TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO PARA A VIDA TODA

Por:   •  10/8/2018  •  Seminário  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

O CURSO DO CASAMENTO

COMO CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO PARA A VIDA TODA

SEÇÃO 1 – CONSTRUINDO ALICERCES SÓLIDOS

O Curso do casamento foi desenvolvido para ajudar qualquer casal a investir no seu casamento e torna-lo mais forte e melhor. Veremos instruções práticas para fazer um relacionamento, não só funcionar, mas florescer. São pequenas coisas que constroem ou destroem um casamento.

SLIDE       A roda do casamento, reúne os elementos que nós acreditamos serem necessários para que qualquer casamento aguente a jornada completa. Cada encontro representa uma seção da roda. Todas as partes são necessárias, ou a roda irá pular e tremer, especialmente nos momentos em que a estrada aperta.

O aro da roda representa o compromisso, é o que segura o relacionamento. Algumas pessoas defendem que o ideal de um casamento para a vida toda deveria ser abandonado hoje, em favor de um acordo que facilite ao máximo “juntar e separar”.

Hoje vamos estar falando sobre o primeiro elemento indispensável para o sustentáculo da roda do casamento.

SLIDE       Ainda existe lugar para a vida tradicional do casamento? Nós responderíamos com um sonoro sim.

A nossa visão é que o casamento continua sendo vital, não só para nós como indivíduos, mas como base da nossa sociedade. O casamento é a base ideal dada por Deus para a vida em família, em especial porque a melhor maneira das crianças aprenderem o que são as relações de compromisso e amor, é através da experiência de compromisso entre seu pai e sua mãe. Nada é mais importante para a educação de uma criança do que isso. As crianças, assim como os adultos, aprendem muito mais a partir do que elas veem, do que dizemos a elas.

Existe um anseio profundo dentro de todos nós por alguém com quem possamos ser completamente abertos e honestos, emocional, espiritual e fisicamente. Tal intimidade só é possível onde há compromisso. Nós só ousaremos expor o nosso eu interior se tivermos certeza de que não vamos ser deixados na mão.

O casamento foi criado por Deus para ser um relacionamento no qual um homem e uma mulher se dão um para o outro em relação de abandono total e radical. Na cerimônia, o ministrante, padre ou pastor, pode abençoar o casal, orar por eles, declarar que aos olhos de Deus e das pessoas eles serão marido e mulher, mas são os votos que o homem e a mulher fazem um para o outro que estabelecem o casamento, e cada frase dos votos enfatiza esse compromisso para a vida.

SLIDE       "Eu, fulano de tal, recebo você, fulana de tal, como meu legítimos esposo/esposa, para ter e guardar, deste dia em diante, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, para amar e respeitar, até que a morte nos separe; de acordo com a santa lei de Deus e este é o meu voto solene.”

O casamento foi criado por Deus como uma aventura de amor para a vida inteira. A bíblia traz muitos conselhos práticos sobre como fazer um relacionamento íntimo funcionar, e Jesus Cristo diz que, quem ouve as suas palavras e as pratica é como um homem sábio, que cava fundo e constrói sua casa sobre um alicerce sólido. Quando as tempestades vêm e os ventos batem, como acontecerá no casamento, a casa permanece firme.

O casamento é uma oportunidade única. Temos a chance de compartilhar cada pequeno aspecto de nossa vida com outro ser humano. Prometemos ficar juntos durante os altos e baixos e a partir da segurança dessa promessa mútua, ousamos revelar tudo sobre nós mesmo ao outro.

Relacionamo-nos um com o outro na humanidade comum, sentindo a dor do outro e cobrindo as fraquezas do outro. Deleitamo-nos na força e no sucesso um do outro. Recebemos um conselheiro, um companheiro, um melhor amigo – em resumo, um parceiro de vida. E se tivermos a paciência, a bondade, e o altruísmo suficientes, descobriremos que cada um de nós é inesgotavelmente rico.

SLIDE        O que é o casamento?

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

O casamento é, duas pessoas sendo unidas e se tornando uma só carne, é, portanto, a relação mais íntima e mais próxima de que os seres humanos são capazes.

Um processo de crescimento conjunto, não é automático, tanto o marido quanto a mulher precisam estar prontos para construir seu casamento. Cada fase do processo, traz os seus próprios desafios e oportunidades. Nos primeiros dias, nós podemos ficar chocados com as coisas que descobrimos sobre o outro, e que não vimos durante os inebriantes dias da conquista e namoro.

O nosso primeiro desafio, é aceitar nosso cônjuge como ele é, em vez de tentar transformá-lo na pessoa que esperávamos que fosse. Essa aceitação mútua precisa ser contínua, uma vez que o passar dos anos inevitavelmente traz suas mudanças.

Apesar dos nossos melhores esforços, nós não permanecemos a mesma pessoa. Não só a nossa aparência muda, mas o nosso pensamento amadurece, o nosso caráter se desenvolve e as circunstancias também mudam. A chegada dos filhos, os anos na adolescência, a saída dos filhos de casa...

SILDE       Porque alguns casamentos não dão mais certo?

Tragicamente, hoje em dia, nós ouvimos falar muito em casamentos que não experimentam esse tipo de união. Para alguns, depois dos primeiros anos, uma estranha separação surge entre eles e os desconecta. Isso pode acontecer por causa do cansaço de ter filhos, ou quando filhos saem de casa. No segundo caso, um casal pode descobrir que não tem mais o que dizer ao outro e então eles se divorciam presumindo que nunca deveriam ter se casado.

Nós crescemos acreditando num mito romântico: se a Cinderela encontrar o seu príncipe encantado, eles viverão felizes para sempre. Se surgirem dificuldades e o amor acabar, nos casamos com a pessoa errada e estamos destinados a vivermos infelizes para sempre ou nos divorciamos.

Um relacionamento precisa ser trabalhado. Ficar junto requer mais que sentimentos românticos. É preciso uma decisão diária, o que em algum momento significou discutir alguma questão sensível, em outros controlar uma atração por outro homem, mulher, e mesmo que os sentimentos românticos tenham ido embora, em algum momento eles voltarão, mais profundos e mais ricos. Pessoas que se casam pensando que a frase “na alegria ou na tristeza”, nunca acontecerá de verdade em suas vidas, precisam se prepara para um choque, ou para um casamento frustrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com