TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ORIENTADORA MARCIA DE OLIVEIRA TORRES

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ANDREA SORAIA DAMAZIO                                6276275566

JOSÉ WESLEY ALVES CORREIA                        6271245066

KAREN ROSENDO DA SILVA                                 6814008304

LETÍCIA BARBOSA DOS SANTOS                        6814008593

RENATA ELEUTERIO DOS SANTOS                        6814015730

RODRIGO FÉLIX PAPARELLI                                6816448249

VANESSA C. DE SENA ABREU                                6814005143

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ORIENTADORA MARCIA DE OLIVEIRA TORRES

São Bernardo do Campo

Março de 2013


Sumário

Definição de comportamento organizacional1

Visão sistêmica e mudanças2

Organização com potencial competitivo3

Respostas desenvolvidas com a equipe4

Entrevistas5

Efeitos de inovação para as empresas6

Grupos/equipe/liderança15

Referências.............................................................................................16


PASSO 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional é o estudo do individuo que visa identificar suas características, para melhor adequá-lo a uma equipe dentro da organização, podendo tanto suprir as necessidades da empresa, quanto do indivíduo.

Esse estudo engloba conceitos de várias áreas de estudos sociais, como a psicologia, que analisa a vida organizacional, ou seja, o ambiente de trabalho e como ele afeta a vida do indivíduo dentro da organização, a sociologia que estuda a formação do grupo, a antropologia, e ciências políticas que estuda a liderança, os conflitos, e o processo decisório. O estuda também possibilita minimizar riscos de perdas para a empresa e para seu colaborador motivando e desenvolvendo um ambiente agradável e que o estimule a conquistar os objetivos da organização, possibilitando que a empresa alcance eficiência, eficácia e efetividade.

Através desse estudo podem-se identificar problemas futuros, a qual pode ser aplicada ações corretivas a fim de evitar impactos para organização, para tanto não existem respostas prontas para resolver problemas organizacionais, é preciso que os estudos estejam sempre se renovando, pois as pessoas o comportamento, a cultura estão em mudança constante.

Levando em conta o que foi observado conclui-se que o comportamento organizacional busca explicar razões que determinam fatos tendo como finalidade promover a eficácia organizacional, essa melhoria não só trazem benefícios a empresa mais principalmente ao próprio funcionário a qual terá maior qualidade de vida, melhor desempenho em suas atividades, e satisfação.

PASSO 2

VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇAS

A visão sistêmica consiste na capacidade de entender o todo através da visão global das partes, ou seja, entender cada parte do sistema, como ela contribui para o funcionamento do todo, como elas se interagem de forma interna e se relacionam com ambiente externo.

Dentro de uma organização por em prática a visão sistêmica permite que se desenvolva um ambiente mais colaborativo, onde cada indivíduo compreende seu papel e o do outro dentro da empresa e a importância que cada função tem para o objetivo do todo.

Em um mercado repleto de mudanças, com grande concorrente, para tornar-se competitiva e inovadora é necessário que as empresas tenham uma visão sistêmica, é preciso observar o conjunto de forças que possam ter influência sobre o funcionamento da empresa, avaliar os concorrentes e o ambiente interno também, a empresa precisa estar pronta para a mudança, é necessário que o líder saiba avaliar cada individuo, e como a mudança irá refletir no ambiente organizacional, e impor a necessidade de mudanças nas partes envolvidas. Nem todos estarão prontos para a mudança, o novo, o desconhecido, sair da zona de conforto, cabe ao líder saber administrar essas características, levando o individuo a conhecer a necessidade da mudança.

Em um mundo globalizado estar preparados para mudanças é um fator de extrema importância para se manter no mercado diante de tanta concorrência e por em prática a visão sistêmica analisando os concorrentes, o ambiente externo,permite que se obtenham melhores resultados e menores riscos.

PASSO 3

ORGANIZAÇÃO COM POTENCIAL COMPETITIVO

Atualmente para que uma organização mantenha-se no mercado, torne-se competitiva e sobreviva diante de tanta concorrência é necessário que a empresa faça uso de um conjunto de ferramentas de estudo: comportamento organizacional, visão sistêmica, mudanças.

O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano que tem como objetivo identificar as características de cada indivíduo dentro da organização, analisando suas qualidades e como trabalha-las de forma positiva para a empresa; Por em prática esse estudo é fundamental para que se identifiquem problemas que possam vir a atrapalhar a produtividade e o lucro da organização, tendo como foco a eficiência e a eficácia atrelada à qualidade de vida dos funcionários.

Tendo como base o estudo do comportamento organizacional que consiste em analisar cada indivíduo, partimos então para o entendimento de outra ferramenta, a visão sistêmica, que estuda o todo (organização) através de uma visão global das partes, analisando cada parte do sistema e como elas se relacionam  para atingir o objetivo do todo.

Essas ferramentas são essenciais para que as empresas consigam enfrentes um dos seus maiores desafios que é estar a frente do seu tempo em um mercado que se encontra em constante mudança e para se manter competitiva é preciso estar sempre inovando e se renovando, sendo assim é necessário que os colaboradores estejam prontos para essas mudanças isso exige dentro da organização, preparo entre os gestores e lideres para que possam ter uma visão sistêmica da organização conduzindo e enquadrando a equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (403.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com