TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE MOCOCA

Por:   •  30/9/2017  •  Abstract  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

1- O ARTESANATO – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE MOCOCA, fundado em 1959, com o nome de CENTRO SOCIAL CATÓLICO DE MOCOCA, tinha como finalidade contribuir no fortalecimento de famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo sua inclusão social, pois não havia na época programas que assistiam crianças e os adolescentes, para tirá-los da ociosidade, da violência e levá-los à escola. Assim em 1964, foi criado o Artesanato para atendimentos na faixa etária de 7 a 18 anos.

Para suprir a demanda da faixa etária que antecede os 7 anos de idade em 1978 foi inaugurada a Creche, para atendimento de crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses, em período integral. Atualmente a Creche atende  crianças na faixa etária de 3 meses a 4 anos em período integral.

Inovando em 1988, foi implantado o Programa de Aprendizagem Profissional - Estágiarios Mirins, para atender adolescentes de 14 a 18 anos, de acordo com o ECA. Porém em 2003 o programa foi adaptado à Lei 10.097/2000.

Somente em 2005 a Organização mudou sua razão social para Instituto Educaional e Profissionalizante de Mococa – Artesanato.

Em 2016, para enquadramento à Lei nº 13.204, alterou se novamente sua razão social para “ARTESANATO – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE MOCOCA”.

A organização busca constantemente inovar seus trabalhos, tendo como meta principal investir na formação integral da criança e do adolescente para construção de uma nova geração, com novos olhares sobre a vida e o mundo, visando seu empoderamento e sua emancipação social.

2- Objetivos Gerais:  A Organização tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária. Apoiados na construção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, desenvolveremos atividades que estimulem aspectos cognitivos, afetivos e sociais, a participação cidadã e uma formação geral que favoreça suas escolhas.

Politicas Gerais:

  • Missão: Atender crianças na etapa infantil como um ser em desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social.  Promover ações preventivas no processo de educação integral da criança, do adolescente e do jovem, na convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para o exercício da cidadania, na capacitação contribuindo para sua inclusão e emancipação social.
  • Visão: Ser referência na promoção de valores e na garantia dos direitos da criança, do adolescente e na capacitação do jovem, contribuindo para sua inclusão social como protagonista de sua história.
  • Valores: Utilizar a inovação, a competência, à responsabilidade social e a cidadania como ferramentas no processo de evolução da entidade. Valorizar o ser social como agente transformador. Responsabilidade social e ambiental
  • Princípios: Ter como princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade - eficiência - Respeito à diversidade – Parcerias.

3- As atividades são desenvolvidas através de oficinas socioeducativas e tem como foco principal os objetivos descritos acima. (Resposta 2). Oficinas socioeducativas ofe

4- Os recursos financeiros são arrecadados através de Convênios firmados com o Município, doações de empresas e comunidade, e eventos realizados pela Organização com a finalidade de arrecadação.

5- O maior desafio enfrentado pela Organização é Falta de Recursos Financeiros.

6- 23 Funcionários.

7- A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. Os psicólogos na Assistência Social devem promover e fortalecer vínculos sócio afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia e cidadania. Atuar numa perspectiva emancipatória. Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade, diminuir sofrimentos, evitar a cronificação dos quadros de vulnerabilidade, defender o processo democrático e favorecer a emancipação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (794.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com