TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciais

Monografias: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 14

Desafio de Aprendizagem

Processos Gerenciais

Bauru / SP

2011

ADRIANA DA SILVA ARIELO

LILIANE GONÇALVES A. CARDOSO FELÍCIO

RENATA CARDOSO DE SOUZA SAMUEL

RENATA CAMPOS FABRO NORONHA

WILLIAM VALENTIM

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Nome do professor EAD: Me. Luiz Manuel Palmeira

Nome do tutor presencial: Daniel Brossi

Professor tutor à distância: Jurema Tussi Cunha

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Processos Gerenciais.

Bauru/SP

2011

1. INTRODUÇÃO

Abordaremos nesse desafio os fundamentos da administração, onde apresentamos diferentes definições de Empresa, Administrador, Ambiente Empresarial e Estratégia, traremos uma breve síntese sobre os planejamentos, estratégico, tático e empresarial, e uma rápida descrição do que é direção e controle empresarial.

Em organização, realizamos todas as etapas de um planejamento estratégico elaborando um trabalho de extensão universitária com o foco principal de despertar em todos os envolvidos a solidariedade e amor ao próximo.

Enfocaremos também as diferentes opiniões do Prof. Roberto Shinyashiki e do Prof. Paulo Barreto dos Santos, sobre o que é um administrador de sucesso nos dias atuais.

Encerrando apresentaremos uma análise crítica do nosso grupo a respeito dos artigos:

- O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica dos professores tutores Antonio Cury e Suzana Bruno;

- Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem dos professores tutores Márcio Carreira, Alex Mariano, Ana Sartori e Rodrigo Oliveira.

2. A atuação do administrador na organização

2.1 Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

Definições de Empresa, Administrador, Ambiente Empresarial e Estratégia Empresarial, de diferentes fontes.

Assunto Definição 1:

Fonte: PLT Definição 2:

Fonte: Administração Organização e Conceito Definição 3:

Fonte:

Administração

Teorias e Processo Definição Pessoal

Empresa As empresas são organizações sociais nas quais ocorrem o fenômeno da produção de bens ou serviços. É uma entidade criada com vários objetivos definidos, um deles é o de dar lucro, é a combinação de fatores da produção, com a finalidade de criar coisas e serviços úteis É uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia.

É uma organização com a finalidade de exercer atividades de produção e circulação de mercadorias, bens e serviços, visando sempre obter o lucro.

Administrador

É o responsável por administrar, ou seja lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa. È a pessoa que dirigi um negócio com o objetivo de tirar o melhor proveito deles, é o ato ou maneira de lidar com as coisas, da melhor forma possível, obtendo os melhores resultados. É aquele que coloca em proeminência a “conexão entre conhecimento, imaginação e gosto pela vida”, é aquele que faz o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

É o profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos (financeiro, tecnológicos e humanos) da empresa, buscando as melhores soluções para alcançar os melhores resultados, com o menor déficit orçamentário.

Ambiente Empresarial É o contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis dinâmicas, e mutáveis, difíceis de serem abordados no seu conjunto ou analisados com clareza e objetividade. O ambiente empresarial é composto de vários elementos inter-relacionados e que influem no seu comportamento e vice-versa, ele engloba a empresa, a concorrência, os consumidores, o governo, as tecnologias, o sistema financeiro, os fornecedores, a comunidade, etc.

O ambiente configura um conjunto de condições que podem eventualmente ter um impacto sobre a organização , essas condições tem impacto direto e imediato sobre a organização. Ele tem a capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado.

O ambiente empresarial é composto por forças e instituições externas que podem afetar o seu desempenho, sofrendo em qualquer momento alterações que podem ser favoráveis ou desfavoráveis.

Estratégia Empresarial É o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. O que a empresa decide fazer, considerando o ambiente, para atingir os objetivos, respeitando os princípios visando cumprir a missão do negocio, ao longo do tempo. É o meio de se chegar aos objetivos da empresa , é a estratégia que constrói o plano da empresa, que une todas as ações da empresa sob o mesmo objetivo. É o conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em certo período de tempo.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com