TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.593 Palavras (15 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

Introdução 2

O conceito de CO 3

Teoria de contingência 3

A visão sistêmica 4

Gestão de Mudanças 5

Pesquisa sobre o conceito de inovação e as mudanças no mundo corporativo 6

Anexos 7

Trabalho em equipe uma vantagem competitiva 13

Eficiência e eficácia, conceitos distintos, porem integrados 14

Conclusão 15

Bibliografia 16

Introdução

Não é de hoje que as empresas começaram a se preocupar com o bem-estar e o comportamento dos funcionários dentro da empresa.

Pesquisas sobre o assunto datam desde os anos 50 e estudiosos de teorias organizacionais, como Burns e Stalker, apresentavam livros com pesquisas extremamente significativas já em 1961.

Hoje, a visão é sistêmica, e isso significa que todos os indivíduos, o ambiente e as relações na organização funcionam de forma interligada, um depende do outro, e os resultados variam de acordo com os fatores externos, internos e de comportamento.

Com o propósito de entender e promover a melhoria da eficácia organizacional, realizamos este estudo sobre as relações comportamentais dentro das organizações e como os funcionários reagem a isso.

O conceito de CO

A disciplina de comportamento organizacional está intimamente ligada à psicologia, antropologia, ciências políticas, e sociologia. E no campo da psicologia experimental, há uma distinção no comportamento do indivíduo, analisando a resposta do sujeito decorrente de um estímulo ou não.

Para Karla Sampaio (2007) o comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos ou grupos no ambiente das organizações. Karla também salienta que: (...) seu intuito é alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Derek Pugh, inglês, sintetiza o conceito, afirmando que: “o comportamento organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos ou indivíduos dentro delas”.

Em resumo às definições de Comportamento Organizacional podemos dizer que é um estudo do quê as pessoas fazem nas organizações, como fazem e como isso reflete no sucesso, ou insucesso da empresa.

Teoria de contingência

A teoria de contingência surgiu diante de várias pesquisas realizadas principalmente por Alfred D. Chandler, Tom Burns e G.M. Stalker.

Chandler estudou grandes indústrias e percebeu que nos últimos 100 anos de evolução industrial, a estrutura da organização foi sendo moldada pelas estratégias de mercado de cada época.

Já Burns e Stalker em seus estudos concluíram que há uma espécie de seleção natural do tipo: sistemas mecanicistas sobrevivem em ambientes imutáveis e estáveis, e sistemas orgânicos se adaptam bem a ambientes instáveis e turbulentos.

Em suma, a teoria de contigência afirma que nada é absoluto ou imutável nas organizações, tudo é relativo, tudo depende.

A visão sistêmica

O sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que dependem umas das outras para atingir um objetivo comum. Como exemplo podemos tomar o nosso próprio corpo humano, que num misto de tecidos, células e órgãos, trabalham em conjunto para nos manter vivos e “funcionando”.

No sistema organizacional identificamos o ambiente, a estrutura, a cultura, o clima, o planejamento e as habilidades interpessoais como peças fundamentais.

No conceito de visão sistêmica, nós dependemos uns dos outros nas organizações e nosso desempenho, e portanto, os resultados da organização, dependem do nosso comportamento.

Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.

Sistemas fechados

Nos sistemas empresariais fechados não existem contatos da empresa com o meio externo em sua volta, as mesmas são indiferentes a qualquer influência, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.

O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo. Freqüentemente os sistemas fechados estão vinculados a um modelo de gestão autoritária.

Sistemas abertos

Nos sistemas empresariais abertos existem contatos da empresa com o meio externo que está a sua volta, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência.

As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.

Os sistemas abertos propiciam muitos facilitadores na condução cotidiana, na manutenção e crescimento da empresa, favorecendo e destacando:

0. a gestão e administração participativa;

1. mudanças e adaptações internas;

2. produtividade e qualidade nos serviços e produtos;

3. capacidade de administrar diferenças ambientais, organizacionais e comportamentais;

4. perenidade e melhoria dos negócios;

5. lucro e competitividade empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com