento tático, já é em médio prazo, e mais direcionado para áreas especificas, elaborado por gerentes e supervisores, é como que se pegasse o planejamento estratégico, fatiasse ele, e fosse desenvolvido outro planejamento nessas fatias, que são as áreas da empresa. Muito importante para o alcance dos objetivos.

Planejamento operacional, é de curto prazo, que se aplica no dia a dia, o que será feito amanhã, como podemos fazer mais com menos, esse planejamento é executado por funcionários de nível operacional, produção, auxiliares, é vital para que todas as etapas

sejam alcançadas.

Etapa 1: passo 2

O confronto dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Roberto Santos.

Vimo nos passos anteriores a importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes.

O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o principio da administração, exige organização, direção e controle.

Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtidos em longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em cada departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que esta sendo feito hoje.

No texto do professor Roberto Shinyashiki, vimos à importância da visão, como ela pode nos ajudar a evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver a derrota, e como essa falta de visão pode custar nossos empregos, nossos amores, geralmente percebemos essa falta de visão quando a oportunidade passa, um visionário trabalha no presente, pensando como o resultado será no futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, mas como sabemos a maioria das pessoas ainda não tem essa visão.

No texto do Professor Santos, vimos como o planejamento sempre foi e sempre será uma necessidade do ser humano, antes os nômades, agora as grandes empresas, onde sem planejamento seria impossível sua sobrevivência no mercado. O planejamento viabiliza a visão antecipada dos fatos, não que não teremos problemas, as empresas não podem tomar medidas de solução de problemas conforme vão acontecendo, vimos que a atividade humana realizada sem o mínimo de preparo, é uma atividade aleatória,

Consideraçõesfinais

Depois do desenvolvimento das etapas acima, percebemos melhor nossas duvidas sobre o tema e conseguimos esclarecer através das pesquisas realizadas, vimos à importância de um trabalho deste tipo para complementar o desenvolvimento do aluno.

Referencia bibliográficas;

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elzevir; São Paulo: Anhanguera.

Veja o futuro antes dos outros do professor Roberto Shinyashiki disponível no site: http://www.planestrategico.com.br/planejamento-estrategico/shinyashiki2.html

O desafio do administrador do futuro do professor Paulo Barreto dos Santos no site artigo.com

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle-751/artigo

Etapa 2: passo 1

Programa de Reciclagem Escolar (PRER)

Objetivo do programa é orientar as crianças e os adultos a importância de reciclar o reciclável de maneira correta para que nosso meio ambiente não seja afetado.

Escola Municipal Dr. Lúcio Beg

Segunda 13h00min ás 17h00min

Terça 14h00min ás 16h00min

Quarta 13h00min ás 15h00min

Quinta

14h00min ás 16h00min

Sexta 13h00min as 17h00min

O espaço utilizado para a coleta seletiva será o ginásio da escola na segunda e na sexta e nos outros dias semanais será no pátio. Iremos espalhar por toda a região panfletos para que a população também se mobilize e leve seu lixo reciclável ao local de coleta, iremos dar palestras educativas aos alunos com slides show fazendo com que todos da escola além da equipe fiquem envolvido com o projeto.

Com o PRER (programa reciclagem escolar) conseguimos mobilizar 6 professores voluntários e 3 equipes de 30 alunos .

Com essas pessoas nos ajudando teremos mais mobilidade no plano estratégico, tático, e operacional como o planejado.

Iremos divulgar o programacom carros de som, jornal comunitário cartazes em terminais de ônibus e nas rádios o objetivo maior do programa é atingir o máximo de escolas e comunidades conscientizando.

Etapa 2: passo 2

Organização

Os trabalhos serão divididos em partes como veremos abaixo.

Danielle Cortes Morais Responsável por buscarrecursos materiais, para o evento.

Elias Peres Batista Responsável por conseguir os voluntários para as palestras, mostrando qual o real objetivo e selecionando as pessoas mais adequadas.

Abílio Bruno S. Gualharte Responsável por elaborar uma lista de professores e alunos, a fim de participar da ação.

David Roger Spinola C. da Silva Responsável pela organização da tabela semanal, conciliando os horários do programa com a rotina da escola.

Deusdete Lemes de Macedo Responsável pela divulgação o evento.

Etapa 3: passo 1

Direção

A direção de este projeto ira cuidar para que os passos sejam seguidos da melhor forma possível, esclarecendo as duvidas dos participantes, durante a execução das tarefas,ira ter presença marcante em todas salas de reuniões, tirando todas as duvidas que irão ocorrer durante a coleta, para ter certeza que o foco do planejamento esteja sendo cumprido.

Direção é a terceira função administrativa, sendo uma função muito importante que garante todo o processo administrativo, uma vez feito o planejamento, o diretor é quem vai garantir que seja cumprida a risca, a direção se refere a relações interpessoais, portanto o diretor deve cultivar um bom relacionamento com todos, para conseguir exercer seu poder de influencia com mais tranqüilidade, um diretor precisa comunicar, liderar, e motivar.

Comunicar: Se o diretor não souber se comunicar, com certeza a equipe não será bem orientada, pois uma pequena falha na comunicação pode dar a entender a mensagem de forma errada, e conduzir os esforços para um lado errado, por isso essa qualidade deve ser treinada e bem desenvolvida no diretor.

Liderar: Existem vários tipos de liderança, mas a melhor liderança é a democrática, liderar não é uma tarefa fácil, pois você trabalha com varias pessoas, varias crenças, vários valores, nem sempre o que funciona pra um, vai funcionar para o outro, por isso o líder deve ser muito perceptivo, para saber qual a melhor forma de falar com cada pessoa.

Motivar:Sabemos que a motivação vem de dentro do ser, o que o diretor pode e deve fazer, é identificar o que desperta a motivação que existe em cada um, sabemos que é muito difícil, pois cada pessoa tem suas crenças, interesses, e ao passar dos anos essas necessidades vão mudando, deve-se manter um ambiente saudável.

Controle

Será estipulado um limite de tempo para cada função, a fim de termos um controle de tempo, com os dados que cada membro passara para a direção do projeto, já sabemos quantas pessoas podemos ter no evento de acordo com o material que foi conseguido e espaço disponibilizado pela escola,qual o transporte que iremos usar no dia, tanto para transportar o material coletado como o pessoal da operação, tendo todo o controle da logística desta operação para que nada saia de errado.

Considerações finais

No desenvolvimento deste planejamento o grupo tentou da melhor maneira possível, mostrar o aprendizado visto em sala de aula, distribuindo as funções de acordo com o perfil de cada integrante.

E usando a teoria para o desenvolvimento deste projeto, sabemos que não existe projeto perfeito podendo faltar alguns itens, mas no ato da construção foi o que achamos mais objetivo.

Referências bibliográficas;

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elsevier; Sâo Paulo: Anhanguera, 2010.

Etapa 3: passo 2

Introdução

Na etapa a seguir vamos desenvolver uma pesquisa sobre direção empresarial, pesquisa feita através de fontes indicadas pelos desenvolvedores do trabalho e sites de internet tentará expor da melhor maneira possível o conhecimento adquirido em sala de aula e com essas pesquisas, ao final o objetivo é melhorar a parte teórica e esclarecer duvidas que possam surgir durante a execução do trabalho.

Direção como função garantidora do processo administrativo. Sendo é a terceira função administrativa, ela é uma função muito importante e garante todo o processo administrativo, uma vez feito o planejamento, o diretor é quem vai garantir que seja cumprida a risca, a direção se refere a relações interpessoais, portanto o diretor deve cultivar um bom relacionamento com todos, para conseguir exercer seu poder de influencia com mais tranquilidade, um diretor precisa comunicar, liderar, e motivar.

Comunicar: Se o diretor não souber se comunicar, com certeza a equipe não será bem orientada, pois uma pequena falha na comunicação pode dar a entender a mensagem de forma errada, e conduzir os esforços para um lado errado, por isso essa qualidade deve ser treinada e bem desenvolvida no diretor.

Liderar: Existem vários tipos de liderança, mas a melhor liderança é a democrática, liderar não é uma tarefa fácil, pois você trabalha com varias pessoas, varias crenças, vários valores, nem sempre o que funciona pra um, vai funcionar para o outro, por isso o líder deve ser muito perceptivo, para saber qual a melhor forma de falar com cada pessoa, na liderança democrática também há uma participação dos membros nas decisões, e opiniões são valorizadas, isso não quer dizer que as decisões serão tomadas da forma que os funcionários querem, mas as diversas opiniões vão abrir os olhos do líder para a maneira de pensar de cada um, e para algumas coisas que ele não havia enxergado.

Fazendo um paralelo das decisões que o grupo tomoue o artigo indicado na (ATPS).

A direção do projeto foi estabelecida de acordo com planejamento feito, identificamos as tarefas, e de acordo com as características das pessoas distribuímos as funções para cada um conseguir desenvolver da maneira mais eficaz, ela foi feita com o acordo detodos participantes e discutida em grupo como seria a melhor forma de alcançar os resultados, sempre com éticarespeitando o limite de cada um integrante da equipe, não deixando nenhum impacto negativo diminuir a motivação quando tiver, e quando surgir uma nova ideia, valorizar a opinião do mesmo.

Etapa 4 : passo 1

Controle

Toda a formação estratégica tática e operacional de cada função terá controle de tempo, com os dados que cada membro passara para a direção do projeto, já sabemos quantas pessoas podemos ter no evento de acordo com o material que foi conseguido e espaço disponibilizado pela escola, qual o transporte que iremos usar no dia, tanto para transportar o material coletado como o pessoal da operação, tendo todo o controle da logística desta operação para que nada saia de errado.

Etapa 4: passo 2

No desenvolvimento deste planejamento o grupo tentou da melhor maneira possível, mostrar o aprendizado visto em sala de aula, distribuindo as funções de acordo com o perfil de cada integrante tendo ética na delegação de função.

E usando a teoria para o desenvolvimento deste projeto, sabemos que não existe projeto perfeito podendo faltar alguns itens, mas no ato da construção foi o que achamos mais objetivo semprecom muito dialogo para faze os ajuste necessário tanto positivo como negativo.

Etapa 4: passo 3

Processo Administrativo

O PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle), consiste em dar toda uma estrutura para o académico. As decisões foram tomadas com muita cautela entre o grupo, para evitar algumas falhas que vimos no texto “Por que as ferramentas gerenciais podem falhar”, falhas que na maioria das vezes acontece por que essas ferramentas não levam em consideração o perfil de cada pessoa da equipe, levando falta de liderança e preparo profissional tendo um uma postura tirana de seus chefes, não sendo formadores de opiniões, esses lideres também apresentam baixa sensibilidade em reconhecer os valores da equipe, logo terão o mesmo problema para reconhecer essas características em seus clientes.

Etapa 4: passo 4

Sumario

Etapa1

Introdução.

O que é planejamento? E tipos de planejamento.

Confronto com a mensagem dos professores, Shinyashik e Santos.

Considerações finais.

Referências bibliográficas.

Etapa 2

Planejamento de projeto PRER. (Programa de Reciclagem Escolar).

Organização.

Etapa 3

Direção.

Introdução.

Considerações finais, Paralelo.

Etapa 4

Ética no controle.

Processo Administrativo.

Sumário.

...

Baixar como  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »