TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciais

Exames: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................5

2. DESAFIO PROPOSTO.......................................................................................6

3. ETAPAS PROPOSTAS......................................................................................7

1. ETAPA Nº 01...............................................................................................7

2. ETAPA Nº 02...............................................................................................8

4. DESENVOLVIMENTO DE ETAPAS E DESAFIO............................................10

1. CAPÍTULO 01.........................................................................................10

4.2 CAPÍTULO 02........................................................................................11

3. CAPÍTULO 03........................................................................................16

4.4 CAPÍTULO 04........................................................................................17

5. CONCLUSÃO....................................................................................................19

6. BIBLIOGRAFIA................................................................................................20

1. INTRODUÇÂO

As Empresas escolhem ramos de atividades que as levam a gerar produtos ou prestar serviços multivariados, operando em mercado e em condições diferentes.

Assim escolhem o produto ou serviços que irão gerar, as empresas definem quais serão seus clientes, fornecedores de recursos.Tudo faz e compõe o que chamamos de estatégia empresarial, e para que se tenha uma empresa eficiente e eficaz a mesma precisa articular-se como um sistema integrado e assim surgem os processos.

Sabe-se que Processos é o modo de proceder, considerando o necessário ao válido exercício do poder. É composto por uma sequência de atos que visam a produzir um resultado e, no contexto juridico, estão previstos em leis ou em outros dispositivos vigentes.

Já o Processo Administrativo é a sequência de atividades da Administração, interligada entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei.Trata-se do modo como a Administração toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria. Trata-se de um conjunto de atos coordenados e interdependentes necessários a aproduzir uma decisão final a respeito de alguma função ou atividade administrativa

Ciente do que se trata o Processo Administrativos, o desenvolvimento do trabalho aqui realizado nos proporcionou uma compreensão mais elevada sobre o Planejamento e a Organização da Ação Empresarial.

Como função administrativa, a organização depende de planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o encadeamento e as interligações entre toda as funções administrativas.

A atividade do administrador consiste em guiar esses Processos e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos. Todas as organizações existem para algumpropósito ou objetivo, e o administrador é o responsável pela combinação eaplicação de recursos organizacionais para assegurar que a organizaçãoalcance seu propósito ou objetivo. O administrador alcança resultados através de sua organização e das pessoas que nela trabalham. Para tanto, planeja,organiza, dirige pessoas e controla recursos materiais, financeiros, informaçãoe tecnologia visando ao alcance de determinados objetivos.

2. DESAFIO PROPOSTO

Este desafio consite em desenvolver um Projeto de Extensão Universitária, com possibilidade de execução futura.Durante a realização de cada Etapa deste desafio, os alunos vivenciarão a aplicação do conhecimento da disciplina, de forma que terão a oportunidade de estruturar as premissas do Processo Administrativo, descobrindo como se pode planejar, organizar, coordenar e controlar, as ações gerenciais. Este desafio deve facilitar que os alunos percebam como se dá a atuação do Admnistrador na organização, durante o exercício profissional.Também deve influenciar na noção de aplicação do conhecimento universitário em beneficio a sociedade, por meio da proposta do projeto criado.

Ao final espera-se que as premissas do Processo Administrativo, reforçadas pelas habilidades gerenciais (conceituais - humanas – técnicas), sirvam de base, também favorecer o desenvolvimento de compet~encias profssionais para tomar decisões, atuar como consultor, empreender, captar e aplicar recursos, pensar criticamente e ter visão global do papel do Administrador em relação aos seus impactos no ser humano, na organização e na sociedade, e ainda despertar da cidadania, por meio de propostas que possam de alguma forma beneficiar a comunidade em que estão inseridos.

3. ETAPAS PROPOSTAS

3.1 Etapa Nº 01

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: Planejamento da ação Empresarial

Passo 1 – Estude o conteúdo sobre Planejamento apresentado nos capítulos 7,8 e 9 do PLT (indicado na Bibliográfia do Desafio). Também faça uam pesquisa comparativa das definições de Planejamento, confrontando com o que apresentam outras duas fontes bibliográficasde Administração disponíveis na biblioteca de sua unidade.

Passo 2 – Analise criteriosamente os artigos:

a)Veja o futuro antes dos outros do Prof. Roberto Shinyashiki disponível no site de Planejamento Estratégico, disponível em:

https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmr14MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00ODJ1LTgyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk&hl=pt_BR>. Acesso em: 17 out. 2011

b)O Desafio do Administrador do Futuro do Prof. Paulo Barreto dos Santos no Site Artigos.com disponivel em:

http://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer=true&srcid=0ByFmr14MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTItODJ1ODJ1ODZjNzkyOWZj&hl=pt_BR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com