TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Estrategica

Artigo: Avaliação Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

7 Avaliação Estratégica

7.1 As empresas estão constituídas em construções sociais orientadas para trocas. Assim hoje nos mantemos devido às ofertas valorizadas pelos clientes e à capacidade de realização de trocas, incluindo a comercialização dos seus produtos, aquisição de matéria-prima. Disso decorre sua condição de agente social, atendendo as demandas do mercado. Entretanto, as organizações estão submetidas a um processo contínuo de competição pelo mercado com os concorrentes, com os clientes por melhores relações, com os fornecedores.

Objetivando a redução dessa complexidade de múltiplas relações, a identificação de fatores e condições relevantes para o negócio no interior das organizações ou no ambiente, desenvolvem-se análises estruturadas.

Analisamos o ambiente para a identificações de oportunidades como situações externas, atuais ou futuras que vão acontecendo conforme o mercado e que quando adequada podem ser positivas.

As ameaças tanto externa como interna são rapidamente sinalizadas, para que possamos identificá-las e com ações minimiza-las ou até mesmo elimina-las pois podem afetar a empresa negativamente, isso nos leva a estar sempre atentos com a concorrência e estarmos sempre inovando a frente no mercado de armazenamento.

O que leva a empresa a ter forças tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.

Passamos também por algumas fraquezas com a oscilação do mercado onde procuramos minimiza-las para evitar influencia negativa sobre se desempenho.

Precisamos monitorar forças macroambientais (econômicas, demográficas, tecnológicas) e microambientais (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. Trata-se daquilo que está fora do controle das empresas, mas que é importante tomar conhecimento para monitorar.

Essas informações são coletadas da imprensa, dos indicadores financeiros, revistas especializadas no seu campo de atuação.

Um importante objetivo dessa avaliação ambiental é o reconhecimento de novas oportunidades. Uma oportunidade de Marketing existe quando a empresa pode lucrar, atendendo às necessidades dos consumidores de determinado segmento.

Sabemos que no planejamento estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com