TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps comportamento organizacional

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.278 Palavras (18 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa 1

Aulas-tema: Personalidade e comportamento. Percepção/concepção e comportamento individual.

Passo 1:

Por não conter muitas informações necessárias para traçar com precisão os traços de personalidade dos personagens de acordo com a teoria dos traços e a tabela big five, a análise é uma possibilidade dos traços de personalidade dos personagens. Esta teoria não leva em consideração o meio em que o indivíduo está inserido e de que todos os indivíduos possuem os cinco fatores descritos na teoria dos big five em seu perfil, será colocado em questão os pontos que aparecem em maior porcentagem nos personagens a seguir:

Alba Lourenzão: sócia da loja, falta experiência e vontade de aprender, não sabe comandar sua equipe de banho e tosa.

João Maria Lourenzão: sócio da loja, é estável emocionalmente, é responsável e trabalhador, e tem consciência de que sua irmã precisa estar por dento da parte administrativa, até mesmo para ajuda-lo quando problemas aparecerem.

Rui Leme: gerente da loja é consciente, trabalhador e organizado, mas não tem autoridade com seus funcionários.

Anita Túlio Jordão: responsável pelos banhos é desorganizada e irresponsável, além de ter personalidade forte.

Léa Júlio Jordão: também é responsável pelos banhos, soube dos problemas pelos quais a empresa está passando e acaba agindo por conta própria.

Eder Seles: responsável pela tosa, se sente desvalorizado na empresa por ser bom no que faz, mas se acha “o melhor”, o que acaba tornando-o uma pessoa arrogante.

Elaine Verner: responsável pelas vendas sabe a sabendo dos problemas que a empresa está passando, se acha no direito de não agir com pontualidade, é desinteressada e pouco confiável.

Leila Xavier: responsável pelas vendas não é confiável, preguiçosa e desleixada.

Tabela de Comportamentos Individuais

Funcionário

Comportamento

Alba Lourenzão – Sócia

Irresponsável, despreocupada com a parte burocrática da empresa, inflexível e desorganizada.

João Maria Lourenzão – Sócio e Administrador

Reservado, trabalhador, inseguro e ansioso, organizado, aberto a novas experiências, é estável emocionalmente tem visão de trabalho em equipe.

Rui Leme (Gerência)

É desorganizado e descontrolado, não consegue ter autoridade atribuída a seu cargo.

Anita Túlio Jordão (Banho)

Desorganizada, pouco interessada, irresponsável e inexperiente.

Léa Júlio Jordão (Banho)

É calma, tem uma estabilidade no emocional, é desorganizada, com poucos interesses em adquirir novas experiências, é insegura no que faz.

Éder Sales (Tosa)

É criativo, sempre busca novas experiências e novas ideias, é confiante no que faz, mas se acha superior aos colegas.

Elaine Vérner (vendedora)

Não tem consciência, pois é preguiçosa, desorganizada e não é confiável por não ser pontual.

Leila Xavier (vendedora)

Não tem consciência, pois é preguiçosa e desorganizada, também não tem pontualidade.

Relatório

Os irmãos queriam abrir seu um negócio próprio, e levaram em consideração seu amor pelos animais, então fizeram um empréstimo bancário e resolveram abrir o Pet Glamour. João Maria era formado em Gestão Comercial e ficou responsável pela parte administrativa, Alba havia trabalhado em grandes salões de cabeleireiro e ficou responsável pelo banho e tosa.

Além dos irmãos o Pet Shop contava com mais cinco funcionários: Rui Leme, o gerente; Leila Xavier e Elaine Verner eram vendedoras; Anita e Léa eram responsáveis pelo banho e Eder Seles pela tosa e Iara não consta no organograma da empresa.

Concluímos que Alba não consegue se colocar no seu lugar de dona e não tem perfil de líder e pouco se preocupa com a parte administrativa da empresa, deixando tudo nas costas de seu irmão e sem saber onde está o problema culpa João pela queda de 4% no faturamento no último ano.

João apesar de saber trabalhar em equipe e ter conhecimentos em gestão comercial, fica muito tempo ocupado com a parte administrativa da empresa ficando sobrecarregado, sem conseguir se atualizar e melhorar seus conhecimentos para criar novas estratégias.

Rui, apesar de ser gerente de loja não consegue se integrar e se colocar a frente de sua equipe como líder.

Leila e Elaine estão desmotivadas e não conseguem trabalhar em equipe.

Éder não respeita seus superiores e se julga o melhor no que faz, também não sabe trabalhar em equipe, pois trabalhando juntos poderiam fortalecer a equipe.

Anita e Léa também estão desmotivadas, não sabem trabalhar em equipe e não respeitam a hierarquia, e quando estão na presença da dona desrespeitam a autoridade do gerente.

O problema da empresa está na falta de liderança dos sócios que não são capacitados o suficiente para compreenderem o pensamento dos funcionários para encontrar o foco do problema e solucioná-lo o mais rápido possível. A falta de motivação dos funcionários é outro problema, pois quando estão motivados eles produzem mais, sendo assim a empresa lucra mais. Eles têm que começar a traçar estratégias, ter o controle do negocio, se preparar e estar sempre se atualizando.

Etapa 2  

Aulas-tema: Motivação. Stress Gerencial

Passo 1:

A motivação dos gestores da empresa pet Glamour é estarem realizando o sonho de terem seu próprio negocio, pro todo processo que passaram para conseguir chegar aonde chegou, e ter funcionários com uma renda boa o suficiente para mantê-los dentro da empresa, nos momentos bons e até mesmo agora passando por dificuldades.

João é o dono, ele se sente motivado pelo fato de ter conseguido exercer sua formação em seu próprio negócio, ele gosta de cuidar de animais. Por outro lado ele se sente desmotivado por estar sobrecarregado, afinal ele é o dono e tem que tomar as decisões mais importantes na empresa, e se não fazer as escolhas certas, é o culpado por não ter resultados financeiros favoráveis e almejados pelos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com